Resultados de mídia e branding da parceria da Animale com a CBF Bruno Mello 25 de setembro de 2023

Resultados de mídia e branding da parceria da Animale com a CBF

         

Isabel Del Priore, CEO da Animale, falou sobre os números do pós-evento, a construção da estratégia com a CBF e as ações da marca sobre igualdade de gênero

Animale CBF
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O Brasil não levou para casa o título da Copa do Mundo feminina, mas ainda assim o país tem muito a se orgulhar. Não apenas pelas atletas que possui, mas do resultado que uma marca nacional alcançou em um evento mundial. A Animale desenvolveu em parceria inédita com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a alfaiataria oficial que as jogadoras da Seleção Feminina de Futebol usarão na sua chegada à Austrália. A iniciativa buscava reforçar o propósito e compromisso das marcas com o empoderamento feminino.

Respeitando a individualidade de cada jogadora, a Animale desenvolveu o terno com o intuito das atletas se sentirem pertencentes, confortáveis e potentes, reverenciando o lugar que conquistaram, a força que representam e a potência inspiradora que são para muitas outras mulheres e meninas. Além disso, os lenços utilizados como acessório pelas jogadoras fizeram parte do compromisso “Aterro Zero” que a marca assumiu até 2030, o qual garante o reaproveitamento de resíduos destinando-os de forma correta, evitando desperdício e trazendo uma moda com menor impacto ambiental.

Para Isabel Del Priore, CEO da Animale, a ação se conecta diretamente com o principal território da marca, o empoderamento feminino. “Estamos imersas com o ODS – Objetivo de Desenvolvimento 5 estabelecido pelo Pacto Global da ONU em alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Estar ao lado das atletas da Seleção tem muita relevância e capacidade de ampliar essa jornada por equidade”, avalia.

A estreia da parceria entre Animale e CBF reforça a relação entre a moda brasileira e o esporte feminino, exaltando a história das mulheres em busca da equidade de gênero, trazendo visibilidade e o reconhecimento que elas merecem.

A marca também trouxe para esta iniciativa a parceria com o projeto social “Pretas em Campo”, que é realizado pela organização não-governamental Empodera – Transformação Social pelo Esporte, e que visa empoderar 120 meninas e jovens mulheres negras em situação de vulnerabilidade social por meio do futebol no Rio de Janeiro.

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Em entrevista ao Mundo do Marketing, Isabel Del Priore, CEO da Animale, falou sobre os números do pós-evento, a construção da estratégia com a CBF e as ações da marca sobre igualdade de gênero.

Isabel Del Priore, CEO da Animale

Mundo do Marketing – Como foi a construção dessa estratégia com a CBF? Como surgiu a parceria?

Isabel Del Priore: Temos muito orgulho em sermos a primeira marca de moda parceira da Seleção Brasileira de Futebol Feminino para a alfaiataria de apresentação oficial. O convite chegou ao Grupo Soma e logo vimos que tinha total sintonia com o compromisso com a equidade de gênero assumido pela Animale.

O mais interessante é que o projeto foi coletivo e desenvolvido com participação direta das atletas, que tiveram voz nas tomadas de decisões. O intuito era respeitar a individualidade das atletas e reforçar o orgulho e pertencimento.

Mundo do Marketing – Analisando o pós-evento, como foi para a marca ter esse destaque? O quanto isso pode ser avaliado em brand awareness?

Isabel Del Priore: Os resultados foram extremamente positivos e mostram que, quando a parceria é legítima, a identificação com o público acontece de forma mais natural.

O post com o anúncio da parceria atingiu o maior engajamento da história do perfil da Animale e a visibilidade da marca saltou 740%. Foram mais de 577 mil visualizações na página da parceria no site e tivemos aumento de 43% nas menções sobre a marca, sendo 83% positivas. Mais de 1,2 milhão de pessoas foram impactadas organicamente no Instagram.

A parceria também teve reflexo na área comercial. As vendas de alfaiataria, mesmo segmento usado pelas jogadoras da Seleção, cresceram 38% no período dos jogos, superando em 142% a meta de julho.

Mundo do Marketing – Estar relacionada ao esporte já era parte da identidade da marca?

Isabel Del Priore: A relação da Animale é com mulheres independentes, potentes e o esporte tem muita conexão com isso.

Estamos imersas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelo Pacto Global da ONU em alcançar a equidade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. E o esporte tem esse poder de reforçar ainda mais o papel das mulheres na sociedade.

Mundo do Marketing – Quais outras ações poderemos ver com a marca nesse tipo?

Isabel Del Priore: A marca tem um enorme interesse em continuar com ativações e parcerias nesse sentido, principalmente em pautas tão importantes que caminham junto aos nossos compromissos sociais. E a parceria com a CBF apenas reforçou essa importância para o nosso negócio, tanto em termos sociais, quanto em resultados para o negócio. Então, em breve esperamos compartilhar novas ações.

Mundo do Marketing – A parceria com a CBF continua?

Isabel Del Priore: A parceria inédita com a CBF inseriu a Animale no universo de uma das modalidades esportivas que mais crescem no mundo. Nós temos total interesse em manter essa parceria com a Seleção Feminina de Futebol e estamos conversando com a entidade nessa direção.

Mundo do Marketing – Como estão outras ações de empoderamento feminino e igualdade de gênero? O quanto isso faz parte da missão da marca?

Isabel Del Priore: A Animale é a única marca de moda embaixadora do Movimento Elas Lideram, iniciativa do Pacto Global da ONU. Nosso compromisso com a equidade feminina no mercado de trabalho começa dentro de casa.

De acordo com o nosso último Censo, as mulheres são mais de 80% do quadro de profissionais e mais de 60% nos cargos de liderança. Nosso desafio é manter esse feito potencializando ainda mais mulheres para que sejam sucessoras.

Além disso, como o nosso compromisso é com a equidade no sentido mais amplo, a Animale assumiu genuinamente que até 2030 dos 50% de mulheres em cargos de liderança, que 25% delas serão de mulheres negras.

Temos alguns programas de capacitação e aceleração de carreiras, com diversos treinamentos de liderança, fomento ao interesse pela moda, letramentos de equidade de gênero e racial e as capacitações do Pacto Global da ONU. Vamos lançar, em breve, o Programa de Aceleração de Carreira de Mulheres Pretas e Pardas.

Acredito que nós, na liderança, temos o compromisso de mapear a sucessão e dar todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de quem nos sucederá. Isso é uma prioridade dentro do nosso negócio. 

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