As empresas brasileiras têm investido cada vez mais em formatos diferenciados para pesquisas, mas o uso de cliente oculto, em especial, chama a atenção pelo aumento na procura. A avaliação do atendimento ao consumidor conduzida por esses profissionais cresceu 15% no país, faturando R$ 100 milhões em 2014, segundo estudo feito pela Shopper Experience. A estratégia, criada nos Estados Unidos na década de 1920, constitui uma indústria sólida e lucrativa também na Europa, em que o crescimento anual é de cerca de 20%.
Por ano, no Brasil, essa atividade registra aumento médio de 14%. Com cerca de 100 empresas, a América Latina faturou, em 2014, cerca de R$ 114 milhões. A região, entretanto, ainda está bem atrás dos mercados mais maduros. As 850 empresas da indústria norte-americana de mystery shopping faturaram US$ 830 milhões no ano passado. As 550 empresas europeias faturaram US$ 397 milhões. A metodologia coloca em campo consumidores reais, dentro do seu perfil de compra – e não simples pesquisadores.