<p><strong>Planejar ou n&atilde;o planejar, eis a quest&atilde;o!</strong></p><p>Por Celio Ashcar Junior*</p><p>H&aacute; algumas d&eacute;cadas, ag&ecirc;ncias de marketing promocional eram reconhecidas por sua excel&ecirc;ncia em execu&ccedil;&atilde;o, grandes eventos e algumas promo&ccedil;&otilde;es com mec&acirc;nica em comum.</p><p>Mas o tempo passou, novas ferramentas foram inclu&iacute;das, novas tecnologias surgiram, o mercado cresceu, a concorr&ecirc;ncia aumentou e o marketing promocional teve de acompanhar as mudan&ccedil;as. Hoje em dia, al&eacute;m de eventos e da cl&aacute;ssica promo&ccedil;&atilde;o, temos mais ferramentas, t&atilde;o importantes e fundamentais: campanhas de incentivo, merchandising, experimenta&ccedil;&atilde;o da marca, a&ccedil;&otilde;es promocionais e outras, presentes cada vez mais nas estrat&eacute;gias das empresas.</p><p>Novas ag&ecirc;ncias surgiram oferecendo ferramentas integradas. As ag&ecirc;ncias tradicionais tiveram de evoluir. O mercado nunca esteve em tamanha expans&atilde;o e concorr&ecirc;ncia. O mercado cresceu. A concorr&ecirc;ncia cresceu. As ferramentas cresceram. Ser&aacute; que o mercado de marketing promocional est&aacute; sabendo usar a palavra &quot;planejamento&quot; para oferecer a melhor solu&ccedil;&atilde;o?</p><p>Segundo Lacombe, &ldquo;planejamento &eacute; um processo administrativo que visa determinar a dire&ccedil;&atilde;o a ser seguida para alcan&ccedil;ar um resultado desejado&rdquo;. Hoje, todas as empresas querem alcan&ccedil;ar resultados e buscam nas ag&ecirc;ncias as parceiras ideais para conquistar o sucesso.</p><p>Com todo este crescimento, no entanto, a cobran&ccedil;a por resultados nunca foi t&atilde;o imediatista. O imediatismo &eacute; inimigo do planejamento. O imediatismo &eacute; amigo da execu&ccedil;&atilde;o. O grande desafio das ag&ecirc;ncias &eacute; tentar fazer como que o imediatismo, tamb&eacute;m definido como t&aacute;tico, seja amigo do planejamento e da execu&ccedil;&atilde;o.</p><p>Como usar o planejamento ainda &eacute; um assunto muito debatido nas ag&ecirc;ncias. Cada uma entende o PLANEJAMENTO a sua maneira. Umas possuem uma &aacute;rea espec&iacute;fica de planejamento, em outras ele est&aacute; inserido em todos os departamentos. N&atilde;o existe uma regra de como usar o planejamento, mas existem formas de us&aacute;-lo.</p><p>Planejar n&atilde;o &eacute; apenas analisar o mercado, a marca, o produto, a concorr&ecirc;ncia e outras frentes. Planejar &eacute; saber como usar as an&aacute;lises na elabora&ccedil;&atilde;o de um projeto que alcance o resultado esperado.</p><p>O planejamento permeia todo um projeto. Est&aacute; inserido na coleta de informa&ccedil;&atilde;o, nas an&aacute;lises estrat&eacute;gicas, na cria&ccedil;&atilde;o conceitual, no levantamento de custos e na execu&ccedil;&atilde;o operacional. Hoje os profissionais de marketing promocional est&atilde;o sempre aprendendo a usar mais o planejamento. Seja ele estrat&eacute;gico, criativo ou operacional.</p><p>Um profissional de atendimento que antes era apenas a ponte entre cliente e ag&ecirc;ncia, hoje assume o papel de gestor da informa&ccedil;&atilde;o. &Eacute; ele quem coleta a informa&ccedil;&atilde;o no cliente e traduz para as outras &aacute;reas. Esta tradu&ccedil;&atilde;o n&atilde;o se resume a repassar a informa&ccedil;&atilde;o, mas entender e liderar o processo de flu&ecirc;ncia da informa&ccedil;&atilde;o. </p><p>Um profissional da cria&ccedil;&atilde;o que antigamente apenas recebia um briefing do atendimento e criava embasado nas suas informa&ccedil;&otilde;es, agora participa do levantamento de informa&ccedil;&atilde;o e das an&aacute;lises realizadas durante todo o processo, sendo em visitas ao ponto de venda, pesquisas de tend&ecirc;ncias, pesquisas tecnol&oacute;gicas e at&eacute; mesmo pesquisas de grupo. O criativo passou a entender que a cria&ccedil;&atilde;o faz parte do planejamento do projeto. Este perfeito entendimento das an&aacute;lises das informa&ccedil;&otilde;es gera uma cria&ccedil;&atilde;o assertiva e alinhada ao objetivo final.</p><p>A &aacute;rea de produ&ccedil;&atilde;o &eacute; conhecida por realizar milagres. Prazos curtos, verbas enxutas e grandes expectativas. Mas a produ&ccedil;&atilde;o come&ccedil;ou a planejar mais as a&ccedil;&otilde;es. Deixou de ser apenas opera&ccedil;&atilde;o e passou a ser parte do planejamento do projeto. Colocar uma a&ccedil;&atilde;o promocional na rua n&atilde;o &eacute; apenas contratar algumas promotoras para transmitir qualquer mensagem. Se fosse s&oacute; isso seria simples. Mas n&atilde;o &eacute;. Saber passar a mensagem correta, para a pessoa certa e no momento ideal requer planejamento.</p><p>Com tudo isso, entendo que o planejamento est&aacute; no in&iacute;cio, no meio e na execu&ccedil;&atilde;o do projeto. E todos os profissionais da &aacute;rea de marketing promocional s&atilde;o planejadores. Cada uma na sua &aacute;rea, mas planejadores. E &eacute; assim que o resultado &eacute; alcan&ccedil;ado. Planejando…</p><p>* Celio Ashcar Junior &eacute; Diretor-Geral da Mix Comunica&ccedil;&atilde;o Integrada, ag&ecirc;ncia de Promo&ccedil;&atilde;o do Grupo Giovanni+DraftFCB.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Leia tamb&eacute;m</span><br /><a href="../2006/ver_coluna.asp?cod=161" target="_blank">Planejamento Estrat&eacute;gico &ndash; Que Monstro &eacute; este?</a> <br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=179" target="_blank">Seu planejamento estrat&eacute;gico pode estar furado</a> <br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=272" target="_blank">Promo&ccedil;&atilde;o conquista lugar no planejamento estrat&eacute;gico</a> <br /><a href="../2006/ver_coluna.asp?cod=353" target="_blank">2007: planeje antes</a> <br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=1161" target="_blank">Com cada vez menos tempo, planejamento fica para depois</a> </p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.mix21.com.br" target="_blank">www.mix21.com.br</a></p>
Planejar ou não planejar, eis a questão!
28 de junho de 2007