Por que comunicadores estão assumindo papéis de contratação e gestão de pessoas Bruno Mello 29 de fevereiro de 2024

Por que comunicadores estão assumindo papéis de contratação e gestão de pessoas

         

Estudo da Aberje aponta que competências como escuta ativa e comunicação clara e efetiva habilitam os profissionais às funções de gestão de pessoas

Por que comunicadores estão assumindo papéis de contratação e gestão de pessoas
Publicidade

Comunicadores estão comunicando a contratação de novos funcionários: em 88% das empresas avaliadas pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), os gestores da área de comunicação assumem o papel de gerir pessoas e definir as contratações em 72% dos casos de aquisição de novos colaboradores.

A pesquisa aponta que as funções estão diretamente ligadas à, quem diria, expertise comunicativa destes profissionais. Entre as principais competências e habilidades, entendidas pelos participantes como necessárias para uma gestão eficaz de pessoas, destacam-se a comunicação clara e efetiva (58%), a capacidade de analisar e tomar decisões (57%) e a visão estratégica (53%). Também se destacam competências como a capacidade de gerenciar conflitos (38%), a inteligência emocional (37%) e a escuta ativa (37%).

Neste panorama, o processo de gestão de desempenho dos colaboradores da área é o que envolve mais variáveis. A atuação dos líderes de comunicação passam pelo desdobramento dos objetivos de desempenho (58%) e fornecimento de feedback ao colaborador (81%), pelas avaliações de potencial (77%), comportamento (77%), e de competências (73%), até o alcance dos objetivos individuais (73%), dos resultados (73%) e da aderência aos valores organizacionais (72%).

Outros comunicadores também assumem a responsabilidade de lidar com a percepção do colaborador a respeito das suas oportunidades de crescimento profissional (56%) e promover a inovação e a criatividade nas equipes (52%). Além disso, gerenciar as expectativas salariais da equipe (47%), gerir o desempenho e a produtividade (45%) e desenvolver e capacitar os colaboradores (40%) são exigências comuns.

No que diz respeito à gestão de orçamento, no entanto, 73% dos participantes enfrentam ao menos um tipo de desafio ao gerir esses recursos, como a falta de informações estratégicas e essenciais (26%) e a integração eficiente do processo orçamentário (23%). A maioria (86%), desenvolve projetos formais que são previstos em orçamento (70%) e estão alinhados às estratégias do negócio (74%).

Publicidade

O aumento do escopo do projeto em andamento (45%) e saber dizer “não” de forma coerente (35%) são os principais desafios apontados pelos participantes na gestão de projetos da área de Comunicação.

Leia também: 5 dicas para melhorar a gestão e o fluxo do trabalho, segundo Qntrl

Metodologias ágeis Clube Mundo do Marketing


Publicidade