Retail Media cresce no Brasil e é apontada como canal de investimento por especialistas Bruno Mello 22 de maio de 2023

Retail Media cresce no Brasil e é apontada como canal de investimento por especialistas

         

Investimento publicitário nos marketplaces do país deve crescer 550% até o final de 2023

Retail Media cresce no Brasil e é apontada como canal de investimento por especialistas
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Buscando traduzir em números o potencial do Retail Media – cuja popularidade ainda não atingiu o ápice no Brasil – o estudo “Retail Media – Criatividade para estar no lugar certo, na hora certa”, publicado pela Oliver, reuniu diferentes estudos e relatórios dedicados a apontar tendências e panoramas específicos sobre o tema em questão.

O núcleo do estudo publicado pela Oliver gira em torno do crescimento Global da estratégia. Números reunidos pela publicação indicam que, independentemente do montante alcançado ao término de 2023, a Retail Media deverá liderar o crescimento da publicidade digital no mundo este ano, sob expectativa de alta de 22%.

O documento também contempla o mercado doméstico e traz números como os levantados pela IAB Brasil, que indicam que o investimento publicitário nos marketplaces do país deve crescer 550% até o final de 2023, com chances de atingir uma receita de R$ 2,6 bilhões. Segundo a Dentsu, a tendência deve levar o digital a aumentar a aumentar a própria participação no mercado publicitário brasileiro: dos US$ 13,5 bilhões de receita total estimados para a área em 2023, 32% deve ter origem no digital.

Por que investir na estratégia? 

Dados da Comscore apontam que, atualmente, 131,5 milhões de brasileiros estão conectados à Internet e o tempo de uso de cada usuário gira em torno de 3h45 todos os dias. Deste total, 90% navegam na categoria Retail, o que representa um volume de 117,8 milhões de pessoas. Atentos ao vasto potencial publicitário, os dez principais players do varejo online já possuem algum tipo de marketplace proprietário, e 52% da população ativa na Internet garante já ter acessado pelo menos um deles.

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Adicionalmente, outro grande potencial desbloqueado pela estratégia está no acesso ao banco de dados disponibilizado pelos marketplaces que hospedam os anúncios. Dessa forma, as marcas participantes obtêm passe livre para um mundo de informações sobre os clientes cadastrados nestas plataformas, o que contribui para a construção de campanhas e promoções mais assertivas e personalizadas.

Atualmente, o Mercado Livre ocupa a primeira posição no ranking dos principais marketplaces do Brasil, e registra 13,8% de marketshare na categoria. Para Daniella Keller, Head of Agencies Mercado Ads, a Retail Media se consolida com a aceleração do e-commerce. Segundo Daniella, nos últimos dois anos, o Mercado Ads registrou mais de 135 milhões de visitantes únicos em um tempo médio de 46 minutos  – o que indica um interesse latente nas compras online e oferece uma excelente oportunidade para os anunciantes. 

Case Danone

O mergulho no oceano de possibilidades oferecidas pela Retail Media exige das empresas um olhar cuidadoso de preparo. Afinal, a estratégia ainda não atingiu o seu ápice no Brasil, e por este motivo, paira sob a execução dessa relação uma aura de imaturidade, tanto por parte dos varejistas, quanto por parte das marcas.

Pensando nisso, a Danone vem se preparando para ingressar de forma adequada neste mercado. Desde 2022, a marca francesa realiza testes e mapeia varejistas ideais para o fechamento de acordos em Retail Media.

Esta preparação poderá trazer à operação da Danone uma nova camada de inovação – um dos pilares para o recente reposicionamento da empresa, que acaba de iniciar uma nova etapa em seu longevo caminho no Brasil. Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Marcelo Bronze, Diretor de Marketing da marca, trouxe detalhes sobre os pilares do processo de reposicionamento e indiciou os passos que a empresa deseja trilhar no presente e no futuro.

Venha para o Clube e faça parte da conversa!


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