Por que usar os leads a seu favor 21 de março de 2016

Por que usar os leads a seu favor

         

É necessário conhecê-los e – como gosto de dizer – precisamos amá-los, respeitando cada um como a representação de um ser humano com sentimentos, dores, objetivos e sonhos

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Você já deve ter se perguntado: “afinal de contas, por que se fala tanto em leads no marketing digital?” É simples: eles são seus futuros clientes. A busca por conhecimento neste mercado é extremamente importante por apenas um motivo: quanto mais se sabe, mais fácil é para entender o processo de busca do usuário, suas necessidades, e consequentemente, entender o processo de compra e venda digital.

Vou tentar deixar mais claro: os leads são contatos adquiridos pela marca por meio do fornecimento do e-mail. Ele é um futuro comprador, ou seja, uma pessoa que tem o problema ou a dor que seu produto ou serviço pode resolver. Uma lista de leads é basicamente um mailing de pessoas que se sentirão impelidas a pagar pelo o que você oferece, mais cedo ou mais tarde. O trabalho de marketing digital deve ser voltado a sempre ampliar esta base, para que seja possível aumentar as vendas.

Então, como usar os leads a seu favor? Antes de mais nada, é necessário conhecê-los e – como gosto de dizer – precisamos amá-los, respeitando cada um como a representação de um ser humano com sentimentos, dores, objetivos e sonhos.

Recentemente, minha empresa ganhou a alcunha de “canivete-suíço do empreendedor digital”. Gosto deste termo, porque ele simboliza bem a forma sobre como conseguimos agregar diversas ferramentas em um único serviço de assinaturas. A ideia lá é oferecer ferramentas para organizar os leads, trabalhar com eles, oferecer informações e vender.

Máquina de vendas
Quanto maior for a quantidade de leads, mais complexo se torna o relacionamento com eles, seja com o objetivo de vender, seja de fazer um pós-venda aos que já efetuaram uma compra. Imagine que, após lançar um e-book gratuito, apenas 50% dos seus leads efetuam o download: é possível, por meio da plataforma que criei juntos com os meus sócios Fábio Vershoor e Felipe Teixeira, criar uma “tag” que os caracteriza como leads mais quentes que os que não estiveram interessados no conteúdo.

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Caso haja um público interessado em apenas um segmento dos seus produtos ou serviços, é possível separar os leads em listas diferentes, de forma que ele não seja invadido por e-mails com temas que não são do seu interesse. E como o contato principal da empresa com o lead será por e-mail, é também muito importante que a lista tenha apenas aqueles interessados nela, além de e-mails realmente válidos para que o sistema não identifique o envio como spam e seja desviado da caixa de entrada.

Estas informações, assim como o treinamento necessário para aumentar as vendas no ambiente online, não fazem sentido se não houver uma estratégia de marketing bem desenvolvida.


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