A busca pela atenção da audiência é o que move os publishers e anunciantes e engajar seus seguidores é o objetivo principal. Para saber como atrair a audiência e identificar o momento exato em que a atenção das pessoas está em seu auge a Taboola realizou uma pesquisa em parceria com a Nielsen. O resultado mostra que o tempo de atenção do consumidor caiu de 12 segundos, em 2000, para 8 em 2018.
Com esta realidade, tanto anunciantes quanto publishers precisam atrair e manter seu público envolvido com seu conteúdo por um tempo cada vez maior. Um dos principais insights desta pesquisa é conhecer o instante em que a audiência está pronta e disposta a ver um conteúdo e, para isso, o estudo explora a atenção do consumidor e a resposta emocional a diferentes experiências, usando tecnologia de Inteligência Artificial e realidade virtual, da BrainVu.
Ao todo 60 pessoas participaram do estudo que mediu a atenção e examinou a conexão cognitiva e comportamental dos usuários a partir de estímulos aplicados. O resultado mostra que no “momento do próximo” (Moments of Next), no final de um artigo, é onde os leitores apresentam aumento na atenção e na resposta emocional. Isto caracteriza a situação perfeita para se comunicar com o público, segundo a pesquisa do Taboola e Nielsen.
Feeds influenciam
Em relação aos feeds, o público estava 20% mais atento ao Feed Infinito se comparado aos conteúdos em texto sem recomendações. A rolagem nas mídias sociais mudou o comportamento on-line já que o usuário está gastando menos tempo com cada parte do conteúdo, porém com visualização maior do geral. Ou seja, o Feed infinito gerou uma resposta emocional 17% maior do público, ante a exibição finita de artigos sem publicidade.
De acordo com a pesquisa, a incerteza sobre o que vem a seguir no feed torna a interação mais empolgante para o usuário e alimenta o engajamento nos “momentos do próximo”. Em relação aos conteúdos em vídeos, os participantes ficam 25% mais atentos ao assistir vídeos nos feeds do Taboola e Facebook em uma comparação com o YouTube.