<p align="left"><strong>Precisa-se de diploma em Marketing?<br /> <br /> </strong>Por F&aacute;bio Storino<br /> [email protected]<br /> <br /> Est&aacute; em tramita&ccedil;&atilde;o na C&acirc;mara o Projeto de Lei 6293/05, do Deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), que tem como meta a regulamenta&ccedil;&atilde;o da atividade profissional de Marketing. O texto imp&otilde;e a necessidade de diploma na &aacute;rea para o exerc&iacute;cio da profiss&atilde;o, com exce&ccedil;&atilde;o &agrave;queles que comprovarem exercer a profiss&atilde;o por pelo menos cinco anos ininterruptos anteriores &agrave; data de publica&ccedil;&atilde;o da Lei. A proposta tramita em car&aacute;ter conclusivo. Nestes casos, n&atilde;o h&aacute; a necessidade de o projeto ser votado em plen&aacute;rio, apenas pelas comiss&otilde;es designadas para analis&aacute;-lo.<br /> <br /> De acordo com o texto, a medida &eacute; um antigo anseio de quem trabalha na &aacute;rea. &ldquo;A regulamenta&ccedil;&atilde;o do Profissional de Marketing torna-se necess&aacute;ria e urgente, como forma de resguardar os direitos e sal&aacute;rios desses profissionais, que ainda n&atilde;o disponham de regras&rdquo;, afirma o deputado Eduardo Paes no documento. O Deputado Federal foi procurado por diversas vezes pelo Mundo do Marketing para dar mais informa&ccedil;&otilde;es sobre o projeto, mas n&atilde;o deu retorno aos contatos.<br /> <br /> Em seu artigo primeiro, o Projeto de Lei define: &ldquo;O Profissional de Marketing &eacute; todo aquele que desempenha atividade especializada de car&aacute;ter t&eacute;cnico-cient&iacute;fico, criativo e art&iacute;stico, com vistas a criar e redigir textos publicit&aacute;rios, roteirizar spots e comerciais de TV, dirigir pe&ccedil;as para r&aacute;dio e TV, planejar investimentos e inser&ccedil;&otilde;es de campanhas publicit&aacute;rias na m&iacute;dia, atender clientes anunciantes, produzir arte gr&aacute;fica em publicidade e propaganda, gerenciar contas de clientes e administrar ag&ecirc;ncias de publicidade&rdquo;. O Diretor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro, Alexandre Mathias, n&atilde;o concorda com as atribui&ccedil;&otilde;es designadas no documento. &ldquo;H&aacute; uma confus&atilde;o no Projeto de Lei. Ele mistura profissionais de Marketing com os de Publicidade e Comunica&ccedil;&atilde;o&rdquo;, afirma em entrevista ao Mundo do Marketing.<br /> <br /> Mathias acredita que a regulamenta&ccedil;&atilde;o n&atilde;o garantir&aacute; emprego ou representatividade a quem cursou a gradua&ccedil;&atilde;o em Marketing. Segundo o diretor da ESPM, a forma&ccedil;&atilde;o para profissionais deste ramo deve ser ampla e multidisciplinar, sendo que estes podem ter forma&ccedil;&atilde;o em outros segmentos de mercado. Ele acredita que a regulamenta&ccedil;&atilde;o pode acontecer, mas n&atilde;o deve haver imposi&ccedil;&atilde;o de quem deva trabalhar na &aacute;rea. &ldquo;Pode haver a forma&ccedil;&atilde;o em Marketing, mas sem reservas de mercado. N&atilde;o cabe a &oacute;rg&atilde;os de classe ou a Projetos de Lei definir quem atuar&aacute;. Quem define isso &eacute; o mercado. Os melhores se estabelecem&rdquo;, opina Mathias.<br /> <br /> <span class="texto_laranja_bold"><strong>Reserva de mercado</strong><br /> </span>O presidente da Associa&ccedil;&atilde;o Brasileira de Marketing Direto (Abemd), Efraim Kapulski, v&ecirc; benef&iacute;cios e malef&iacute;cios na quest&atilde;o. &ldquo;A regulamenta&ccedil;&atilde;o de profiss&otilde;es de uma maneira geral tem dois aspectos: se por um lado ajuda a disciplinar o trabalho do setor, pode ser vista como uma esp&eacute;cie de reserva de mercado, pois &eacute; poss&iacute;vel que muitos profissionais de marketing sejam excepcionais sem necessariamente ter uma lei regulando a profiss&atilde;o&rdquo;, diz o presidente da Abemd ao Mundo do Marketing. &ldquo;H&aacute; profiss&otilde;es que indiscutivelmente devem ser regulamentadas, como a de m&eacute;dico, por exemplo. Mas at&eacute; que ponto &eacute; necess&aacute;rio regular a profiss&atilde;o de marketing?&rdquo;, questiona Kapulski.<br /> <br /> J&aacute; o coordenador geral do curso de Marketing da UniverCidade, Vitor Pires, acredita que a regulamenta&ccedil;&atilde;o profissional ser&aacute; ben&eacute;fica para quem trabalha no segmento. &ldquo;N&atilde;o considero que a regulamenta&ccedil;&atilde;o criar&aacute; uma reserva de mercado, mas uma salvaguarda a quem se graduou em Marketing. A lei &eacute; um amparo. V&atilde;o ser geradas oportunidades a quem &eacute; formado. Hoje, por exemplo, n&atilde;o h&aacute; concursos p&uacute;blicos para a &aacute;rea de Marketing&rdquo;, declara Pires ao Mundo do Marketing.<br /> <br /> A regulamenta&ccedil;&atilde;o sempre foi uma das bandeiras Associa&ccedil;&atilde;o Brasileira de Marketing &amp; Neg&oacute;cios (ABMN). &ldquo;A medida pode gerar uma reserva de mercado, mas acho que a discuss&atilde;o sobre o assunto &eacute; importante. Toda profiss&atilde;o tem quest&otilde;es pertinentes a ela&rdquo;, afirma o presidente da ABMN, Julio C&eacute;sar Casares, em entrevista ao Mundo do Marketing. Casares acredita que houve uma desvirtua&ccedil;&atilde;o do conceito de profissional de Marketing que pode ser ajustado com a regulamenta&ccedil;&atilde;o. &ldquo;Marqueteiro tornou-se um termo pejorativo. Est&aacute; ligado a quem se utiliza de jogadas de Marketing, que s&atilde;o espor&aacute;dicas, e n&atilde;o &agrave; profiss&atilde;o. A regulamenta&ccedil;&atilde;o fecha portas a quem se utiliza dessas condutas&rdquo;, argumenta.<br /> <br /> Apesar da relev&acirc;ncia de seus cargos dentro do segmento de Marketing, nenhum dos entrevistados participou da elabora&ccedil;&atilde;o do projeto. &Agrave; exce&ccedil;&atilde;o do professor Vitor Pires, eles tamb&eacute;m n&atilde;o tinham conhecimento do Projeto de Lei. Entretanto, todos mostraram ter interesse e se disseram &agrave; disposi&ccedil;&atilde;o para debater sobre o assunto. E voc&ecirc;, qual &eacute; a sua opini&atilde;o sobre a regulamenta&ccedil;&atilde;o da profiss&atilde;o de Marketing?<br /> <br /> <strong><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=128">Eduardo Paes responde ao Mundo do Marketing</a></strong></p>
Precisa-se de diploma em Marketing?
27 de março de 2006