<p>Por D&eacute;bora Mendon&ccedil;a*<br /> <br /> O tempo todo ouvimos falar da evolu&ccedil;&atilde;o das mulheres e das novas posi&ccedil;&otilde;es que ocupam no mercado de trabalho, mas o quanto estamos mesmo mudadas? &Eacute; certo que h&aacute; pessoas em diferentes n&iacute;veis, determinados por fatores como escolaridade, renda, local e condi&ccedil;&otilde;es em que vivem. Mas at&eacute; onde as empresas est&atilde;o preparadas para segmentar seus produtos e servi&ccedil;os n&atilde;o por g&ecirc;nero, mas por tipo (pode chamar de estilo, mas &eacute; mais que isso) de mulher?<br /> <br /> Veja o caso das namoradas de motociclistas que usam capacetes cor-de-rosa. N&atilde;o d&aacute; para discordar que &eacute; um sucesso de vendas, mas note que isso &eacute; um tamb&eacute;m um estere&oacute;tipo de feminilidade com grande &iacute;ndice de rejei&ccedil;&atilde;o. Ningu&eacute;m vende capacete para motociclistas de verdade dessa cor, pode procurar na Harley-Davidson. Voc&ecirc; tamb&eacute;m n&atilde;o encontrar&aacute; amantes da vida em duas rodas, devidamente motorizadas, vestidas como Pen&eacute;lopes. Mulher que gosta de moto escolhe seus acess&oacute;rios entre os masculinos mesmo, n&atilde;o por serem masculinizadas, mas por falta de op&ccedil;&atilde;o adequada.<br /> <br /> Outro exemplo de estere&oacute;tipo: um casal em uma festa ou restaurante pede uma bebida alco&oacute;lica e outra sem &aacute;lcool. Invariavelmente, o gar&ccedil;om entrega o copo da bebida mais forte para o homem. Se o contr&aacute;rio seria indelicado, &eacute; puro preconceito n&atilde;o perguntar antes de servir. Historicamente sexista, a ind&uacute;stria cervejeira j&aacute; encontrou a consumidora, ainda que falte muito para adequar seus comerciais a todos os g&ecirc;neros. Mas da&iacute; a imaginar um comercial de Johnny Walker falando para n&oacute;s, mulheres… <br /> <br /> Cada vez mais frequentes, a&ccedil;&otilde;es de buzz marketing via redes sociais descortinam f&aacute;cil o gosto do fregu&ecirc;s. Flecha certeira. Recentemente uma marca de sab&atilde;o em p&oacute; lan&ccedil;a sua vers&atilde;o sab&atilde;o l&iacute;quido pelo Facebook. Imagine se todas as mulheres, das mais prendadas &agrave;s mais descoladas n&atilde;o se inscreveram para ganhar uma amostra gr&aacute;tis? Talvez a gente n&atilde;o tenha mesmo mudado tanto assim, mas pelo menos muitos homens tamb&eacute;m aderiram.<br /> <br /> Da&iacute; a imaginar que a Mariana, personagem da outra hist&oacute;ria, faz tudo igual sua m&atilde;e e sua av&oacute; faziam, soa t&atilde;o estranho quanto ver Fernanda Montenegro e Fernanda Torres em cena dom&eacute;stica na lavanderia de casa, argumentando sobre o tal sab&atilde;o em p&oacute;. Pobre Mariana que, imaginando garantir seu futuro a partir da aposta no homem certo &ndash; ela sonha t&atilde;o pequeno, coitadinha &ndash; passar&aacute; o resto da vida separando as roupas brancas das coloridas. E n&atilde;o se enganem, n&atilde;o somente mulheres erram assim. <br /> <br /> Talvez seja o caso da ind&uacute;stria segmentar seu p&uacute;blico n&atilde;o por g&ecirc;nero, mas por interesse. At&eacute; porque, entre homens e mulheres existem muito mais classifica&ccedil;&otilde;es do que pode imaginar a v&atilde; filosofia. E, para complicar, se tem uma coisa que ningu&eacute;m gosta &eacute; de r&oacute;tulo. Numa varia&ccedil;&atilde;o do ECR praticado h&aacute; mais de uma d&eacute;cada, em que produtos s&atilde;o agrupados por finalidade de uso (cantinho do beb&ecirc;, do churrasco, do diab&eacute;tico), j&aacute; pensou se resolvem fazer gerenciamento por tipos de pessoas, agrupando em g&ocirc;ndolas itens essenciais para este ou aquele perfil? N&atilde;o duvido que algu&eacute;m adote a id&eacute;ia, at&eacute; que o consumidor, do contra, misture em seu carrinho de compras tudo outra vez.<br /> <br /> * D&eacute;bora Mendon&ccedil;a &eacute; jornalista p&oacute;s-graduada em Comunica&ccedil;&atilde;o Corporativa e Marketing pela FECAP. <a href="javascript:location.href='mailto:'+String.fromCharCode(109,101,110,100,111,110,99,97,46,100,101,98,111,114,97,64,104,111,116,109,97,105,108,46,99,111,109)+'?'">[email protected]</a></p>
Pessoas diferentes, mas produtos e campanhas iguais
22 de outubro de 2010