Quais as ferramentas mais utilizadas pelos profissionais de Marketing? 4 de julho de 2019

Quais as ferramentas mais utilizadas pelos profissionais de Marketing?

         

Pesquisa analisa como é organizado o trabalho diário neste departamento e o quanto os setores e plataformas são integrados entre si para geração de insights

Publicidade

Diariamente, os profissionais de Marketing lidam com muitas ferramentas para diversos fins, seja implementar alguma campanha, medir resultados ou automatizar ações. A pesquisa "Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, desenvolvida pelo Mundo do Marketing junto à Resultados Digitais, analisou como os profissionais trabalham nesse cenário e as principais ferramentas empregadas no dia a dia.

A maior parte dos participantes do estudo (41) declara utilizar um misto de ferramentas básicas, não integradas e usadas de forma manual, como planilhas. Já 31,3% confirmam utilizar ferramentas de marketing e vendas com algum tipo de conexão. Apenas 9,15% usam softwares para todos os estágios da jornada do cliente, conectadas entre si de forma estratégica. Curiosamente, neste percentual de empresas, a maioria (36,5%) tem de 11 a 50 funcionários.

As ferramentas para fins de design e criação/ edição de imagens são as mais usadas entre os profissionais de Marketing no país (59,8%), com um percentual muito próximo das utilizadas para envio de email marketing e automação (59,2%). Ainda com alta participação estão as plataformas de agendamento de posts e monitoramento em redes sociais (53%).

Embora estejam muito em voga, os chatbots ainda são pouco utilizados, com um percentual baixo de participação: 14,4%. Outras ferramentas essencialmente importantes para o desenvolvimento de estratégias assertivas, os softwares de Analytics e Big Data são utilizados por 38,8% dos respondentes da pesquisa. Isso dialoga com outro achado da pesquisa: a dificuldade em mensurar o desempenho do Marketing Digital.

Quase 35% dos participantes da pesquisa dizem que não tem métodos de metrificação formal das ativações digitais e um percentual bem próximo de 34,3% declara que mede os esforços de forma pontual, mas os dados ficam retidos na posse determinadas equipes, sem o compartilhamento de aprendizado ou insights. Um número pequeno de respondentes (5,4%) confirma que usam dashboards para monitoramento em tempo real dos indicadores de desempenho divididos entre as fases da jornada de compra.

Publicidade

Você encontra a pesquisa completa para download gratuito neste link.


Publicidade