<p>Por Silvio Tanabe*<br /> <br /> A pergunta &eacute; natural diante de tantas not&iacute;cias e reportagens na imprensa sobre quem est&aacute; se dando bem, principalmente no Twitter, a sensa&ccedil;&atilde;o do momento. E a resposta parece ser clara: quanto mais tempo voc&ecirc; demorar para participar das redes sociais, menores ser&atilde;o as chances de explorar todas estas oportunidades.<br /> <br /> Isso explica a correria das empresas em entrar nessa nova onda. Afinal, &eacute; s&oacute; acompanhar algumas estat&iacute;sticas: o n&uacute;mero de usu&aacute;rios do Twitter aumentou 1.600% entre julho de 2008 e 2009, sendo que os brasileiros s&atilde;o os que passam mais tempo &ldquo;tuitando&rdquo; (cerca de 41,5 minutos por m&ecirc;s de acordo com pesquisa da ComScore). Somente em S&atilde;o Paulo, 45% da popula&ccedil;&atilde;o j&aacute; participa de alguma rede social, &iacute;ndice que aumenta para 75% entre os jovens entre 18 e 24 anos (Ibope M&iacute;dia). Nas empresas, segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NTT/URFJ), 74% dos pesquisados planejam participar das m&iacute;dias sociais nos pr&oacute;ximos 12 meses. Diante de n&uacute;meros t&atilde;o promissores, por que n&atilde;o tentar?<br /> <br /> At&eacute; a&iacute;, nada de mais. O problema &eacute; quando as empresas, ansiosas por resultados r&aacute;pidos, colocam &ldquo;o carro na frente dos bois&rdquo; (a express&atilde;o &eacute; t&atilde;o antiga quanto v&aacute;lida). A mesma pesquisa da URFJ revelou que 49% dos pesquisados j&aacute; entram nas m&iacute;dias sociais querendo &ldquo;faturar&rdquo; de alguma forma: insistem em oferecer seus produtos nas comunidades, fazem propaganda descarada nos blogs, enviam mensagens comerciais sem permiss&atilde;o. Ou, por outro lado, participam dessas m&iacute;dias sem prop&oacute;sito definido, simplesmente &ldquo;por participar&rdquo;, para fazer parte e ver o que acontece.&nbsp; <br /> <br /> A conseq&uuml;&ecirc;ncia: comunica&ccedil;&atilde;o com conte&uacute;do irrelevante, propaganda demais, foco de menos e, pior, a rea&ccedil;&atilde;o contr&aacute;ria dos internautas, que pode ir da indiferen&ccedil;a &agrave; indigna&ccedil;&atilde;o. Por estas raz&otilde;es, os &iacute;ndices de sucesso nas redes sociais est&atilde;o abaixo do que poderiam estar.&nbsp; <br /> <br /> Em vez de escolher o caminho mais r&aacute;pido, o ideal &eacute; trilhar pelo mais seguro. Al&eacute;m de maior potencial para gerar resultados, fazer um planejamento pr&eacute;vio com base no conhecimento das m&iacute;dias sociais, do perfil do p&uacute;blico-alvo e em a&ccedil;&otilde;es sintonizadas com outras ferramentas de marketing digital tamb&eacute;m tem menos probabilidade de ser rejeitada. Os principais aspectos a serem levados em conta neste sentido s&atilde;o:<br /> <br /> <strong>Entenda como as m&iacute;dias sociais funcionam &ndash;</strong> Comunidades, blogs e Twitter possuem uma din&acirc;mica pr&oacute;pria, que s&oacute; s&atilde;o compreendidas quando se faz parte delas. Portanto, antes de delegar a tarefa a terceiros, &eacute; essencial que voc&ecirc; participe para ter uma no&ccedil;&atilde;o mais clara sobre as regras de conduta e formas de abordagem mais apropriadas. Uma das primeiras coisas que descobrir&aacute;, por experi&ecirc;ncia pr&oacute;pria, &eacute; porque ningu&eacute;m nesse meio gosta de vendas diretas. <br /> <br /> <strong>Entenda como o seu p&uacute;blico-alvo interage &ndash;</strong> Estude como seus clientes, consumidores ou prospects participam das m&iacute;dias sociais. Eles a utilizam para conhecer a opini&atilde;o de outras pessoas sobre o seu produto, para reclamar ou elogiar? Est&atilde;o interessados em assuntos profissionais ou pessoais? Quais os sites mais freq&uuml;entados (Orkut, Facebook, Sonico, MySpace, Via6, Linked In, Plaxo etc.) E se n&atilde;o participam, isso ocorre por falta de tempo, interesse ou dificuldade em acompanhar estas novidades? O que os motivaria a fazer parte de uma rede social?