<strong>Profissional de Marketing tem p&oacute;s, mas n&atilde;o estuda<br /><br /></strong>Por Bruno Mello<br />[email protected]<br /><br />Qual not&iacute;cia voc&ecirc; quer primeiro, a boa ou a m&aacute;? A boa &eacute; que a Associa&ccedil;&atilde;o dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) realizou &ndash; em parceria com a consultoria Toledo &amp; Associados – uma pesquisa sobre o perfil dos profissionais de marketing com o objetivo de conhecer este trabalhador e realizar a&ccedil;&otilde;es que o valorizem. A m&aacute; &eacute; que, deste retrato, algumas fotos revelam dados preocupantes.<br /><br />O primeiro diz respeito &agrave; forma&ccedil;&atilde;o. Apesar de 46% terem o ensino superior completo e 43% ter cursado p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, 1/4 dos profissionais entrevistados (25%), disseram n&atilde;o saber quais s&atilde;o os mais importantes autores da &aacute;rea de Marketing. Philip Kotler &eacute; o mais conhecido por 61% dos 150 profissionais ouvidos em S&atilde;o Paulo. Depois dele, vem o brasileiro Francisco Alberto Madia de Souza, com 9% da lembran&ccedil;a da amostra.<br /><br />&ldquo;Somente 2,7% dos entrevistados leram nomes como Al Ries. Isso &eacute; imperdo&aacute;vel&rdquo;, diz Francisco Jos&eacute; Toledo, S&oacute;cio e Diretor-Geral da Toledo &amp; Associados, ao Mundo do Marketing. Ele acrescenta que &ldquo;Deu para perceber que eles n&atilde;o est&atilde;o lendo publica&ccedil;&otilde;es na &aacute;rea de marketing e isso &eacute; preocupante porque &eacute; uma atividade em que o profissional precisa estar atento ao que acontece no mercado&rdquo;, um contraste, j&aacute; que outro levantamento da mesma pesquisa indica que 64% dos profissionais afirmam que estar atualizado com as tend&ecirc;ncias, conhecer o mercado e os concorrentes s&atilde;o fatores determinantes para o sucesso na &aacute;rea.<br /><br /><strong class="texto_laranja_bold">O que voc&ecirc; quer ser quando crescer?</strong><br />Mais um dado inquietante apontado pela pesquisa foi o fato de praticamente metade dos profissionais (45%) n&atilde;o terem planejado o ingresso na &aacute;rea de marketing. &ldquo;Para mim este &eacute; o &iacute;ndice mais grave porque &eacute; como se voc&ecirc; nunca desejasse fazer medicina e, de uma hora para outra, decidisse ser m&eacute;dico&rdquo;, afirma Toledo, que acredita haver um modismo acerca da profiss&atilde;o. &ldquo;Se voc&ecirc; perguntar a um jovem que quer fazer Marketing ele n&atilde;o vai saber responder o porqu&ecirc; da escolha&rdquo;, comenta.<br /><br />O estudo tamb&eacute;m mostrou uma disparidade nos sal&aacute;rios recebidos entre homens e mulheres. Em geral, a m&eacute;dia salarial do profissional de marketing &eacute; de R$ 2.330,00, inferior &agrave; remunera&ccedil;&atilde;o de profissionais de vendas, por exemplo. Os Homens recebem R$ 3.000 e 20% deles est&atilde;o em cargo de diretoria enquanto as mulheres, das quais 77% s&atilde;o gerentes, ganham R$ 1.510 em m&eacute;dia. &ldquo;&Eacute; um dado surpreendente de um preconceito que um dia tem que desaparecer&rdquo;, ressalta Jos&eacute; Zetune, Presidente da ADVB, em entrevista ao Mundo do Marketing. Para ele a pesquisa tem como foco &ldquo;gerar reflex&atilde;o e valorizar o profissional de marketing&rdquo;.<br /><br />A an&aacute;lise tamb&eacute;m concluiu um assunto comentando por muitos executivos: os marqueteiros de hoje est&atilde;o cada vez mais jovens. Nada menos que 71% dos entrevistados t&ecirc;m entre 25 a 39 anos. Este novo profissional, entretanto, est&aacute; cada vez mais fiel &agrave;s empresas em que trabalha. Em m&eacute;dia, os entrevistados atuam na atual empresa h&aacute; 6 anos e, no total, em quase tr&ecirc;s empresas em um prazo m&eacute;dio de 11 anos como profissionais de marketing.<br /><br /><a href="../downloads/PesquisaMarketingADVB.zip">Baixe a pesquisa na &iacute;ntegra</a>
Profissional de Marketing tem pós, mas não estuda
30 de maio de 2006