Retail Media ocupa o primeiro lugar na lista dos canais de Marketing em 2024 Bruno Mello 11 de março de 2024

Retail Media ocupa o primeiro lugar na lista dos canais de Marketing em 2024

         

Pesquisa conduzida por Path to Purchase e Skai aponta que os bons resultados de 2023 e o encerramento dos cookies de terceiros deverão impulsionar a modalidade neste ano

Retail Media ocupa o primeiro lugar na lista dos canais de Marketing em 2024
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O Retail Media é o principal canal de Marketing em 2024, sendo considerado importante ou extremamente importante para os negócios para 81% dos entrevistados de uma pesquisa conduzida pelo Path to Purchase Institute e pela Skai. Os dados colocam a modalidade na primeira posição no ranking de predileção entre os canais de publicidade digital, e em função disso, o Retail Media deverá movimentar cerca de US$ 100 bilhões em todo o mundo ao longo do ano.

Em grande medida, o entusiasmo em relação a Retail Media para 2024 é um desdobramento dos bons resultados observados no ano passado. 77% dos entrevistados classificaram Retail Media como uma fonte rentável de investimentos, que gerou bons ou excelentes resultados para os negócios ao longo de 2023. Complementarmente, apenas 3% dos profissionais de Marketing relataram baixa nos resultados com suas campanhas de Retail Media – e nenhum deles apontou resultados ruins.

Neste cenário, o investimento na modalidade deverá crescer de forma proporcional ao interesse. A pesquisa aponta que 58% dos profissionais de Marketing utilizam diferentes tecnologias, como ferramentas de business intelligence, para navegar pelas complexidades do Retail Media. Em função disso, a expectativa, a partir de 2024, é que a Inteligência Artificial passe a desempenhar um papel significativo nas estratégias de otimização e segmentação.

Outro marco para a modalidade será o encerramento total dos cookies de terceiros, anunciado pelo Google. Ricardo Vieira, especialista em varejo de vizinhança, avalia que a mudança valorizará ainda mais os dados comerciais primários do varejista, e à medida que eles continuam construindo integrações de dados dentro do ecossistema publicitário, os profissionais de Marketing poderão utilizar esses sinais para impulsionar a tomada de decisões e aprimorar cada fase do ciclo de vida da campanha.

Vieira finaliza contextualizando o panorama do retail media no Brasil. Para o especialista, a modalidade possui uma imensa janela de expansão no país, com projeções que alcançam dois dígitos de crescimento. Para o mercado brasileiro, a pesquisa reforça não apenas uma tendência, mas também aponta para a necessidade e urgência de seguir investindo no retail media para alcançar resultados.

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A pesquisa e as tendências detalhadas no estudo serão alguns dos temas a serem debatidos no Retail Media Show, que acontece nos dias 23 e 24 de abril, em São Paulo (SP).

Leia também: Cinco estratégias necessárias para sobreviver ao fim dos cookies de terceiros

Alex compri - Growth


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