<p>Uma pesquisa sobre a marca possibilita desenvolver novos elementos diferenciais para os produtos ou serviços, encontrar novas oportunidades de mercado e antecipar os desejos dos consumidores.</p> <p>Como todos vocês, profissionais de Marketing, devem saber, para criar um marca forte é preciso entender de pessoas, de gente. Para isso é necessário fazer pesquisa. Muita pesquisa. Desde as tradicionais até as antropológicas. É preciso observar, ouvir, estar aberto e ter curiosidade para acessar as inquietações, necessidades e desejos dos consumidores, ensinou a aula sobre pesquisa no Curso Avançando de Branding do Grupo Troiano.</p> <p>Vale passar um dia como vendedor, na casa da consumidora e atrás do espelho no focus group. O importante é não construir uma marca de dentro da empresa para o mercado ou mesmo somente de fora para dentro. Fazer pesquisa para Branding é importante, para ampliar a visão da marca, embasar estratégias e gerenciar ações planejadas.</p> <p>É preciso, no entanto, estar atento aos limites da pesquisa, pois nem todo problema de marca precisa ser resolvido com um levantamento. O consumidor também não substitui o profissional de Marketing, mas é importante ouvi-lo para testar o conceito de uma marca. Uma pesquisa possibilita desenvolver novos elementos diferenciais para produtos ou serviços, encontrar novas oportunidades de mercado e antecipar os desejos dos consumidores.</p> <p>Cuidado com algumas armadilhas:</p> <p>1) Leitura muito literal de resultados não é tão ruim ou pior do que pesquisa nenhuma;</p> <p>2) Amostras grandes não necessariamente indicam estudos melhores, mas certamente custos maiores;</p> <p>3) Muito cuidado quando a pesquisa contrariar o bom senso;</p> <p>4) Boa pesquisa começa com boas hipóteses;</p> <p>5) Pesquisa não substitui a barriga no balcão;</p> <p>6) Use um fornecedor especializado;</p> <p>7) Não pergunte aquilo que você sabe que o consumidor não pode responder;</p> <p>8) Pesquisa não é barata. Não adianta comprar apenas pelo preço;</p> <p>9) Pense no que vai fazer com as informações;</p> <p>10) Pesquisa é inspiração, a decisão é do executivo.</p>