<p><strong>Promo&ccedil;&atilde;o de cinema</strong></p><p>Por Dominic de Souza*</p><p>No filme do &ldquo;Do que as mulheres gostam&rdquo;, resolvemos todos os nossos problemas de vendas e marketing. Na trama, o personagem interpretado por Mel Gibson passa a escutar a mente das mulheres, ap&oacute;s tomar um choque na banheira. Ele come&ccedil;a a usar esse novo &ldquo;dom&rdquo; ao seu favor. </p><p>H&aacute; uma cena, que passa quase que despercebida, por&eacute;m &eacute; de extrema import&acirc;ncia para quem atua em marketing e vendas: o ator recebe uma caixa rosa, com a tarefa de experimentar os produtos para criar campanhas publicit&aacute;rias. Como todos os produtos s&atilde;o femininos, ele passa por experi&ecirc;ncias engra&ccedil;ad&iacute;ssimas neste processo de experimenta&ccedil;&atilde;o. </p><p>Assim, devemos encarar o varejo. &ldquo;Marketeiros&rdquo; e vendedores devem consumir mais produtos, devem literalmente ir &agrave;s lojas e realizarem compras efetivamente, n&atilde;o digo apenas simular. &Eacute; preciso que se entre na fila, comente com outros consumidores, discuta pre&ccedil;os. Uma viv&ecirc;ncia de compra do produto que voc&ecirc; tem que trabalhar, ou do produto concorrente, da mesma forma que no filme. Levar o produto para casa e experimentar usar, para sentir os sabores, a textura, o cheiro. Se o produto for direcionado ao p&uacute;blico infantil, use como se fosse uma crian&ccedil;a. Al&eacute;m de estimular muito sua criatividade, isso auxilia na obten&ccedil;&atilde;o do todos buscam e falam incansavelmente: a VIS&Atilde;O DO CLIENTE.</p><p>Promo&ccedil;&otilde;es de varejo devem ser focadas nesta vis&atilde;o. &Eacute; de se entender perfeitamente que, por diversas vezes, a promo&ccedil;&atilde;o tem um objetivo relacionado &agrave; diminui&ccedil;&atilde;o o estoque atual. Mas o sucesso ser&aacute; ainda maior se est&aacute; experi&ecirc;ncia estiver retratada na promo&ccedil;&atilde;o. Por exemplo, um produto que est&aacute; na moda pode perfeitamente, atrav&eacute;s de um contexto, encaixar com um produto que est&aacute; no estoque. As novas sand&aacute;lias que est&atilde;o na de moda agora combinam perfeitamente com esta blusa, que voc&ecirc; quer que gire.&nbsp; </p><p>Junte a viv&ecirc;ncia com o produto com um contexto e voc&ecirc; ter&aacute; a vis&atilde;o com o cliente com uma promo&ccedil;&atilde;o que far&aacute; seu estoque girar.</p><p>* Dominic de Souza &eacute; Country Manager da DQ&amp;A, autor do livro &quot;Como vender o seu Produto ou Servi&ccedil;o como algo Concreto&quot;, pela editora STS, metodologista, consultor especialista em vendas, palestrante, empres&aacute;rio no ramo de treinamento e desenvolvimento, professor de MBA e facilitador da Escola de Neg&oacute;cios Trevisan.</p>
Promoção de cinema
22 de janeiro de 2008