Planejamento Digital 15 de agosto de 2006

Planejamento Digital

         

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<p><strong>Planejamento Digital</strong></p><p>Ruy Carneiro*</p><p>Se voltarmos para 96 temos a grande época em que as empresas de web, um dia, iriam dominar a economia do mundo, empresas que do dia para a noite valiam milhões e pagavam a peso de ouro todos que quisessem se aventurar neste maravilhoso mundo novo… O que ocorreu depois não preciso lembrar a ninguem!</p><p>Naquela época estar presente na web era o suficiente, a grande vitrine para clientes e principalmente para os investidores. Do que mais precisávamos? Somente um bom plano de negócios e tudo estava resolvido. Após esta fase de ouro o dinheiro ficou escasso e as empresas começaram a tratar a web com a devida importância, pois, se por um lado não era o pote de ouro no final do arco-iris, também não era uma mídia para se deixar de fora, sem contar que poderíamos interagir diretamente com nossos clientes.</p><p>Na realidade, após esta fase, todas as empresas de todos os portes iniciavam a sua jornada na web, já que meu concorrente esta lá eu também tenho que estar. A presença na rede era importante. Mas o que significava esta presença? Significava uma aposta, se der lucro … ótimo! E se não der? Não tem problema, porque não gastamos quase nada para o sobrinho do diretor fazer o web site!</p><p>Fora as empresas que já nasceram na web e dependiam fortemente dela, como no caso do Buscapé, as demais estavam usando a web como um grande outdoor.</p><p>A segunda fase que começou há alguns anos foi a da inclusão dos processos que colocávamos à disposição de nossos clientes na web com os processos internos da empresa. Agora informações como ROI já se tornavam, para algumas empresas, mais importantes que a quantidade de page views no mês. Mas ainda não era o suficiente, pois a web continuava sendo um apêndice da empresa.</p><p>Hoje, algumas empresas já acordaram para a importância de ter a web como parte integrante do planejamento estratégico, como já tinham percebido as empresas de e-commerce e os Bancos. E porque estes sentiram este momento mais cedo? A resposta é simples…competição. A competição neste mundo globalizado está mostrando para muitas empresas que a web precisa deixar a incômoda posição de apêndice para ser um departamento tão importante como o departamento financeiro ou de logística. </p><p>O problema é como fazer esta passagem e incluir a web em nosso planejamento. Será que devemos tratar da mesma maneira que as demais áreas da empresa? E as peculiaridades do próprio meio web, como tratá-los? A web se modifica em uma velocidade incrível, por causa das evoluções tecnológicas e do comportamento dos novos usuários que vão se somando aos milhões  que já a utilizam. Por si só estes questionamentos já seriam suficientes para deixar os executivos preocupados, mas há um ponto que devemos levar em conta, a maioria deles não tiveram nenhuma informação nos bancos da faculdade ou mesmo nos MBA´s sobre este tema. </p><p>Mas a dor de cabeça dos executivos não termina por aí, pois a grande maioria das consultorias não tem o conhecimento necessário e nem metodologia para auxiliar estes executivos e suas empresas nesta tarefa. E alguns caem no engano corrente de achar que uma empresa que desenvolve web sites também pode ajudar a desenvolver este conhecimento e auxiliar na criação desta estratégia, algumas sim, mas muito poucas. O que vemos hoje é um terreno fértil para a criação de consultorias especializadas com conhecimento de planejamento estratégico e planejamento digital para auxiliar as empresas. Mas não pense que começar uma é fácil, pois se alguns executivos já acordaram para esta realidade, eles ainda não são a maioria.  </p><p>* Ruy Carneiro é Sócio-Diretor do I-Group, empresa com foco em planejamento, estratégia e educação digital e Sócio-Diretor da Sales Results, empresa com foco no fornecimento de soluções Web através de seus parceiros, Ebit, Certifica, 24/7 Realmedia e EyeBlaster.<br />Contato: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p>


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