PMEs sobrevivendo em um mundo competitivo – 2 17 de janeiro de 2013

PMEs sobrevivendo em um mundo competitivo – 2

         

Veja como as pequenas empresas podem se destacar

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Dando continuidade ao post anterior, segue abaixo mais algumas dicas para o empresário de PME.

 

CONTROLE OS CUSTOS

Nada é mais fatal, para uma pequena ou média empresa, que uma estrutura com custos altos. Seja conservador e cauteloso nesta área. Lembre-se: a sua equipe tomará como exemplo suas atitudes. Será muito difícil envolver seus colaboradores em uma administração enxuta de custos se eles perceberem que você é um grande gastador.

TERCEIRIZE

Deixe para outras empresas tarefas que não agreguem valor para o seu cliente final. Foque toda a sua atenção e a de seus colaboradores à atividade principal de sua empresa. Se você fizer isso, poderá se tornar o melhor naquilo que faz. Exemplo: além da terceirização das áreas de limpeza, entregadores e contabilidade, algumas pequenas e médias empresas, estão terceirizando, também, o seu departamento de marketing.

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TORNE SEU FUNCIONÁRIO UM VENDEDOR

O falecido Comandante Rolim, ex-presidente da TAM, entre suas célebres citações que estão registradas no livro: 'O Sonho Brasileiro – Como Rolim Adolfo Amaro criou a TAM e sua filosofia de Negócios', formulou uma frase que sintetiza muito bem o título acima:

' Se a crise vier, e ela está sempre por perto, não dispense pessoas. Coloque-as para vender'. Ele já disse tudo.

SUAS CONTAS SÃO SUAS CONTAS

Não misture suas contas com as de sua empresa. Nenhum negócio merece ter que sustentar a família do empresário. Com o desejo de usufruir os lucros do negócio, muitos empresários, absorvem estes recursos para gastos pessoais e acabam 'sucateando' suas empresas, perdendo competitividade no mercado. Portanto, se o seu objetivo é ter uma empresa vencedora, atraindo e mantendo vencedores, saiba separar a sua vida pessoal com a de sua empresa.

RECONHEÇA SEUS ERROS

O sucesso de muitas iniciativas depende de um lento processo de tentativas frustrantes, de erro e acerto. Não tenha vergonha de admitir seus erros. Isso demonstra maturidade profissional. Como dizem, erre mas faça. Se você perceber que algo está fora dos trilhos, como um produto que necessita de ajustes ou uma pessoa que não se encaixa numa função, encare o problema de frente e tome uma decisão.

SENDO PRECISO, PROCURE AJUDA

É sinal de inteligência e bom senso procurar ajuda externa quando for preciso.

O empresário não é obrigado a dominar todas as áreas. Se necessitar fazer uma ação de marketing, por exemplo e não tiver conhecimento para isso, procure alguém do ramo. Independente de qual for sua necessidade, sempre busque referências, com outros clientes, de quem você irá contratar.

Sem dúvida, existem outros fatores importantes, que podem ajudá-lo a direcionar seus negócios. As fontes de consulta são inúmeras: livros, palestras, artigos como este; todos são muito importantes para que você conheça os conceitos e as tendências atuais de sucesso. Entretanto, aconselho para casos mais específicos à busca de uma visão prática que possa ajudá-lo a encontrar uma solução feita para o seu negócio.

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