Profissionais de Marketing buscam especialização na própria área 17 de janeiro de 2017

Profissionais de Marketing buscam especialização na própria área

         

Educação continuada é a aposta para quem não quer ficar estagnado na carreira. Além de procurar aperfeiçoamento na área em que atuam, temas de grande evidência ganham interesse

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Alexandre Salvador, Professor da Pós-Graduação ESPMPós-graduação, cursos de extensão, MBA, in Company, Mestrado Profissional. São muitos os formatos de cursos para quem busca se desenvolver profissionalmente. Com o surgimento frequente de novas ferramentas e com a maior oferta de informação, surge entre os profissionais a sensação de que é preciso buscar conhecimento constantemente para não ficar desatualizado. Mesmo com tantas novidades aparecendo, os gestores de Marketing demonstram estar mais preocupados em adquirir mais informações nas áreas em que já atuam. Isto é o que mostra a pesquisa “Competências de Marketing, Trade e Vendas”, conduzida pelo Mundo do Marketing em parceria com o Grupo Toolbox, que teve como objetivo entender o que os profissionais fazem para continuar se desenvolvendo.

As três áreas com maior interesse entre as analisadas são Comunicação Digital, Key Account Management e Consumo e Pós Modernidade, aponta o levantamento. Entre os profissionais que atuam em Marketing, as áreas com maior interesse em desenvolvimento são Comunicação Digital, Digital Marketing e Comportamento do Consumidor. Em Trade/Shopper Marketing se destacam Shopper Marketing, Trade Marketing, Estratégia de Canais, Comunicação no PDV e Comportamento do Consumidor. Para Vendas, se destacam Estratégia de Canais, Comunicação no PDV, Gestão de Clientes e Inteligência de Mercado.

Apesar de saber que é preciso se especializar, muitos profissionais ainda sentem dificuldade na hora de escolher a melhor oferta. “Na área em que a pessoa é especialista, ela sempre quer ter o conhecimento de ponta. Por isso essa preocupação maior nas áreas em que já atuam. Além disso, são muitas opções, como cursos abertos, de curta duração, especialização, MBA, in Company e as pessoas, em geral, não sabem realmente do que elas precisam. Elas têm a sensação de que estão desatualizadas, que não estão trabalhando com as ferramentas mais atuais, mas não sabem onde buscar conhecimento, pois há muitas opções, formatos e escolas”, explica Alexandre Salvador, Professor da Pós-Graduação ESPM, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Rafael D’Andrea, Sócio do Grupo ToolboxInteresse em novidades
Além de buscar conhecimento nas áreas em que já atuam, há, também, grande interesse por temas atuais em grande evidência, como aplicações em big data, marketing digital e canais de distribuição. “É natural haver menos conhecimento acumulado sobre áreas novas, como o Marketing digital, big data, analytics, shopper Marketing. Por isso mesmo é surpreendente o alto interesse corporativo por assuntos como trade marketing e gestão de contas. Em nossos workshops com clientes temos percebido que há uma grande atração das empresas por conhecimento de alto impacto no curto prazo. Metodologias capazes trazer soluções aplicadas “de dentro para fora” são essenciais para formar agentes de transformação, especialmente em épocas de crise”, comenta Rafael D’Andrea, Sócio do Grupo Toolbox.

Para se matricular em um curso, o profissional deve conhecer muito bem quais são os seus objetivos para encontrar um conteúdo que realmente fará a diferença na vida dele. “Quem tem competências a serem desenvolvidas e níveis básicos ou intermediários de conhecimento será um excelente cliente para uma pós-graduação ou MBA. Já quem tem um pequeno grupo de competências, mas muito desenvolvidas, talvez seja melhor optar por algo in Company. Pois ao optar por um curso regular, essa pessoa pode se frustrar por já ter conhecimentos superiores ao que será discutido em sala de aula”, exemplifica Salvador.

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Antes de tudo o profissional precisa se conhecer, ter um inventário de seus conhecimentos. Poucas pessoas param para analisar o que elas aprenderam na faculdade, no trabalho e em uma pós. “Isso é fundamental para saber quais são os conhecimentos necessários a serem adquiridos. Muitas vezes as pessoas não sabem o que elas precisam saber, que decisão precisa tomar e quais conhecimentos necessários para tomar a decisão. Somente depois disso ela será capaz de buscar coordenadores de cursos ou colegas que já tenham essa habilidade desenvolvida para buscar orientação”, finaliza Alexandre Salvador.

Veja quais são as áreas menos desenvolvidas, mais desenvolvidas e áreas de maior interesse em desenvolvimento em Marketing, Trade e Vendas.

Marketing

Áreas menos desenvolvidas

Áreas mais desenvolvidas

Maior interesse em desenvolvimento

Big Data no Varejo

Design Thinking

Geomarketing

Gestão por Indicadores

KAM

Métodos Quantitativos

Omnichannel

Prevenção/Reversão de Perdas

TCC

 

Análise Mercadológica

Branding

Comportamento do Consumidor

Comunicação Digital

Comunicação no PDV

Marketing Estratégico

Merchandising

Negociação e Comunicação

Pesquisa de Marketing

Planejamento de Marketing

 

Branding

Comportamento do Consumidor

Comunicação Digital

Design Thinking

Comunicação Digital

Gestão de E-commerce

Inteligência de Mercado

Marketing Estratégico

Planejamento de Marketing

Trade / Shopper Marketing

Áreas menos desenvolvidas

Áreas mais desenvolvidas

Maior interesse em desenvolvimento

Design Thinking

Geomarketing

Gestão de Crise de Marca

Gestão de E-Commerce

Métodos Quantitativos

Omnichannel

Previsão e Reversão de Perdas

Resolução de Problemas

Processo de Inovação

TCC

Análise Mercadológica

Branding

Comportamento Consumidor

Comunicação no PDV

Estratégia de Canais

Segmentação

Marketing Estratégico

Merchandising

Shopper Marketing

Trade Marketing

Visual Merchandising

Análise Mercadológica

Comportamento do consumidor

Comunicação no PDV

Estratégia de Canais

Segmentação

Gerenciamento de Categorias

Inteligência de Mercado

Merchandising

Shopper Marketing

Trade Marketing

 

Vendas

Áreas menos desenvolvidas

Áreas mais desenvolvidas

Maior interesse em desenvolvimento

Consumo e pós modernidade

Design Thinking

Marketing Digital

Geomarketing

Gestão de Crise de Marca

Gestão de E-commerce

Métodos Quantitativos

Omnichannel

Resolução de Problemas

Storytelling

TCC

Análise Mercadológica

Comportamento do Consumidor

Comunicação no PDV

Estratégia de Canais

Segmentação

Gestão de Clientes

Gestão de Vendas

Negociação e Comunicação

 

 

Análise Mercadológica

Comportamento do Consumidor

Comunicação no PDV

Estratégia de Canais

Segmentação

Gerenciamento de Categoria

Gestão de Clientes

Gestão de Vendas

Inteligência de Mercado

Negociação e Comunicação

 

 

 

 


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