Redes Sociais, dicas para PMEs 21 de outubro de 2013

Redes Sociais, dicas para PMEs

         

Marketing

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Muitas pequenas e médias empresas possuem dúvidas de como utilizar as redes sociais. Por este motivo, reuni algumas dicas importantes para facilitar a vida destas empresas no mundo digital, que são:

Planejar é preciso

Antes de se iniciar a aventura pelas redes sociais é fundamental planejar o que se deseja transmitir sobre sua empresa e de que forma irá interagir com seu público. É preciso ter foco e objetivo definidos para alcançar resultados. Para se criar engajamento é preciso divulgar não apenas assuntos comerciais, mas também informações relevantes sobre seu mercado, curiosidades do segmento, criatividade, desenvolver promoções e manter certa periodicidade de posts com textos e imagens atraentes.

Redes de diálogo

É importante estimular a participação e comentários dos usuários, porém é essencial estar preparado para esta interação e, claro, para responder aos questionamentos e até mesmo reclamações que surgem. Saber administrar as críticas e respondê-las adequadamente, além de resolver o problema contribui para a consolidação da marca. Infelizmente a recíproca é verdadeira.

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Conteúdo adequado ao seu público

Produzir conteúdos que tenham a ver com a empresa, mas que sejam relevantes aos usuários da página, definir a linguagem adequada ao público e que transmita a essência da marca é uma das primeiras ações que se deve planejar. Importante criar uma linha editorial com postagens que sigam a linguagem proposta. 

Assiduidade e consistência

É importante manter certa frequência das postagens, mas sem deixar de lado a qualidade da mensagem. Não vale a pena encher a linha do tempo com posts pouco relevantes.  Posts precisam de consistência e periodicidade. Outra dica é ficar atento ao horário de maior participação do seu público para publicações mais relevantes.

Políticas de uso

É possível criar uma regra de utilização da página, informando aos usuários, por exemplo, que mensagens desrespeitosas e palavrões não serão aceitos. Porém é preciso ter bom senso, pois regras muito rígidas podem inviabilizar o relacionamento com os usuários e até mesmo prejudicar a marca.

Medição

Algumas empresas analisam apenas as questões numéricas como, quantidades de fãs, engajamento dos usuários e alcance das páginas, porém, é importante analisar também outros dados, tais como: economia de gastos que a rede social proporciona, quantidade de problemas resolvidos via página e até a fidelidade do consumidor nas mídias digitais. No mundo das redes sociais, mais importante do que a quantidade é a qualidade dos relacionamentos que se cria.

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