<p><strong>Relacionando TI &amp; Marketing</strong></p><p>*Renato dos Santos Neto </p><p>Uma a&ccedil;&atilde;o de marketing tem como alguns de seus objetivos fortalecer uma marca, lan&ccedil;ar um produto, adquirir e fidelizar clientes, promover e consolidar um conceito, entre outros. Nesse sentido, a aplica&ccedil;&atilde;o da tecnologia da informa&ccedil;&atilde;o no setor tem se mostrado uma ferramenta fundamental para o sucesso.</p><p>J&aacute; h&aacute; algum tempo, a TI atua como suporte a esse departamento. Entre os benef&iacute;cios que as novas solu&ccedil;&otilde;es tecnol&oacute;gicas possibilitam est&atilde;o a agilidade nos processos de comunica&ccedil;&atilde;o, a interatividade, a grande amplitude de penetra&ccedil;&atilde;o, a possibilidade de personaliza&ccedil;&atilde;o de pe&ccedil;as, o acompanhamento das a&ccedil;&otilde;es de um cliente por meio de navega&ccedil;&atilde;o por e-mail marketing e pelo site, etc.</p><p>O acompanhamento passo a passo da a&ccedil;&atilde;o, &eacute; sem d&uacute;vida, um grande diferencial para qualquer estrategista. As solu&ccedil;&otilde;es que s&atilde;o contempladas com essa funcionalidade, disponibilizam est&aacute;ticas e relat&oacute;rios sobre o n&uacute;mero de e-mails enviados, quantos foram abertos, encaminhados e at&eacute; se algum arquivo apresentou algum tipo de erro que impossibilitou seu envio. Dessa forma, &eacute; plenamente mensur&aacute;vel o sucesso da empreitada.</p><p>Segundo o especialista em Marketing Philip Kotler, o e-mail marketing, quando&nbsp; direcionado para listas de destinat&aacute;rios alugadas, tem taxa de retorno de 1 a 5%. J&aacute; quando as mensagens s&atilde;o direcionadas para uma lista customizada, o n&uacute;mero sobe para 60%, o que comprova a efic&aacute;cia das solu&ccedil;&otilde;es da tecnologia da informa&ccedil;&atilde;o. </p><p>Outro ponto relevante dentro de uma estrat&eacute;gia de Marketing em que a TI faz a diferen&ccedil;a &eacute; o processo de fideliza&ccedil;&atilde;o do cliente. Kotler tamb&eacute;m afirma em sua pesquisa que&nbsp; a conquista&nbsp; de um novo cliente &eacute; cinco ou sete vezes mais cara do que a manuten&ccedil;&atilde;o dos j&aacute; existentes. Dentro desse panorama, ferramentas como Banners, newsletters, e-mail marketing, campanhas virtuais e projetos como CRM, intranets e extranets s&atilde;o fundamentais.</p><p>E n&atilde;o &eacute; s&oacute; em termos de produtividade que o investimento em Web para aplica&ccedil;&otilde;es de marketing vale a pena. O&nbsp; custo de uma a&ccedil;&atilde;o baseada no envio de e-mails ou mala direta, por exemplo, &eacute; maior do que a aquisi&ccedil;&atilde;o de uma ferramenta espec&iacute;fica de disparo, com o diferencial de que as ferramentas disponibilizam m&eacute;tricas que podem ser analisadas e, a partir disso, novas a&ccedil;&otilde;es podem ser tomadas corrigindo ou adaptando melhor a a&ccedil;&atilde;o ao p&uacute;blico em quest&atilde;o.</p><p>Levando em considera&ccedil;&atilde;o a realidade atual do mercado corporativo, a alta concorr&ecirc;ncia em que o diferencial nem sempre est&aacute; no produto final e sim no servi&ccedil;o que &eacute; oferecido, sem d&uacute;vida alguma, a aplica&ccedil;&atilde;o da tecnologia da informa&ccedil;&atilde;o no ambiente de marketing faz a diferen&ccedil;a na hora de fechar neg&oacute;cios.</p><p>*Renato dos Santos Neto &eacute; gerente de neg&oacute;cios da B2BIS, empresa especializada em solu&ccedil;&otilde;es Web e aplica&ccedil;&otilde;es em Telefonia IP.</p>
Relacionando TI & Marketing
11 de julho de 2006