O Reclame Aqui desenvolve um selo de certificação para marcas que tenham boas práticas com os consumidores, o Confie Aqui. A ideia vem sendo planejada pelo criador e CEO do Reclame Aqui, Maurício Vargas, como parte do projeto “Dinheiro com Princípio”, iniciado há 90 dias, e criado para reunir empresas que tenham as melhores práticas. O anúncio foi feito em evento ontem, dia 22, na ESPM-RJ, o RA Day.
O foco do novo selo é a reputação das marcas e o conceito não é novo, já existindo em outros países. “Isso é algo que já existe lá fora. Apenas colocamos o nome ‘Dinheiro com Princípio’, porque é um termo bastante forte”, afirma Maurício Vargas, CEO do Reclame Aqui.
No mês de julho, o Reclame Aqui teve 9 milhões de acessos e a previsão é chegar a 13 milhões em dezembro. Por dia, aproximadamente 300 mil pessoas visitam o site para procurar informações sobre a reputação das empresas. “Nós não somos um site de reclamação, porque 90% das pessoas que entram todos os dias na página não vão para isso, mas para procurar a reputação da organização. É por isso que as companhias estão de olho em nós, pois podemos ser mais relevantes do que o próprio site delas”, comenta o CEO.
Este comportamento se explicaria porque o modelo mental do consumidor mudou. Antes, ele tinha três principais momentos de verdade, que eram o estímulo, o momento no ponto de venda e a experiência com o produto. “Hoje, a pesquisa vem antes disso tudo. A reputação é a bola da vez do mercado”, complementa Maurício Vargas.
O Reclame Aqui foi criado em 1999 e conta com uma base de cadastro de 70 mil empresas e 7,5 milhões de consumidores. Ao todo, 44 milhões de clientes já passaram pelo site. O índice de solução de reclamações no site é de 73%. Desde 2009, a empresa faz parte da holding Óbvio Brasil, que engloba ainda a consultoria Prosumers, a agência Ideia S/A, a ferramenta Hug Me e o serviço PagBlindado.
Aproveite e leia também: 6 tendências na relação entre marcas e consumidores. Conteúdo exclusivo para assinantes +Mundo do Marketing. Acesse aqui.