Os brasileiros passaram a Copa do Mundo conectados às redes sociais, com mais de um bilhão de interações somente na primeira fase do campeonato. Durante as partidas, os torcedores valorizaram o compartilhamento de informações, como sua localização e autorretratos feitos nos locais onde assistiram aos jogos, segundo estudo da Riot, Scup e Mobile Marketing Association (MMA). Foram 105 milhões de selfies em 2014, ante os 18 milhões no evento de 2010.
Os principais tipos de publicações feitas a partir de dispositivos móveis durante o mundial foram o check-in pelo Instagram (21%), o check-in pelo Foursquare (18%) e os selfies compartilhados no Instagram (15%). A torcida canarinho postou 32% do volume de autorretrados, seguida pelos argentinos, com 11%, e pelos suíços, com 6%.
Já os locais divulgados por geolocalização mostraram que 29% dos usuários estavam na rua, 25% na FIFA Fan Fest, 32% em bares ou praças e 6% em estádios. As arquibancadas mais citadas foram Mineirão (31%), Maracanã (21%) e Castelão (14%). Já em relação ao times, os mais comentados foram Brasil (57%), Chile e Argentina (7%) e Alemanha (3%). As menos citadas foram Coreia do Sul (0,20%) e Honduras (0,10%).
O estudo foi realizado no período de 23 de junho a quatro de julho e teve como objetivo enxergar o potencial do mobile como mídia e direcionar as campanhas de clientes para um target mais preciso. Em relação ao mundial da África do Sul, em 2010, o número de usuários com tecnologia 3G nos celulares saltou de 18 milhões para 105 milhões, hoje. Só no Brasil, nesses quatro anos, o uso de smartphones cresceu dez vezes, chegando a 40 milhões de consumidores.
Veja o infográfico completo: A Copa do Mundo no universo mobile.