No Brasil, a principal empresa no quesito experiência do cliente é a rede de supermercados Verdemar. Quem aposta é a KPMG, empresa global de consultoria. No âmbito internacional, a empresa de Minas Gerais atingiu a nona colocação dentro do universo de companhias do setor varejista. Para avaliar as empresas no quesito experiência do consumidor a pesquisa partiu de 6 pilares:
- personalização
- integridade
- expectativas
- resolução
- tempo e esforço
- empatia
Os fatores determinantes que levaram o Verdemar ao top 10 do ranking foram: dedicação nas ações de relacionamento com o cliente; e oferta de produtos de alta qualidade. Além disso, caso um produto não tenha sido localizado pelo consumidor, o gerente de relacionamento tem a tarefa de comunicar quando o item chega na loja.
De acordo com o diretor comercial do Verdemar, Alexandre Poni, este resultado é resultado da busca por inovações e melhorias em todas as áreas e processos da empresa. O reconhecimento do trabalho de cada colaborador que faz o melhor todos os dias para encantar”, diz. O estudo feito pela KPMG entrevistou mais de 84 mil consumidores de 20 países – 5 mil só no Brasil – e avaliou 2.045 empresas.
Confira o ranking de marcas com melhor experiência do cliente no Brasil:
1. Verdemar
2. Nubank
3. Kopenhagen
4. Apple Store
5. Pandora
6. L’occitane brasil
7. Granado Pharmácias
8. Netflix
9. Mary Kay
10. O Boticário