<p><strong>Pesquisa revela falta de produtos nos supermercados brasileiros</strong></p><p>No Brasil, uma pesquisa realizada pela Associa&ccedil;&atilde;o ECR Brasil em parceria com a Associa&ccedil;&atilde;o Brasileira de Supermercados, Abras e a Nielsen, revelou que cerca de oito em cada cem produtos procurados na hora da compra, n&atilde;o est&atilde;o dispon&iacute;veis para o consumidor, onde sua rea&ccedil;&atilde;o &eacute; levar uma marca diferente ou procurar em outra loja. </p><p>A ruptura causa transtornos ao consumidor, prejudica os neg&oacute;cios do varejo e da ind&uacute;stria, com a perda de faturamento e de lucro, afetando negativamente qualquer estrat&eacute;gia de fideliza&ccedil;&atilde;o. Para combater esse cen&aacute;rio, a Associa&ccedil;&atilde;o ECR Brasil prop&otilde;e a &ldquo;Campanha do Bilh&atilde;o&rdquo;, onde participam varejistas, atacadistas, distribuidores, fabricantes, operadores log&iacute;sticos, acompanhados de pelo menos de um de seus parceiros comerciais. <br />&nbsp;<br />Neste &rdquo;jogo&rdquo;, os ganhos ser&atilde;o derivados da redu&ccedil;&atilde;o das perdas pela falta de produto e de abastecimento. A campanha consiste em identificar as principais causas e combater as rupturas, adotando processos e pr&aacute;ticas desenvolvidas pelas empresas participantes, que v&atilde;o propor solu&ccedil;&otilde;es adequadas para cada ponto-de-venda, identifica&ccedil;&atilde;o e cadastro de produtos, previs&atilde;o de vendas, log&iacute;stica, reposi&ccedil;&atilde;o, diverg&ecirc;ncias entre invent&aacute;rios f&iacute;sicos e cont&aacute;beis, par&acirc;metros de sistemas, entre outras t&aacute;ticas. </p><p>Haver&aacute; tamb&eacute;m fasc&iacute;culos com os temas: como resolver/atacar o problema em sua loja, como identificar e cadastrar produtos, como fazer suas previs&otilde;es de vendas, como desenvolver sua log&iacute;stica para abastecer as g&ocirc;ndolas e como definir o sortimento e o uso do espa&ccedil;o das g&ocirc;ndolas. Os dois primeiros j&aacute; foram enviados para empresas de todo pa&iacute;s que se cadastraram na campanha e tamb&eacute;m est&atilde;o no site da Associa&ccedil;&atilde;o ECR Brasil, <a href="http://www.ecrbrasil.com.br" target="_blank">www.ecrbrasil.com.br</a>. Informa&ccedil;&otilde;es pelo telefone 11 3034-4012 ou <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a>.</p>
Pesquisa revela falta de produtos nos supermercados brasileiros
28 de setembro de 2007