Posicionamento Estratégico 4 de dezembro de 2012

Posicionamento Estratégico

         

Escolha entre três vetores para se posicionar

Publicidade

São três os vetores estratégicos que um a empresa pode escolher para se posicionar: Intimidade com o cliente; Excelência operacional; Foco no produto. A história registra que empresas bem-sucedidas em seus segmentos de atividade priorizaram um dos três vetores para concentrar seu foco e suas ações. Para o mundo dos negócios é válida a sentença de quem quer ser melhor em tudo, acaba não sendo melhor em nada!

Para o empresário, o momento de definir o vetor principal de posicionamento da sua empresa é chamado de “trilema estratégico” e deve ser resolvido com base e coerência nos propósitos da companhia, seu core business, e estar condicionado às suas estratégias futuras de evolução e crescimento. Três questões são fundamentais para auxiliá-lo nessa escolha:

1º O que a empresa quer ser?
2º A empresa é o que para quem?
3º O que nós sabemos fazer de melhor?

Uma vez definido o posicionamento mais adequado para a empresa, essa escolha deve ser respeitada e seguida por todos, centrando as ações em sua direção. E quanto aos outros dois vetores? Eles não devem ser totalmente desconsiderados, mas trabalhados como suporte ao posicionamento principal.

Não importa qual tenha sido o posicionamento estratégico escolhido para sua empresa. Saiba que se ele for bem trabalhado e seguido à risca, os resultados serão, provavelmente, de sucesso e crescimento. 

conheça: www.agmkt.com.br


Publicidade