<p><strong>Posi&ccedil;&otilde;es altas no Google s&atilde;o a prova da qualidade do Marketing</strong></p><p>Por Peter Faber*</p><p>Se seu site tem posi&ccedil;&otilde;es altas no Google, voc&ecirc; pode ter uma certeza razo&aacute;vel que fez o m&iacute;nimo necess&aacute;rio para destacar o seu site on-line. Se voc&ecirc; n&atilde;o tem as posi&ccedil;&otilde;es altas, est&aacute; gastando o seu dinheiro de marketing on-line nos lugares errados. O jeito que o Google determina quais sites devam ser posicionado nos primeiros resultados, consiste basicamente em duas coisas: a primeira &eacute; relev&acirc;ncia e a segunda &eacute; popularidade, ou em outras palavras, o n&iacute;vel de destaque do seu site.</p><p>O Google considera importante a popularidade porque se todo mundo referencia seu site, &eacute; melhor para eles fazer a mesma coisa. O Google tem uma vantagem que s&oacute; um site de busca pode ter: ele pode medir o n&iacute;vel de popularidade de todos os concorrentes de uma empresa. N&atilde;o importa quantas pesquisas uma empresa faz, o Google sempre sabe melhor a posi&ccedil;&atilde;o de um site em um mercado. Sabe melhor e esta informa&ccedil;&atilde;o &eacute; a mais atualizada que existe do que uma pesquisa s&oacute; dos dados sobre um determinado ponto no passado. Eles usam v&aacute;rias informa&ccedil;&otilde;es on-line para determinar o n&iacute;vel de destaque de um site.</p><p>Links de outros sites s&atilde;o o principal fundo de informa&ccedil;&atilde;o sobre a popularidade de uma p&aacute;gina na Internet, mas isso &eacute; mais elaborado do que simplesmente contar o n&uacute;mero de links. Outras informa&ccedil;&otilde;es podem incluir o texto dos links, a popularidade e o assunto da p&aacute;gina que conta o link, a idade dos links, a idade do texto do link, etc. Tudo isso d&aacute; informa&ccedil;&otilde;es sobre o n&iacute;vel de destaque de um site. E porque indexam todos os sites acess&iacute;veis na Internet, eles sempre sabem mais sobre todos os participantes em um mercado do que uma empresa pode saber. E com isso, conhecem qual site &eacute; o mais popular.</p><p>Mas o Google n&atilde;o faz m&aacute;gica e tem bastantes dificuldades em combinar a relev&acirc;ncia da popularidade com o conte&uacute;do de um site. Geralmente o problema &eacute; que as informa&ccedil;&otilde;es de uma p&aacute;gina web s&atilde;o dif&iacute;ceis de entender para os algoritmos de um site de busca. Existem t&eacute;cnicas de otimiza&ccedil;&atilde;o para ajudar um site de busca de entender o conte&uacute;do de uma p&aacute;gina na Internet e isso ajuda o Google a coloc&aacute;-la na posi&ccedil;&atilde;o certa.</p><p>Muitas empresas fazem uma busca no Google buscando pelo seu nome. Geralmente o site da empresa aparece nos primeiros resultados. Isso diz absolutamente nada sobre a qualidade do marketing. Quantas empresas existem com o nome da empresa? Logicamente que o site parece nos primeiros resultados. Sempre &eacute; poss&iacute;vel achar palavras que mostram um site nos primeiros resultados. &Eacute; dif&iacute;cil de provar alguma coisa atrav&eacute;s de algumas buscas. O lugar certo de medir se um site recebe bastantes visitas dos buscadores s&atilde;o as estat&iacute;sticas de visitantes. L&aacute; &eacute; poss&iacute;vel achar o numero de frases diferentes pelas quais o site foi encontrado nos buscadores. Este n&uacute;mero de frases diferentes &eacute; o melhor indicador de qualidade do marketing.</p><p>Uma quantidade pequena indica que o site n&atilde;o tem um bom destaque na Internet. Este &uacute;nico indicador &eacute; o melhor para verificar a qualidade do marketing. L&oacute;gico que cada site e mercado s&atilde;o diferentes, mas para pensar numa base m&eacute;dia: se forem menos do que 1000 frases diferentes por m&ecirc;s, o site n&atilde;o tem um bom destaque na Internet. Para um site que tem milhares de p&aacute;ginas, este n&uacute;mero &eacute; mais alto.</p><p>Destacar um site na Internet n&atilde;o &eacute; f&aacute;cil, por&eacute;m mais dif&iacute;cil &eacute; medir se a estrat&eacute;gia escolhida est&aacute; dando o melhor resultado poss&iacute;vel. O Google pode te dar esta informa&ccedil;&atilde;o se voc&ecirc; souber como obt&ecirc;-la.</p><p>* Peter Faber &eacute; diretor de implementa&ccedil;&atilde;o da Brane do Brasil, consultoria especializada em marketing de internet, servi&ccedil;os de otimiza&ccedil;&atilde;o de sites, gerenciamento de conte&uacute;do web, administra&ccedil;&atilde;o de campanhas de links patrocinados e software de e-commerce com foco em buscadores.</p><p>&nbsp;</p>
Posições altas no Google são a prova da qualidade do Marketing
28 de novembro de 2007