Pesquisa traça preferências e tendências no marketing esportivo
Por Redação - 28/05/2007 Últimas notícias
<p><strong>Pesquisa tra&ccedil;a prefer&ecirc;ncias e tend&ecirc;ncias no marketing esportivo<br /></strong><br />As empresas que realizam a&ccedil;&otilde;es de marketing esportivo ter&atilde;o melhores informa&ccedil;&otilde;es para balizar seus investimentos. Foi lan&ccedil;ado na &uacute;ltima semana a pesquisa Target Sports que tra&ccedil;ou as prefer&ecirc;ncias dos consumidores quando o assunto &eacute; esporte. </p><p>O estudo realizado em S&atilde;o Paulo pelo Instituto de Pesquisa Uniban e a pela Inform&iacute;dia d&aacute; bases cient&iacute;ficas a senso comum, como que o futebol &eacute; esporte preferido pelos brasileiros. Confira algumas conclus&otilde;es da pesquisa. </p><p>&nbsp;- O futebol ocupa o primeiro lugar como esporte preferido entre os entrevistados do sexo masculino com 80,25% e 45,42% entre o sexo feminino. Al&eacute;m do futebol, o v&ocirc;lei e o basquete tamb&eacute;m se destacaram na prefer&ecirc;ncia dos entrevistados.</p><p>- Embora a pr&aacute;tica de atividades f&iacute;sicas fa&ccedil;a parte de programas de qualidade de vida, orienta&ccedil;&otilde;es de programas de sa&uacute;de e at&eacute; modismo, a pesquisa mostrou que 37,39% dos homens e 47,71% das mulheres n&atilde;o praticam atividades f&iacute;sicas ou esportivas.</p><p>- Do total de pessoas entrevistadas, as atividades com maior ades&atilde;o entre os homens foram futebol com um &iacute;ndice de 37,82% e nata&ccedil;&atilde;o com 11,76%. Entre as mulheres, a atividade de maior destaque foi a nata&ccedil;&atilde;o, apontada por 34,35%.</p><p>- 90,34% dos entrevistados do sexo masculino declararam assistir programa&ccedil;&otilde;es esportivas na TV. Entre as mulheres este h&aacute;bito atingiu um &iacute;ndice de 76,72%.</p><p>- Entre as programa&ccedil;&otilde;es esportivas transmitidas na TV, futebol, v&ocirc;lei, automobilismo e basquete s&atilde;o as que mais atraem ambos os sexos, sendo futebol o l&iacute;der de audi&ecirc;ncia com 93,02% entre os homens e 73,13% entre as mulheres.</p><p>- A pesquisa mostrou que o v&ocirc;lei &eacute; o segundo esporte mais assistido por 36,28% dos homens e 51,74% das mulheres.</p><p>- Entre os canais de TV Aberta, Rede Globo, Rede Record e Band s&atilde;o as emissoras mais citadas por todos os entrevistados. </p><p>- No que diz respeito aos canais de TV por Assinatura os preferidos s&atilde;o SporTV e ESPN.</p><p>- A pesquisa mostra que 36,55% dos homens e 12,98% das mulheres possuem o h&aacute;bito de assistir algum tipo de esporte pessoalmente. Com rela&ccedil;&atilde;o aos entrevistados que declararam assistir esportes pessoalmente, 87,36% dos homens e 76,47% das mulheres frequentam est&aacute;dios de futebol.</p><p>- Em se tratando de futebol, 80,67% dos entrevistados do sexo masculino e 59,16% do sexo feminino declararam lembrar-se de ter visto o nome de algum patrocinador.</p><p>- Entre as 15 primeiras marcas lembradas espontaneamente pelos entrevistados, todas tiveram ou t&ecirc;m rela&ccedil;&atilde;o de patroc&iacute;nio com o futebol.</p><p>- Os patrocinadores mais lembrados pelos entrevistados que declararam se lembrar de algum patrocinador foram: Samsung, LG, Pirelli, Habib&rsquo;&rsquo;s e Parmalat.&nbsp; </p><p>- O grande fen&ocirc;meno entre os achados da pesquisa &eacute; a presen&ccedil;a da PARMALAT como quinta marca mais lembrada, mesmo tendo deixado o esporte h&aacute; cerca de 7 anos.</p><p>- Associa&ccedil;&atilde;o esporte X atributos: Juventude, Tecnologia, Companheirismo, Emo&ccedil;&atilde;o, Alegria, Esfor&ccedil;o, Coragem, Radical, Riqueza, Energia, Desempenho, For&ccedil;a, Sa&uacute;de e Vit&oacute;ria.</p>