Procon multa Editora Abril e Dr. Oetker por campanhas abusivas 24 de novembro de 2010

Procon multa Editora Abril e Dr. Oetker por campanhas abusivas

         

Empresas foram denunciadas pelo Projeto Criança e Consumo

Publicidade

<p>O Procon multou a Editora Abril e Dr. Oetker Brasil Ltda por denúncias do Projeto Criança e Consumo, publicadas no Diário Oficial da União. As campanhas incentivavam o público infantil a consumir de forma desenfreada os produtos veiculados, além de fornecer informações pouco claras sobre os prêmios oferecidos. A Editora Abril, em projeto elaborado em parceria com o Banco Panamericano, foi multada em setembro no valor de R$ 322.936,06 pelo álbum Disney Stars Prêmio.  A editora anunciou prêmios aos consumidores que encontrassem vale-produtos em envelopes de figurinhas. O Projeto Criança e Consumo constatou que o álbum não existia antes da promoção e foi criado com o intuito de promover os itens anunciados como prêmio. Já a Dr. Oetket Brasil Ltda, oferecia mochila em formato de animal caso o consumidor comprasse cinco produtos da marca. A denúncia foi feita por constatar o incentivo ao consumo exagerado de alimento com baixo teor nutricional. A multa para a empresa foi estipulada no valor de R$ 105.493,33. As decisões do órgão são definitivas e só podem ser contestadas judicialmente.</p> <p> </p> <p style="text-align: center"><embed wmode="transparent" type="application/x-shockwave-flash" src="http://www.youtube.com/v/zckSFCMxvA0%26hl=en%26fs=1%26rel=0" width="425" height="344"></embed></p>


Publicidade