<br /> <br /> <strong>Defina a estrat&eacute;gia &ndash;</strong> As etapas acima s&atilde;o fundamentais para o passo seguinte, definir a estrat&eacute;gia de atua&ccedil;&atilde;o, que pode se dar em tr&ecirc;s n&iacute;veis principais: canais relacionamento (atendimento a reclama&ccedil;&otilde;es, esclarecimento de d&uacute;vidas, intera&ccedil;&atilde;o com clientes e consumidores), comunica&ccedil;&atilde;o (divulga&ccedil;&atilde;o de lan&ccedil;amentos ou atualiza&ccedil;&otilde;es de produtos, informa&ccedil;&otilde;es pr&aacute;ticas) ou campanhas de fideliza&ccedil;&atilde;o (promo&ccedil;&otilde;es exclusivas para quem participa ou segue em suas comunidades, blogs ou Twitter). Independente da escolha, &eacute; essencial atuar de forma integrada a outras iniciativas de marketing utilizadas pela empresa, sejam online (website, e-mail marketing, links patrocinados, banners) ou offline (an&uacute;ncios, mala direta, assessoria de imprensa etc.)&nbsp;&nbsp;&nbsp; <br /> <br /> <strong>Crie um diferencial &ndash; </strong>S&oacute; participar n&atilde;o &eacute; o bastante. &Eacute; preciso participar de forma diferenciada. Seja por meio de conte&uacute;do exclusivo, promo&ccedil;&otilde;es especiais ou atendimento personalizado. &Eacute; a melhor maneira de conquistar aten&ccedil;&atilde;o, fidelidade do p&uacute;blico e, principalmente, fazer com que as suas iniciativas sejam divulgadas pelos pr&oacute;prios participantes por meio do boca a boca.<br /> &nbsp;&nbsp; <br /> <strong>Tenha objetivos claros e mensure os resultados &ndash; </strong>Uma das grandes vantagens do marketing digital &eacute; dispor de recursos que permitem mensurar os resultados das mais diversas formas. Use isso a seu favor, estabelecendo objetivos e metas claros para cada m&iacute;dia social. Uma dica para facilitar a tarefa &eacute; canalizar as a&ccedil;&otilde;es das m&iacute;dias sociais no site da empresa. Por exemplo, em uma promo&ccedil;&atilde;o pelo Twitter, fa&ccedil;a com que os internautas tenham de visitar o site para conhecer as regras ou os pr&ecirc;mios. Dessa forma, &eacute; poss&iacute;vel mensurar em detalhes a audi&ecirc;ncia (regi&atilde;o de proveni&ecirc;ncia dos visitantes, dura&ccedil;&atilde;o) e o tr&aacute;fego (p&aacute;ginas mais visitas) do site e relacion&aacute;-los com a receptividade da campanha. &Eacute; tamb&eacute;m uma forma dos internautas conhecerem mais sobre a sua empresa e outros produtos oferecidos.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <br /> <br /> Para exemplificar, selecionei casos de algumas empresas que encontraram formas criativas de explorar o potencial das m&iacute;dias sociais:<br /> <br /> A loja virtual CompraF&aacute;cil (<a target="_blank" href="http://www.comprafacil.com.br">www.comprafacil.com.br</a>) desenvolveu uma campanha pelo Twitter em que os seguidores do perfil da empresa (<a href="http://www.twitter.com/blogcomprafacil">@blogcomprafacil</a>) participam de diversas promo&ccedil;&otilde;es, desde descontos de at&eacute; 70% at&eacute; leil&otilde;es de equipamentos eletr&ocirc;nicos com lances variando de R$ 0,50 a R$ 10. As a&ccedil;&otilde;es praticamente dobraram o n&uacute;mero de seguidores.<br /> <br /> Como parte de seu programa de relacionamento, a Nokia realizou recentemente no pa&iacute;s o Nokia Camp (<a target="_blank" href="http://www.semlimites.blog.br/semlimites/nokiacamp/">http://www.semlimites.blog.br/semlimites/nokiacamp/</a>), evento que reuniu 200 blogleiros, administradores de f&oacute;runs e comunidades relacionadas a celulares e outros gadgets, twitteiros e f&atilde;s da marca para trocar experi&ecirc;ncias sobre produtos e interagir com a &aacute;rea de marketing e desenvolvimento da empresa. <br /> <br /> A Citr&ouml;en (<a href="http://www.citroen.com.br">www.citroen.com.br</a>) anunciou o lan&ccedil;amento de seu novo modelo, o DS3 no Brasil por meio do Twitter.<br /> <br /> Primeiro t&eacute;cnico de futebol no Brasil a ter perfil no Twitter, Mano Menezes (<a target="_blank" href="http://www.manomenezes.com.br">www.manomenezes.com.br</a>), do Corinthians, comemorou a marca de 1 milh&atilde;o de seguidores com a promo&ccedil;&atilde;o &ldquo;Sou mano do Mano&rdquo;, em que o vencedor acompanharia o t&eacute;cnico por um dia nos treinamento do Tim&atilde;o. <br /> <br /> O Terra&ccedil;o Shopping, de Bras&iacute;lia (DF), n&atilde;o se contentou em divulgar suas lojas e atra&ccedil;&otilde;es no site. Ao inv&eacute;s disso, criou o blog <a target="_blank" href="http://www.amorlevaminhasacola.com.br">www.amorlevaminhasacola.com.br</a>, feito por um casal que relata situa&ccedil;&otilde;es cotidianas vividas no shopping.</p> <p>* Silvio Tanabe &eacute; consultor da <a target="_blank" href="http://www.magoweb.com/clinicadigital">Magoweb Marketing Digital e Solu&ccedil;&otilde;es para Internet</a>.</p>
Quando vou começar a ter resultados com as mídias e redes sociais?
13 de novembro de 2009