Posições altas no Google são a prova da qualidade do Marketing 28 de novembro de 2007

Posições altas no Google são a prova da qualidade do Marketing

         

Posições altas no Google são a prova da qualidade do Marketing

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<p><strong>Posições altas no Google são a prova da qualidade do Marketing</strong></p><p>Por Peter Faber*</p><p>Se seu site tem posições altas no Google, você pode ter uma certeza razoável que fez o mínimo necessário para destacar o seu site on-line. Se você não tem as posições altas, está gastando o seu dinheiro de marketing on-line nos lugares errados. O jeito que o Google determina quais sites devam ser posicionado nos primeiros resultados, consiste basicamente em duas coisas: a primeira é relevância e a segunda é popularidade, ou em outras palavras, o nível de destaque do seu site.</p><p>O Google considera importante a popularidade porque se todo mundo referencia seu site, é melhor para eles fazer a mesma coisa. O Google tem uma vantagem que só um site de busca pode ter: ele pode medir o nível de popularidade de todos os concorrentes de uma empresa. Não importa quantas pesquisas uma empresa faz, o Google sempre sabe melhor a posição de um site em um mercado. Sabe melhor e esta informação é a mais atualizada que existe do que uma pesquisa só dos dados sobre um determinado ponto no passado. Eles usam várias informações on-line para determinar o nível de destaque de um site.</p><p>Links de outros sites são o principal fundo de informação sobre a popularidade de uma página na Internet, mas isso é mais elaborado do que simplesmente contar o número de links. Outras informações podem incluir o texto dos links, a popularidade e o assunto da página que conta o link, a idade dos links, a idade do texto do link, etc. Tudo isso dá informações sobre o nível de destaque de um site. E porque indexam todos os sites acessíveis na Internet, eles sempre sabem mais sobre todos os participantes em um mercado do que uma empresa pode saber. E com isso, conhecem qual site é o mais popular.</p><p>Mas o Google não faz mágica e tem bastantes dificuldades em combinar a relevância da popularidade com o conteúdo de um site. Geralmente o problema é que as informações de uma página web são difíceis de entender para os algoritmos de um site de busca. Existem técnicas de otimização para ajudar um site de busca de entender o conteúdo de uma página na Internet e isso ajuda o Google a colocá-la na posição certa.</p><p>Muitas empresas fazem uma busca no Google buscando pelo seu nome. Geralmente o site da empresa aparece nos primeiros resultados. Isso diz absolutamente nada sobre a qualidade do marketing. Quantas empresas existem com o nome da empresa? Logicamente que o site parece nos primeiros resultados. Sempre é possível achar palavras que mostram um site nos primeiros resultados. É difícil de provar alguma coisa através de algumas buscas. O lugar certo de medir se um site recebe bastantes visitas dos buscadores são as estatísticas de visitantes. Lá é possível achar o numero de frases diferentes pelas quais o site foi encontrado nos buscadores. Este número de frases diferentes é o melhor indicador de qualidade do marketing.</p><p>Uma quantidade pequena indica que o site não tem um bom destaque na Internet. Este único indicador é o melhor para verificar a qualidade do marketing. Lógico que cada site e mercado são diferentes, mas para pensar numa base média: se forem menos do que 1000 frases diferentes por mês, o site não tem um bom destaque na Internet. Para um site que tem milhares de páginas, este número é mais alto.</p><p>Destacar um site na Internet não é fácil, porém mais difícil é medir se a estratégia escolhida está dando o melhor resultado possível. O Google pode te dar esta informação se você souber como obtê-la.</p><p>* Peter Faber é diretor de implementação da Brane do Brasil, consultoria especializada em marketing de internet, serviços de otimização de sites, gerenciamento de conteúdo web, administração de campanhas de links patrocinados e software de e-commerce com foco em buscadores.</p><p> </p>


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