<p><strong>Planejamento Digital</strong></p><p>Ruy Carneiro*</p><p>Se voltarmos para 96 temos a grande &eacute;poca em que as empresas de web, um dia, iriam dominar a economia do mundo, empresas que do dia para a noite valiam milh&otilde;es e pagavam a peso de ouro todos que quisessem se aventurar neste maravilhoso mundo novo… O que ocorreu depois n&atilde;o preciso lembrar a ninguem!</p><p>Naquela &eacute;poca estar presente na web era o suficiente, a grande vitrine para clientes e principalmente para os investidores. Do que mais precis&aacute;vamos? Somente um bom plano de neg&oacute;cios e tudo estava resolvido. Ap&oacute;s esta fase de ouro o dinheiro ficou escasso e as empresas come&ccedil;aram a tratar a web com a devida import&acirc;ncia, pois, se por um lado n&atilde;o era o pote de ouro no final do arco-iris, tamb&eacute;m n&atilde;o era uma m&iacute;dia para se deixar de fora, sem contar que poder&iacute;amos interagir diretamente com nossos clientes.</p><p>Na realidade, ap&oacute;s esta fase, todas as empresas de todos os portes iniciavam a sua jornada na web, j&aacute; que meu concorrente esta l&aacute; eu tamb&eacute;m tenho que estar. A presen&ccedil;a na rede era importante. Mas o que significava esta presen&ccedil;a? Significava uma aposta, se der lucro … &oacute;timo! E se n&atilde;o der? N&atilde;o tem problema, porque n&atilde;o gastamos quase nada para o sobrinho do diretor fazer o web site!</p><p>Fora as empresas que j&aacute; nasceram na web e dependiam fortemente dela, como no caso do Buscap&eacute;, as demais estavam usando a web como um grande outdoor.</p><p>A segunda fase que come&ccedil;ou h&aacute; alguns anos foi a da inclus&atilde;o dos processos que coloc&aacute;vamos &agrave; disposi&ccedil;&atilde;o de nossos clientes na web com os processos internos da empresa. Agora informa&ccedil;&otilde;es como ROI j&aacute; se tornavam, para algumas empresas, mais importantes que a quantidade de page views no m&ecirc;s. Mas ainda n&atilde;o era o suficiente, pois a web continuava sendo um ap&ecirc;ndice da empresa.</p><p>Hoje, algumas empresas j&aacute; acordaram para a import&acirc;ncia de ter a web como parte integrante do planejamento estrat&eacute;gico, como j&aacute; tinham percebido as empresas de e-commerce e os Bancos. E porque estes sentiram este momento mais cedo? A resposta &eacute; simples…competi&ccedil;&atilde;o. A competi&ccedil;&atilde;o neste mundo globalizado est&aacute; mostrando para muitas empresas que a web precisa deixar a inc&ocirc;moda posi&ccedil;&atilde;o de ap&ecirc;ndice para ser um departamento t&atilde;o importante como o departamento financeiro ou de log&iacute;stica. </p><p>O problema &eacute; como fazer esta passagem e incluir a web em nosso planejamento. Ser&aacute; que devemos tratar da mesma maneira que as demais &aacute;reas da empresa? E as peculiaridades do pr&oacute;prio meio web, como trat&aacute;-los? A web se modifica em uma velocidade incr&iacute;vel, por causa das evolu&ccedil;&otilde;es tecnol&oacute;gicas e do comportamento dos novos usu&aacute;rios que v&atilde;o se somando aos milh&otilde;es&nbsp; que j&aacute; a utilizam. Por si s&oacute; estes questionamentos j&aacute; seriam suficientes para deixar os executivos preocupados, mas h&aacute; um ponto que devemos levar em conta, a maioria deles n&atilde;o tiveram nenhuma informa&ccedil;&atilde;o nos bancos da faculdade ou mesmo nos MBA&acute;s sobre este tema. </p><p>Mas a dor de cabe&ccedil;a dos executivos n&atilde;o termina por a&iacute;, pois a grande maioria das consultorias n&atilde;o tem o conhecimento necess&aacute;rio e nem metodologia para auxiliar estes executivos e suas empresas nesta tarefa. E alguns caem no engano corrente de achar que uma empresa que desenvolve web sites tamb&eacute;m pode ajudar a desenvolver este conhecimento e auxiliar na cria&ccedil;&atilde;o desta estrat&eacute;gia, algumas sim, mas muito poucas. O que vemos hoje &eacute; um terreno f&eacute;rtil para a cria&ccedil;&atilde;o de consultorias especializadas com conhecimento de planejamento estrat&eacute;gico e planejamento digital para auxiliar as empresas. Mas n&atilde;o pense que come&ccedil;ar uma &eacute; f&aacute;cil, pois se alguns executivos j&aacute; acordaram para esta realidade, eles ainda n&atilde;o s&atilde;o a maioria.&nbsp; </p><p>* Ruy Carneiro &eacute; S&oacute;cio-Diretor do I-Group, empresa com foco em planejamento, estrat&eacute;gia e educa&ccedil;&atilde;o digital e S&oacute;cio-Diretor da Sales Results, empresa com foco no fornecimento de solu&ccedil;&otilde;es Web atrav&eacute;s de seus parceiros, Ebit, Certifica, 24/7 Realmedia e EyeBlaster.<br />Contato: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p>
Planejamento Digital
15 de agosto de 2006