<p>A TookBoxTM realizou, entre 2009 e 2010, uma pesquisa a fim de conhecer o principal neg&oacute;cio de vendas nas bancas de jornal de diversas regi&otilde;es do Brasil. O estudo revelou que este varejo &eacute; considerado um novo canal de conveni&ecirc;ncia no pa&iacute;s, indo al&eacute;m da venda de jornais e revistas.</p> <p>Os n&uacute;meros mostraram que a venda de livros apresentou crescimento constante e est&aacute; presente em 82% dos pontos de venda. J&aacute; a venda de revistas se manteve est&aacute;vel. Gomas e confeitos s&atilde;o comercializados em 68% das bancas, enquanto os refrigerantes est&atilde;o presentes em 52% e o servi&ccedil;o de fotoc&oacute;pia em 12%.</p> <p>A revista mais encontrada foi a Veja, com 98%, seguida pela Playboy, com 94%, e a Isto &Eacute;, com 92%. Entre as lojas pesquisadas, 26% aceitam cart&atilde;o de cr&eacute;dito, sendo a regi&atilde;o Centro-Oeste a que mais oferece essa forma de pagamento, com 57%, seguida pela regi&atilde;o Sul, com 28%. O estudo apontou ainda que o faturamento di&aacute;rio de 40% das bancas visitadas &eacute; de R$ 900,00.</p> <p>A pesquisa foi realizada em 3.352 estabelecimentos, de um total de 16 mil atendidos pela Distribuidora Nacional de Publica&ccedil;&otilde;es, a Dinap. As cidades analisadas foram Belo Horizonte, Campinas, Ribeir&atilde;o Preto, Rio de Janeiro, S&atilde;o Jos&eacute; dos Campos, S&atilde;o Paulo e Vit&oacute;ria, no Sudeste; Bras&iacute;lia, Campo Grande, Cuiab&aacute; e Goi&acirc;nia, no Centro-Oeste; Curitiba, Florian&oacute;polis e Porto Alegre, na regi&atilde;o Sul; Bel&eacute;m, na regi&atilde;o Norte, e Aracaju, Fortaleza, Jo&atilde;o Pessoa, Macei&oacute;, Natal, Recife, Salvador, S&atilde;o Lu&iacute;s e Teresina, no Nordeste. <br /> &nbsp;</p>
Pesquisa mostra que banca de jornal é novo canal de conveniência
11 de fevereiro de 2011