Realidade Aumentada: do Brand Awareness à Customer Experience 25 de setembro de 2019

Realidade Aumentada: do Brand Awareness à Customer Experience

         

A presença dessas tecnologias promove interação entre o mundo físico e o digital, proporcionando um novo patamar de experiência aos clientes. Uma grande oportunidade de negócio

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Nos últimos meses o volume de ações e projetos de Realidade Aumentada (RA) aumentou de forma exponencial. O investimento de grandes empresas para promover suas marcas, produtos e serviços é crescente. A tecnologia ganhou força por trazer uma nova abordagem, que diminui muito a resistência dos consumidores quando impactados pelas ações de awareness. Uma experiência de RA surpreende, desperta a curiosidade, instiga a audiência a testar, provar, brincar e o mais importante, a compartilhar o que estão experienciando.

Com isso, os próprios consumidores são atores da ação, repercutindo a experiência para seus círculos de amizade por meio das redes sociais. Exatamente o oposto do que vem acontecendo com formatos digitais tradicionais, como banners e vídeos, que tem sofrido muito com a expansão dos AdBlocks e de uma nova mentalidade do consumidor, que não gosta de ser interrompido em suas ações digitais.

A força da RA não para por aí. A tecnologia muda a maneira como as pessoas interagem com o mundo físico e digital, elevando a experiência do cliente a um novo patamar. Essas ações estão revolucionando a maneira como o cliente enxerga as empresas, pois o coloca no papel imediato de usuário, testando uma experiência em tempo real. É um novo jeito de realizar a compra online, onde o consumidor é protagonista no processo de transformação digital, seja no varejo, no setor automobilístico, na área da beleza, na educação, assim como em outros segmentos.

Essas tecnologias já são uma realidade e têm se mostrado muito eficazes diante das tendências do mercado nacional e global, gerando soluções e, consequentemente, negócios de alto valor agregado. As marcas que conseguirem se aproximar de seus clientes e de seus produtos ganharão facilmente notoriedade de um público que está cada vez mais atento ao rumo das inovações. Muitos deles enxergam essa experiência como fator determinante para realização da compra.

Uma ação, muito próxima do consumidor final, é o game de realidade aumentada de Páscoa que foi desenvolvida para a rede de supermercados Extra em parceria com a agência Leo Burnett. No game “Ache os Ovos”, além da experiência de realidade aumentada que mexe com imaginário infantil, a proposta também divertia os adultos por meio de promoções exclusivas no aplicativo do programa de fidelidade da rede, o Clube Extra.

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No app, os clientes eram convidados a ativarem as câmeras para iniciar o game Ache os Ovos através de um botão especial para a data. O objetivo do jogo era o de encontrar tags premiadas nas diversas tags espalhadas por todas as lojas da rede, que era visível somente por realidade aumentada pela câmera do celular. Caso a tag premiada fosse encontrada, o coelhinho da Páscoa Extra comemorava com uma dança e entregava o banner com descontos da linha de chocolates Lacta, marca que também participou da ação.

Esse tipo de inovação prova que a realidade aumentada no varejo transforma o ponto de venda em um canal digital ativo, que se apresenta como um recurso diferenciado de contato direto com as marcas. A presença dessas tecnologias promove interação entre o mundo físico e o digital, proporcionando um novo patamar de experiência aos clientes. Sem dúvida, uma grande oportunidade de negócio para as empresas, envolvendo geração de novas receitas e fortalecimento da marca no consciente dos consumidores. 


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