<p>Por Alberto Serrentino*</p> <p>Pesquisa realizada pela Global Language Monitor, a partir do grau e qualifica&ccedil;&atilde;o de exposi&ccedil;&atilde;o na m&iacute;dia mundial, coloca a cidade de S&atilde;o Paulo no oitavo lugar no ranking mundial. Foi um salto em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; 33&ordf; posi&ccedil;&atilde;o de 2007. A consolida&ccedil;&atilde;o da SP Fashion Week dentre os grandes eventos internacionais; um mercado crescente; o reconhecimento da criatividade brasileira; al&eacute;m do momento da economia nacional, s&atilde;o fatores que contribuem para esse status. Vale ressaltar que o varejo desempenha papel fundamental no desenvolvimento no setor de moda brasileiro.</p> <p>Nos segmentos premium e de luxo, nosso mercado est&aacute; globalizado e convive com opera&ccedil;&otilde;es monomarca, como Giorgio Armani, Emporio Armani, Gucci, Diesel, Louis Vuitton, Ermenegildo Zegna, D&amp;G e Salvatore Ferragamo, dentre outros. S&atilde;o Paulo abriga normalmente lojas entre as mais produtivas em vendas no mundo. J&aacute; nos segmentos de difus&atilde;o e massa, h&aacute; conviv&ecirc;ncia com opera&ccedil;&otilde;es globais como C&amp;A e Zara.</p> <p>As redes especializadas brasileiras v&ecirc;m se segmentando e sofisticando, desenvolvendo identidade pr&oacute;pria e expandindo opera&ccedil;&otilde;es em &acirc;mbito nacional. Lojas como Le Lis Blanc, Osklen, Animale, Arezzo, Track&amp;Field, Via Uno e Farm possuem equil&iacute;brio entre estilo, posicionamento e consist&ecirc;ncia da linha e do formato de loja.</p> <p>De outro lado, &iacute;cones nacionais com reconhecimento global, como Havaianas; e linhas de moda praia t&ecirc;m potencial para desenvolver redes de distribui&ccedil;&atilde;o verticais e levar as marcas para patamares superiores na rela&ccedil;&atilde;o com os consumidores.</p> <p>O varejo de moda brasileiro, a exemplo de outros segmentos, possui empresas e opera&ccedil;&otilde;es de classe mundial e potencial para expans&atilde;o internacional. A experi&ecirc;ncia de marcas como Via Uno, Dumond, Lilica Ripilica e Hering revela oportunidades para desenvolvimento de formatos e marcas brasileiras em escala global. S&atilde;o Paulo &eacute; a s&iacute;ntese e o maior expoente do mercado brasileiro. Ser reconhecida como uma das capitais globais da moda sinaliza o potencial de crescimento da moda brasileira e de seu varejo.</p> <p>* Alberto Serrentino, s&oacute;cio s&ecirc;nior e diretor da <a target="_blank" href="http://www.gsmd.com.br">GS&amp;MD</a>.</p>
Repensar Marketing e estratégia da Moda
18 de agosto de 2009