Porque você precisa de um Business Intelligence para vídeos online 16 de outubro de 2013

Porque você precisa de um Business Intelligence para vídeos online

         

Como uma solução de Business Intelligence para vídeos online pode contribuir para as suas estratégias de comunicação digital e ampliar a distribuição de conteúdo

Publicidade

Produzir e disponibilizar vídeos na internet já se tornou uma estratégia comum à qualquer  empresa que preza por uma boa comunicação com seus stakeholders no ambiente digital. Muitos profissionais da área de comunicação, gestores e analistas de marketing já entenderam que comunicar através do conteúdo audiovisual pode ser mais interessante, assertivo e de maior valor para a audiência.

O nosso cenário atual também tem se mostrado bastante favorável para este tipo de comunicação. O Brasil foi apontado como um dos países que mais cresce em consumo de vídeos online e os espectadores estão gastando uma média de 50 minutos a mais em video streaming em comparação ao que gastavam em 2012.

Se produzir vídeo está cada vez mais fácil, distribuí-los com capilaridade e inteligência se torna um desafio ainda maior para os produtores de vídeos. Se você quer fazer vídeo streaming de uma forma profissional é interessante que você tenha todo o controle sobre o seu conteúdo criando a sua própria TV na Internet. E para viabilizar este canal de vídeos dentro do seu site a melhor solução é contar com uma OVP (Online Video Platform, ou em português, Plataforma de Vídeos Online), tecnologia que vai garantir o controle do conteúdo, escala de armazenagem, segurança e mobilidade na distribuição.

Para que um vídeo toque quando apertamos o “play” existe uma série de elementos e funções que precisam acontecer, desde a transformação do formato do arquivo até sua distribuição para qualquer aparelho conectado à internet. Esse fluxo, chamado de logística digital, é realizado pelas OVPs, que garantem o streaming de vídeo para o usuário final.

Porém, o fato de simplesmente hospedar, gerenciar e distribuir vídeos na internet pode não ser suficiente para você atingir da melhor forma sua audiência. O público está cada vez mais pulverizado, disperso e com interesses específicos. Então como fazer com que o seu conteúdo esteja disponível e da maneira adequada para cada perfil de usuário na internet? Business Intelligence.

Publicidade

Sua empresa precisa pulverizar os vídeos para vários canais – além do seu próprio site – e acompanhar como as mídias e os usuários se comportam em cada um destes canais. Mais que isso, é preciso customizar o gerenciamento e entrega dos vídeos online de acordo com as suas necessidades específicas. Sendo assim, temos 3 pontos essenciais para sua estratégia de vídeos online: Relatórios + Muticanais + Apps.

Multicanais: Quanto mais canais utilizar para distribuição do conteúdo, maior será a sua audiência. Distribuir os vídeos para sua TV na Internet é apenas uma das alternativas. E por isso, é preciso fazer o seu conteúdo chegar a portais de vídeo como YouTube e também redes sociais, como Facebook e Twitter.

Relatórios: Pulverizar a mensagem de forma randômica não vai lhe trazer muito resultado. É preciso saber como os vídeos são consumidos e qual o perfil da audiência que assiste o seu conteúdo. Comece a mensurar os resultados dos seus vídeos através de relatórios de consumo e perfil de audiência. Desta forma, você vai conseguir extrair insights importantes para embasar decisões estratégicas de conteúdo.

Aplicativos: Cada empresa e indústria possui necessidades específicas para melhor gestão das suas estratégias digitais. E quando o foco são os vídeos online e se pode customizar – através de Apps – a gestão e distribuição do conteúdo na internet é possível ter liberdade para melhor moldar a experiência do usuário com as mídias produzidas.

Veja o vídeo da Samba Tech que explica o conceito de Business Intelligence para vídeos online.

 

 

 

A Samba Tech é a OVP pioneira no Brasil e conta com soluções de Business Intelligence para turbinar a comunicação digital por vídeos da sua empresa. Faça abaixo o download do White Paper produzido pela empresa que explica detalhadamente as suas soluções e tecnologia.


Publicidade