<p>O Procon multou a Editora Abril e Dr. Oetker Brasil Ltda por den&uacute;ncias do Projeto Crian&ccedil;a e Consumo, publicadas no Di&aacute;rio Oficial da Uni&atilde;o. As campanhas incentivavam o p&uacute;blico infantil a consumir de forma desenfreada os produtos veiculados, al&eacute;m de fornecer informa&ccedil;&otilde;es pouco claras sobre os pr&ecirc;mios oferecidos. A Editora Abril, em projeto elaborado em parceria com o Banco Panamericano, foi multada em setembro no valor de R$ 322.936,06 pelo &aacute;lbum Disney Stars Pr&ecirc;mio.&nbsp; A editora anunciou pr&ecirc;mios aos consumidores que encontrassem vale-produtos em envelopes de figurinhas. O Projeto Crian&ccedil;a e Consumo constatou que o &aacute;lbum n&atilde;o existia antes da promo&ccedil;&atilde;o e foi criado com o intuito de promover os itens anunciados como pr&ecirc;mio. J&aacute; a Dr. Oetket Brasil Ltda, oferecia mochila em formato de animal caso o consumidor comprasse cinco produtos da marca. A den&uacute;ncia foi feita por constatar o incentivo ao consumo exagerado de alimento com baixo teor nutricional. A multa para a empresa foi estipulada no valor de R$ 105.493,33. As decis&otilde;es do &oacute;rg&atilde;o s&atilde;o definitivas e s&oacute; podem ser contestadas judicialmente.</p> <p>&nbsp;</p> <p style="text-align: center"><embed wmode="transparent" type="application/x-shockwave-flash" src="http://www.youtube.com/v/zckSFCMxvA0%26hl=en%26fs=1%26rel=0" width="425" height="344"></embed></p>
Procon multa Editora Abril e Dr. Oetker por campanhas abusivas
24 de novembro de 2010