<p><strong>Qualidade ou performance na entrega do E-mail Marketing?</strong></p><p>Por Ricardo Ramos*</p><p>Muitos me perguntam sobre a capacidade de entrega de e-mails, por hora, de uma plataforma de e-mail marketing. A resposta para esta pergunta &eacute; bem simples. No entanto, precisa ser muito bem esclarecida. O que poucos sabem &eacute; que a capacidade de entrega &eacute; determinada pelos servidores de destino. Nenhum servidor aceita um milh&atilde;o de e-mails originados de uma mesma rede dentro de uma hora. Muito menos se o assunto e conte&uacute;do forem iguais ou similares, o que &eacute; exatamente a caracter&iacute;stica de uma a&ccedil;&atilde;o de e-mail marketing ou newsletter.</p><p>Desta forma, se n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel realizar a entrega em t&atilde;o pouco tempo, como fa&ccedil;o para atingir o meu p&uacute;blico no menor tempo poss&iacute;vel? F&aacute;cil. Com o planejamento das a&ccedil;&otilde;es. Com certeza, o seu p&uacute;blico, por mais parecido que seja, possui costumes e particularidades de interesse diferentes. Alguns l&ecirc;em e-mails durante o trabalho e outros &agrave; noite. Alguns interagem diariamente em sua newsletter, enquanto outros abrem um e-mail a cada sete dias.</p><p>Apontando estas pequenas particularidades em um p&uacute;blico, enxergamos a possibilidade de segmentar a audi&ecirc;ncia em clusters. Ao inv&eacute;s de enviar sua newsletter diariamente para toda a base de dados, envie apenas para aqueles que a l&ecirc;em diariamente.&nbsp; Para quem se interessa pelo seu conte&uacute;do, mas n&atilde;o t&ecirc;m tempo de ler, fa&ccedil;a um envio semanal com as principais not&iacute;cias da semana. </p><p>Envie as newsletters cedo para o receptor que costuma ler no in&iacute;cio do dia e fa&ccedil;a outro envio ao final da tarde para quem l&ecirc; sua comunica&ccedil;&atilde;o no fim do expediente. Estes s&atilde;o exemplos de segmenta&ccedil;&otilde;es b&aacute;sicas que podem ser aplicados nos mais variados segmentos como e-commerce, institui&ccedil;&otilde;es de ensino, etc.</p><p>Em geral, os provedores monitoram o volume de e-mails enviados por uma determinada rede, a quantidade de e-mails inexistentes (hard bounces), a quantidade de e-mails reportados como spam e mecanismos de autentica&ccedil;&atilde;o utilizados pelo remetente e pelo servidor de origem. Hoje em dia, existem plataformas de e-mail marketing inteligentes o suficiente para realizar o controle do volume de entrega por remetente e provedor, baseando-se nas vari&aacute;veis citadas acima. Esta &eacute; uma caracter&iacute;stica extremamente importante para a reputa&ccedil;&atilde;o do remetente e da pr&oacute;pria plataforma, que devem sempre atuar dentro das pol&iacute;ticas estabelecidas pelos administradores de grandes provedores de internet.</p><p>N&atilde;o respeitando as pol&iacute;ticas impostas pelos servidores de destino, voc&ecirc; ou o seu fornecedor de solu&ccedil;&atilde;o para e-mail marketing ter&aacute; grandes problemas como: bloqueio em blacklists, e-mails direcionados para a caixa de spam, e-mails entregues ao servidor, por&eacute;m interceptados por filtros antes de atingir a caixa postal do destinat&aacute;rio, dentre outros. Se voc&ecirc; procura uma solu&ccedil;&atilde;o para envio de e-mails para sua base de dados, n&atilde;o deixe estas quest&otilde;es de lado. Fa&ccedil;a um check-list delas e procure utilizar refer&ecirc;ncias de empresas que j&aacute; utilizam as indica&ccedil;&otilde;es citadas.</p><p>*Ricardo Ramos &eacute; CIO da Virid Interatividade Digital, empresa especializada em solu&ccedil;&otilde;es e servi&ccedil;os de marketing digital. E-mail: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a> </p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.virid.com.br" target="_blank">www.virid.com.br</a></p>
Qualidade ou performance na entrega do E-mail Marketing?
16 de janeiro de 2008