<p>Por Veruska Reina*</p> <p>Independente do objetivo do seu email marketing, uma coisa &eacute; certa: a sua mensagem ter&aacute; um impacto para a marca e tamb&eacute;m ser&aacute; impactada pela for&ccedil;a que a marca possui. A for&ccedil;a da sua marca &eacute; um importante fator na decis&atilde;o do destinat&aacute;rio de ler ou n&atilde;o a mensagem recebida. Para cada email que chega &agrave; caixa de entrada, &eacute; dada alguma considera&ccedil;&atilde;o.</p> <p>O nome da empresa ou logotipo, quando visualizado pelo leitor, j&aacute; diz muito sobre a finalidade e a consist&ecirc;ncia da mensagem. Ent&atilde;o, n&atilde;o h&aacute; d&uacute;vida, a marca influencia diretamente no envolvimento do p&uacute;blico com suas campanhas de email marketing.</p> <p>E a mensagem, com seu design e conte&uacute;do, influencia amplamente no relacionamento e na fideliza&ccedil;&atilde;o do p&uacute;blico, o que reflete diretamente na equidade da marca. Marca e mensagem, as duas coisas se relacionam e formam um ciclo vital para o sucesso das campanhas online.</p> <p>Neste cen&aacute;rio, percebemos o quanto &eacute; importante ter relev&acirc;ncia ao realizar as a&ccedil;&otilde;es de email marketing. A pertin&ecirc;ncia e a adequa&ccedil;&atilde;o do conte&uacute;do fazem com que a imagem da sua empresa ganhe credibilidade, principal atributo para a marca. A preocupa&ccedil;&atilde;o com fatores como esse traz maior destaque no que mais chama aten&ccedil;&atilde;o do receptor ao clicar (ou n&atilde;o) em seu email: o remetente.</p> <p>Quanto vale a participa&ccedil;&atilde;o de sua marca em meio a tantos emails marketing recebidos diariamente pelo leitor? Estamos falando de share of mind. O email marketing traz recursos que permitem mensurar, de forma real, esse valor.</p> <p>Estar atento a receptividade da sua audi&ecirc;ncia em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; imagem da empresa &eacute; indispens&aacute;vel para que este ciclo funcione. A taxa de rejei&ccedil;&atilde;o das a&ccedil;&otilde;es de email marketing, que &eacute; medida pelo n&uacute;mero de pessoas que reagem negativamente quando abordadas por campanhas online, deve sempre ser monitorada. &Eacute; preciso se preocupar com a rea&ccedil;&atilde;o negativa de um destinat&aacute;rio porque sabemos, ela impacta na sua marca.</p> <p>Se o impacto das campanhas for bom, suas a&ccedil;&otilde;es de email marketing ser&atilde;o respons&aacute;veis pelo aumento da confian&ccedil;a do seu p&uacute;blico e, consequentemente, pela maior credibilidade da marca. Essa receptividade resulta no que chamo de ac&uacute;mulo de valor da marca. Quanto mais voc&ecirc; desenvolve a&ccedil;&otilde;es segmentadas e de fideliza&ccedil;&atilde;o, mais tem a aten&ccedil;&atilde;o de seu target.</p> <p>O que quero dizer aqui &eacute; que se trabalharmos, mesmo que de forma inconsciente, sem foco na imagem que projetamos, os riscos de dist&acirc;ncia de nosso alvo se multiplicam. Al&eacute;m de afast&aacute;-lo, colaboramos para um marketing viral negativo. E o que &eacute; pior, podemos prejudicar n&atilde;o somente os neg&oacute;cios, mas a reputa&ccedil;&atilde;o da marca. A forma que esse p&uacute;blico passa a enxergar os produtos e/ ou servi&ccedil;os &eacute; a refer&ecirc;ncia que ele usar&aacute; ao comentar sobre sua empresa por a&iacute;.</p> <p>Quanto sua rentabilidade pode aumentar quando voc&ecirc; trabalha na boa reputa&ccedil;&atilde;o de sua marca? Quantos clientes s&atilde;o incrementados &agrave; carteira, a partir de campanhas realmente segmentadas? Se n&atilde;o pensarmos nisso, al&eacute;m de afastarmos quem j&aacute; contava com nossos produtos, evitamos aumentar o n&uacute;mero de adeptos de nosso core business.</p> <p>A internet chegou para trazer um relacionamento bem mais pr&oacute;ximo entre as empresas e os consumidores. E, junto com ela, uma nova forma de consumir tamb&eacute;m surgiu. O n&uacute;mero de vezes que voc&ecirc; tenta empurrar a sua marca por meio de incans&aacute;veis campanhas de email marketing &ndash; que tem menor custo em rela&ccedil;&atilde;o &agrave;s m&iacute;dias tradicionais – &eacute; diretamente proporcional ao n&uacute;mero de vezes que pode &lsquo;repugnar&rsquo; seu p&uacute;blico. Mesmo que voc&ecirc; pratique essas a&ccedil;&otilde;es de forma inconsciente.</p> <p>Da mesma forma, a import&acirc;ncia de trabalhar a marca com foco, segmenta&ccedil;&atilde;o e personaliza&ccedil;&atilde;o, tem rela&ccedil;&atilde;o direta com a atra&ccedil;&atilde;o. Quanto mais voc&ecirc; investe seu tempo no planejamento da comunica&ccedil;&atilde;o levando em conta o que refletir&aacute; na marca &ndash; e n&atilde;o em envios e envios de campanhas sem direcionamento &ndash; mais voc&ecirc; ganha. Aqui n&atilde;o estou falando de retorno financeiro, esse deve ser a consequ&ecirc;ncia e n&atilde;o a causa.</p> <p>A causa est&aacute; na aplica&ccedil;&atilde;o consciente das a&ccedil;&otilde;es. E o n&uacute;mero de envios para solidificar a marca? Com certeza, ap&oacute;s ler esse texto, meu caro leitor, n&atilde;o ser&aacute; mais inconsciente.</p> <p>* Veruska Reina &eacute; CMO da Virid Interatividade Digital, empresa especializada em email marketing.</p>
Quanto vale a sua marca?
2 de setembro de 2009