<p class="titulomateria">Pesquisa aponta nova postura dos consumidores de alta renda</p> <p>Por Thiago Terra<br /><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p> <p>Pesquisar o comportamento do consumidor n&atilde;o &eacute; uma tarefa simples. Como fazer ent&atilde;o para analisar o comportamento dos profissionais que ocupam cargos de maior import&acirc;ncia das grandes companhias, com cada vez menos tempo dispon&iacute;vel para participar de pesquisas?</p> <p>O comportamento de consumo do mercado de alta renda tamb&eacute;m precisa ser estudado, mas a dificuldade &eacute; grande em conseguir o contato com esses profissionais. Os principais motivos que impedem a aproxima&ccedil;&atilde;o do entrevistador aos profissionais do mercado de alta renda s&atilde;o: falta de seguran&ccedil;a, intensa vida profissional, al&eacute;m de permanecerem cada vez mais em suas casas desfrutando do conforto do lar com a fam&iacute;lia, afirma levantamento realizado pela Fractual Consulting.</p> <p>Pesquisas mostram que a maioria dos profissionais de alta renda n&atilde;o costuma estar entre celebridades, grandes eventos e nem em colunas sociais. Cada vez mais avesso a estes eventos, os grandes executivos est&atilde;o sempre buscando novos desafios em seus ramos de atividade e dividem a maior parte do tempo entre sua atividade profissional e a fam&iacute;lia.</p> <p><span class="subtitulomateria">Mudan&ccedil;a de h&aacute;bitos e perfil<br /></span>Separar classes sociais &eacute; mais dif&iacute;cil para uma empresa de pesquisa de mercado. Ainda mais hoje no Brasil, onde as classes de maior renda se confundem devido ao aumento do p&uacute;blico de alta renda. Esta realidade se d&aacute; principalmente em fun&ccedil;&atilde;o do favor&aacute;vel mercado brasileiro e pela constante aquisi&ccedil;&atilde;o e fus&atilde;o de empresas no pa&iacute;s.</p> <p>O perfil destes profissionais, por&eacute;m, n&atilde;o &eacute; parecido com o das celebridades que fazem quest&atilde;o de aparecer com a roupa e o carro mais caro do momento. De acordo com pesquisa da Fractual Consulting, os executivos de alta renda preferem muitas vezes n&atilde;o citar suas prefer&ecirc;ncias por serem sofisticadas demais para algumas pessoas.</p> <p>Em diversas pesquisas com este p&uacute;blico o entrevistador n&atilde;o consegue obter a opini&atilde;o real muitas vezes porque o executivo n&atilde;o quer ser visto como soberbo. &ldquo;Este executivo n&atilde;o vai comparar uma companhia a&eacute;rea brasileira com uma do Canad&aacute;. Por isso, a informa&ccedil;&atilde;o dele pode n&atilde;o ser totalmente verdadeira&rdquo;, alerta Celso Grisi, Diretor&ndash;Presidente da Fractal Consulting e professor da FEA- Faculdade de Economia e Administra&ccedil;&atilde;o da Universidade de S&atilde;o Paulo.</p> <p><span class="subtitulomateria">Lazer e trabalho caminham juntos<br /></span>O h&aacute;bito destes profissionais apresenta curiosidades. Na contram&atilde;o dos que preferem gastar dinheiro com luxo, viagens caras e grifes estrangeiras, a Fractual detectou que &eacute; cada vez mais comum encontr&aacute;-los &ndash; quando poss&iacute;vel &ndash; em grupos seletos onde h&aacute; pessoas com quem t&ecirc;m alguma afinidade.</p> <p>Al&eacute;m disso, &eacute; crescente o aumento na taxa de perman&ecirc;ncia deles no lar por causa de seguran&ccedil;a. Em seu domic&iacute;lio, &eacute; poss&iacute;vel ter acesso a todo tipo de informa&ccedil;&otilde;es, sem contar a paix&atilde;o pela sua vida profissional, j&aacute; que ele levanta cedo, dorme tarde e curte o seu trabalho. &ldquo;Este profissional est&aacute; cada vez mais apegado &agrave; gest&atilde;o do seu patrim&ocirc;nio e se preocupa mais com a sua carreira profissional que com a fortuna&rdquo;, destaca Grisi durante o V F&oacute;rum ABA de Pesquisa, que aconteceu no Rio de Janeiro.</p> <p>Os consumidores de alta renda possuem caracter&iacute;sticas que valorizam o tempo, momentos de lazer e, por isso, &eacute; raro terem espa&ccedil;o na agenda para responder pesquisas. N&atilde;o s&oacute; pelo pouco tempo dispon&iacute;vel no dia-a-dia, a semelhan&ccedil;a das pesquisas de mercado ajuda a afast&aacute;-los dos pesquisadores. &ldquo;Normalmente eles est&atilde;o sob fadiga ou estresse e isso reduz a sua disponibilidade. Al&eacute;m disso, as pesquisas s&atilde;o extensas e as solicita&ccedil;&otilde;es s&atilde;o freq&uuml;entes&rdquo;, diz Grisi.</p> <p><span class="subtitulomateria">Quando o dinheiro n&atilde;o faz diferen&ccedil;a</span><br />A dificuldade de encontrar e obter informa&ccedil;&otilde;es do p&uacute;blico de classes mais altas pode ser reduzido caso a recompensa seja interessante para o entrevistado. O primeiro benef&iacute;cio que surge como atrativo para o entrevistado &eacute; uma quantia em dinheiro. Tratando-se de um p&uacute;blico onde este &ldquo;atrativo&rdquo; nunca falta e, pelo contr&aacute;rio, muitas vezes sobra na carteira, esta tarefa &eacute; ainda mais dif&iacute;cil.</p> <p>Considerando que incentivos ou benef&iacute;cios financeiros n&atilde;o funciona para este p&uacute;blico, a Fractual entende que a informa&ccedil;&atilde;o &eacute; a melhor moeda de troca. &ldquo;&Eacute; preciso oferecer algo relevante e pertinente como o comportamento da tributa&ccedil;&atilde;o no pa&iacute;s, por exemplo&rdquo;, aponta o Diretor-Presidente da Fractual Consulting.</p> <p><span class="subtitulomateria">Ambiente influencia o resultado</span><br />Tudo isso deve estar por tr&aacute;s de uma boa abordagem inicial. Esta talvez seja uma das pe&ccedil;as principais para conseguir espa&ccedil;o na agenda destes executivos. Mensagem escrita, agendamento telef&ocirc;nico, conte&uacute;do e abordagem at&eacute; a identifica&ccedil;&atilde;o do entrevistador atrav&eacute;s de carta de apresenta&ccedil;&atilde;o e crach&aacute; s&atilde;o formas de conseguir a aten&ccedil;&atilde;o.</p> <p>De acordo com Grisi, o melhor local para a coleta de informa&ccedil;&otilde;es &eacute; na casa do entrevistado ou em lugares onde ele possa se concentrar no assunto. &ldquo;Na casa dele pode ser em um escrit&oacute;rio ou biblioteca. Mas se tiver que ser no local de trabalho, &eacute; melhor que seja ap&oacute;s o expediente&rdquo;, ressalta.</p>
Pesquisa aponta nova postura dos consumidores de alta renda
17 de setembro de 2008