Produzir e disponibilizar vídeos na internet já se tornou uma estratégia comum à qualquer empresa que preza por uma boa comunicação com seus stakeholders no ambiente digital. Muitos profissionais da área de comunicação, gestores e analistas de marketing já entenderam que comunicar através do conteúdo audiovisual pode ser mais interessante, assertivo e de maior valor para a audiência.
O nosso cenário atual também tem se mostrado bastante favorável para este tipo de comunicação. O Brasil foi apontado como um dos países que mais cresce em consumo de vídeos online e os espectadores estão gastando uma média de 50 minutos a mais em video streaming em comparação ao que gastavam em 2012.
Se produzir vídeo está cada vez mais fácil, distribuí-los com capilaridade e inteligência se torna um desafio ainda maior para os produtores de vídeos. Se você quer fazer vídeo streaming de uma forma profissional é interessante que você tenha todo o controle sobre o seu conteúdo criando a sua própria TV na Internet. E para viabilizar este canal de vídeos dentro do seu site a melhor solução é contar com uma OVP (Online Video Platform, ou em português, Plataforma de Vídeos Online), tecnologia que vai garantir o controle do conteúdo, escala de armazenagem, segurança e mobilidade na distribuição.
Para que um vídeo toque quando apertamos o “play” existe uma série de elementos e funções que precisam acontecer, desde a transformação do formato do arquivo até sua distribuição para qualquer aparelho conectado à internet. Esse fluxo, chamado de logística digital, é realizado pelas OVPs, que garantem o streaming de vídeo para o usuário final.
Porém, o fato de simplesmente hospedar, gerenciar e distribuir vídeos na internet pode não ser suficiente para você atingir da melhor forma sua audiência. O público está cada vez mais pulverizado, disperso e com interesses específicos. Então como fazer com que o seu conteúdo esteja disponível e da maneira adequada para cada perfil de usuário na internet? Business Intelligence.
Sua empresa precisa pulverizar os vídeos para vários canais – além do seu próprio site – e acompanhar como as mídias e os usuários se comportam em cada um destes canais. Mais que isso, é preciso customizar o gerenciamento e entrega dos vídeos online de acordo com as suas necessidades específicas. Sendo assim, temos 3 pontos essenciais para sua estratégia de vídeos online: Relatórios + Muticanais + Apps.
Multicanais: Quanto mais canais utilizar para distribuição do conteúdo, maior será a sua audiência. Distribuir os vídeos para sua TV na Internet é apenas uma das alternativas. E por isso, é preciso fazer o seu conteúdo chegar a portais de vídeo como YouTube e também redes sociais, como Facebook e Twitter.
Relatórios: Pulverizar a mensagem de forma randômica não vai lhe trazer muito resultado. É preciso saber como os vídeos são consumidos e qual o perfil da audiência que assiste o seu conteúdo. Comece a mensurar os resultados dos seus vídeos através de relatórios de consumo e perfil de audiência. Desta forma, você vai conseguir extrair insights importantes para embasar decisões estratégicas de conteúdo.
Aplicativos: Cada empresa e indústria possui necessidades específicas para melhor gestão das suas estratégias digitais. E quando o foco são os vídeos online e se pode customizar – através de Apps – a gestão e distribuição do conteúdo na internet é possível ter liberdade para melhor moldar a experiência do usuário com as mídias produzidas.
Veja o vídeo da Samba Tech que explica o conceito de Business Intelligence para vídeos online.
A Samba Tech é a OVP pioneira no Brasil e conta com soluções de Business Intelligence para turbinar a comunicação digital por vídeos da sua empresa. Faça abaixo o download do White Paper produzido pela empresa que explica detalhadamente as suas soluções e tecnologia.