P&G planeja reduzir número de marcas no portfólio 4 de agosto de 2014

P&G planeja reduzir número de marcas no portfólio

         

Companhia quer concentrar as operações em até 80 selos. Decisão significa que aproximadamente 100 deles serão descontinuados, vendidos ou entregues a parceiros

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A Procter & Gamble planeja reduzir o número de marcas no portfólio, segundo o Adweek. A companhia quer concentrar as operações em até 80 selos – responsáveis por 90% das vendas e 95% do lucro registado nos últimos três anos. A decisão levará aproximadamente 100 marcas a serem descontinuadas, vendidas ou entregues a parceiros. O objetivo é ficar com poucas delas, porém as mais rentáveis.

Até ser concluído, o processo deverá durar cerca de dois anos. Os selos que sairão da linha da empresa são os que caíram 3% nas vendas e cujos lucros recuaram em 16%. Esses números representam margens inferiores à média das marcas restantes da holding. Além disso, os investimentos publicitários já passam por uma redefinição. No último ano fiscal, foram gastos U$S 9,1 milhões, enquanto no ano anterior o valor foi de U$S 9,7 milhões. A empresa anunciou que continuará a reduzir o orçamento em Marketing para os próximos anos e que apostará nos meios digitais para melhorar o impacto de suas mensagens. 

A mudança também já chegou aos cargos. No último mês, a P&G transformou os Diretores de Marketing em Diretores de Marca. Isso aponta para a responsabilidade exclusiva deles pelas estratégias, planos e resultados para os selos. Esses executivos têm entre suas atribuições cuidar do design, da gestão de marca, do conhecimento de mercado e consumidor e das comunicações.

Procurada pela equipe do Mundo do Marketing, a P&G do Brasil informou que ainda não recebeu detalhes sobre as reduções e como isso deve afetar as marcas no país.

P&G

Leia também: Propósito da Marca. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência.

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