<p><strong>Quais s&atilde;o as&nbsp;dificuldades e os desafios que um jovem profissional de Marketing ir&aacute; encontrar?</strong></p><p>Por Alexandre Carvalho*</p><p>As dificuldades e os desafios encontrados pelo jovem profissional de Marketing s&atilde;o muitos. O jovem profissional ir&aacute; compreender que quando for trabalhar no mercado, ainda n&atilde;o ter&aacute; grandes cotas para financiar suas campanhas, pois normalmente como n&atilde;o tem experi&ecirc;ncia, suas primeiras campanhas s&atilde;o para empresas de pequeno e m&eacute;dio porte. </p><p>Infelizmente, a maioria das universidades de marketing n&atilde;o treina os jovens para fazer campanhas de baixo custo e exercerem mais sua criatividade. Ai est&aacute; o grande desafio para o novo profissional, saber trabalhar com uma pequena cota de marketing e ter que fazer uma grande campanha para alavancar a marca da pequena e m&eacute;dia empresa. Dif&iacute;cil? Sim, por&eacute;m para o jovem profissional que trabalha com paix&atilde;o, gosta daquilo que faz, &eacute; apaixonado por marketing, confia em sua criatividade e, acima de tudo estuda e se atualiza sempre, chega ser uma tarefa simples e prazerosa.</p><p>Outro dia estava vendo o artigo aqui no Mundo do Marketing, de fazer Marketing com R$100,00. E realmente como disse nossa colega Kelly, d&aacute; para fazer muito com apenas R$100,00. Blog, pesquisas de satisfa&ccedil;&atilde;o, links patrocinados, lembran&ccedil;as em datas comemorativas, campanhas de guerrilha, tudo isso e muito mais, pode se fazer quando se tem criatividade, uma cota baixa e amor por aquilo que faz. </p><p>E digo mais, quando voc&ecirc; trabalha com uma pequena cota e consegue fazer uma grande campanha, que d&ecirc; resultado, n&atilde;o h&aacute; pre&ccedil;o que pague pela sua satisfa&ccedil;&atilde;o por ter feito aquela campanha, ainda mais por ser uma das suas primeiras campanhas. Eu considero as primeiras campanhas, como o primeiro beijo, inesquec&iacute;vel. Por isso a import&acirc;ncia de fazer sempre bem feito, bem planejado e sempre com muita criatividade.</p><p>Eu sou jovem na &aacute;rea de Marketing, ainda n&atilde;o me formei e meus conhecimentos na &aacute;rea de marketing s&atilde;o base de muito estudo e dedica&ccedil;&atilde;o. Presto consultoria de marketing para uma pequena empresa. Trabalho com uma cota de R$ 150,00 mensais e, mesmo assim, consigo fazer &oacute;timas campanhas e que est&atilde;o dando excelentes resultados. </p><p>Melhorei a identidade visual da empresa, fiz pesquisas de satisfa&ccedil;&atilde;o com os clientes, melhorei o atendimento ao cliente e agora estou elaborando uma nova campanha. E tenho certeza que fazendo todas essas melhorias, o faturamento desta pequena empresa ir&aacute; aumentar e conseq&uuml;entemente a cota para o Marketing tamb&eacute;m. </p><p>&Eacute; isso que o jovem profissional tem que ter em mente: saber que seu esfor&ccedil;o, sua dedica&ccedil;&atilde;o, ir&aacute; trazer sempre um grande benef&iacute;cio para voc&ecirc; e para a empresa que voc&ecirc; est&aacute; atuando.</p><p>Algumas dicas ao jovem profissional de marketing:</p><p>* Aprendizado Cont&iacute;nuo – Os grandes profissionais, sempre est&atilde;o se atualizando, aprendendo cada vez mais, seja em palestras, livros, blogs, e at&eacute; com seus pr&oacute;prios erros. Portanto, jamais pense que j&aacute; sabe de tudo ou que n&atilde;o precisa mais estudar. Estude e sempre ser&aacute; um grande profissional de Marketing.</p><p>* Conhecer o mercado – Estude, analise, compreenda o mercado, pois ele muda de um dia para o outro, consumidores mudam de opini&atilde;o, produtos entram e somem do mercado. Entender que cada mercado tem sua particularidade. Portanto sempre estude e compreenda o mercado.</p><p>* Ter foco – Saiba se posicionar perante o mercado, tenha estrat&eacute;gias, fa&ccedil;a pesquisas e mantenha o foco sempre em seu p&uacute;blico alvo, no seu cliente potencial.</p><p>* Fa&ccedil;a pesquisas – Fazer pesquisas com consumidores &eacute; fundamental para ter a informa&ccedil;&atilde;o precisa e saber se posicionar no mercado em que atua. Al&eacute;m de conhecer as oportunidades que o mercado oferece.</p><p>* Seja criativo – Se inspire em cases de sucesso, livros, museus, sites, blogs, enfim seja criativo. Tente sempre inovar, ser diferente, propor sempre novos desafios a voc&ecirc;.</p><p>E, por fim, seja apaixonado pelo Marketing, ame aquilo que voc&ecirc; faz, fa&ccedil;a com amor, com dedica&ccedil;&atilde;o, com empenho, garra, como se fosse sempre a &uacute;ltima campanha que voc&ecirc; ir&aacute; fazer. N&atilde;o importa a cota, os desafios, os problemas, apenas fa&ccedil;a seu trabalho com dedica&ccedil;&atilde;o e tente sempre fazer o seu melhor, pois s&oacute; assim seremos grandes profissionais nesta &aacute;rea t&atilde;o maravilhosa que &eacute; o Marketing.</p><p>* Alexandre Luiz Carvalho &eacute; consultor de comunica&ccedil;&atilde;o e marketing. Autor do Blog Alexandre Carvalho, onde publica mat&eacute;rias e artigos sobre Marketing, Publicidade e Tecnologia. Acesse: <a href="http://www.blogalexandrecarvalho.blogspot.com/">www.blogalexandrecarvalho.blogspot.com</a> Contato: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p>
Quais são as dificuldades e os desafios que um jovem profissional de Marketing irá encontrar?
8 de maio de 2007