PMEs sobrevivendo em um mundo competitivo 8 de janeiro de 2013

PMEs sobrevivendo em um mundo competitivo

         

Desafios são cada vez maiores

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Segundo dados do Empretec, curso oferecido pelo Sebrae e criado para desenvolver a capacidade empreendedora de atuais e futuros empresários, apenas sete de cada 100 empresas que participam da capacitação fecham no primeiro ano de existência.

Ou seja, o sucesso das pequenas e médias empresas nacionais está intimamente relacionado à capacitação do empresário na gestão de seu negócio. Pensando nisso organizei algumas dicas que poderão ajudar o empresário a conduzir o seu negócio rumo à perenidade. Vejam a seguir quais são elas:

TENHA INICIATIVA

É um pré-requisito para todos os demais e uma das características mais marcantes de um empresário bem sucedido. O primeiro passo para transformar o seu sonho em realidade é agir, em vez de esperar as coisas acontecerem sozinhas. Isto, sem dúvida, vale também para os que possuem seu negócio: mantenha sempre uma atitude pró-ativa mesmo em momentos mais difíceis.

SEJA CRIATIVO

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A criatividade deve ser um desafio permanente e não esporádico. Sempre procure ideias que o diferencie da concorrência. Apenas um alerta: nada irá adiantar ter 10 idéias criativas se você não conseguir implantar nenhuma. Muitas vezes, ser criativo significa abandonar o que não deu certo. Deixar para trás ideias antigas é tão importante quanto ter novas ideias.

Em resumo, crie, implante, controle e saia na frente.

AUTOMOTIVAÇÃO

A automotivação é mais do que fundamental para o sucesso do seu negócio.

É preciso ter 'fé no taco', ser autoconfiante. Mas isto ainda não é suficiente. Tenha bom senso, porque o excesso de autoconfiança o distancia da realidade e pode levar ao fracasso. Para muitos, um bom mecanismo para manter-se motivado rumo ao sucesso é definir objetivos e metas mensuráveis.

SEJA O MELHOR NO QUE FAZ

Se você ainda não é, deverá se esforçar para se tornar o Ayrton Senna do seu segmento. Todo empreendimento só se consolida caso se torne a melhor opção para algum serviço ou produto, dentro da sua área de atuação específica. É preciso saber quem são os principais concorrentes, como eles trabalham, quais são as novas tendências do setor, etc. Apenas desta forma, você poderá desenvolver uma estratégia vencedora e se diferenciar, tornando-se a melhor opção perante seu público-alvo.

PLANEJAMENTO

Deve servir como um norte para os seus negócios. Habitue-se a reservar um tempo, a cada semana ou a cada mês, para planejar. Um bom método é desenvolver cenários – otimista, realista e pessimista – elabore ações para cada um deles para evitar surpresas.

Sem plano é impossível estabelecer metas de desempenho para a sua empresa, para os seus funcionários e para você mesmo. Sem metas dificilmente você conseguirá obter comprometimento da equipe. Mas não deixe que seus planos te 'engessem'. Uma pequena ou média empresa pode mudar de rumo sem provocar grandes 'ondas' internas. Seja flexível e se ajuste às mudanças do dia-a-dia.

ENTENDA AS NECESSIDADES DE SEUS CLIENTES

É fundamental pensar com a cabeça do cliente. Não basta ouvi-lo. É um exercício difícil, mas procure colocar-se no lugar dele. Como todos nós em algum momento também somos consumidores, fica fácil imaginar o que sentimos quando somos mal atendidos, quando não recebemos o que compramos ou como ficamos satisfeitos quando tudo aconteceu como queríamos.

Outro ponto, antes de presumir o que o seu cliente quer, pergunte a ele. Com certeza, muitas respostas o ajudarão a definir uma estratégia voltada a quem, no final do mês, paga suas contas.

MANTENHA O FOCO

Mesmo correndo o risco de 'chover no molhado', pois muito já foi falado sobre este assunto, o fato é que você precisa definir exatamente quais serviços ou produtos oferecerá e para quem. Concentre-se naquilo que traz resultado para sua empresa. Lembre-se que ninguém pode ser tudo para todos.

Na próxima semana apresentarei mais alguns pontos importantes.

 


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