<p>Uma pesquisa sobre a marca possibilita desenvolver novos elementos diferenciais para os produtos ou servi&ccedil;os, encontrar novas oportunidades de mercado e antecipar os desejos dos consumidores.</p> <p>Como todos voc&ecirc;s, profissionais de Marketing, devem saber, para criar um marca forte &eacute; preciso entender de pessoas, de gente. Para isso &eacute; necess&aacute;rio fazer pesquisa. Muita pesquisa. Desde as tradicionais at&eacute; as antropol&oacute;gicas. &Eacute; preciso observar, ouvir, estar aberto e ter curiosidade para acessar as inquieta&ccedil;&otilde;es, necessidades e desejos dos consumidores, ensinou a aula sobre pesquisa no Curso Avan&ccedil;ando de Branding do Grupo Troiano.</p> <p>Vale passar um dia como vendedor, na casa da consumidora e atr&aacute;s do espelho no focus group. O importante &eacute; n&atilde;o construir uma marca de dentro da empresa para o mercado ou mesmo somente de fora para dentro. Fazer pesquisa para Branding &eacute; importante, para ampliar a vis&atilde;o da marca, embasar estrat&eacute;gias e gerenciar a&ccedil;&otilde;es planejadas.</p> <p>&Eacute; preciso, no entanto, estar atento aos limites da pesquisa, pois nem todo problema de marca precisa ser resolvido com um levantamento. O consumidor tamb&eacute;m n&atilde;o substitui o profissional de Marketing, mas &eacute; importante ouvi-lo para testar o conceito de uma marca. Uma pesquisa possibilita desenvolver novos elementos diferenciais para produtos ou servi&ccedil;os, encontrar novas oportunidades de mercado e antecipar os desejos dos consumidores.</p> <p>Cuidado com algumas armadilhas:</p> <p>1) Leitura muito literal de resultados n&atilde;o &eacute; t&atilde;o ruim ou pior do que pesquisa nenhuma;</p> <p>2) Amostras grandes n&atilde;o necessariamente indicam estudos melhores, mas certamente custos maiores;</p> <p>3) Muito cuidado quando a pesquisa contrariar o bom senso;</p> <p>4) Boa pesquisa come&ccedil;a com boas hip&oacute;teses;</p> <p>5) Pesquisa n&atilde;o substitui a barriga no balc&atilde;o;</p> <p>6) Use um fornecedor especializado;</p> <p>7) N&atilde;o pergunte aquilo que voc&ecirc; sabe que o consumidor n&atilde;o pode responder;</p> <p>8) Pesquisa n&atilde;o &eacute; barata. N&atilde;o adianta comprar apenas pelo pre&ccedil;o;</p> <p>9) Pense no que vai fazer com as informa&ccedil;&otilde;es;</p> <p>10) Pesquisa &eacute; inspira&ccedil;&atilde;o, a decis&atilde;o &eacute; do executivo.</p>
Pesquisa para criar marcas fortes
2 de setembro de 2010