<p><strong>Pesquisa aponta dom&eacute;sticas como importantes influenciadoras de compras no Brasil</strong></p> <p>As empregas dom&eacute;sticas cumprem importante papel de decis&atilde;o de compra nos lares brasileiros. Esse &eacute; o resultado apontado em pesquisa realizada pelo IBGE ap&oacute;s encomenda&ccedil;&atilde;o da ag&ecirc;ncia Avenida Brasil, especializada nas classes de baixa renda. Segundo o estudo, as dom&eacute;sticas trocam dicas de produtos com suas patroas, partilhando ainda h&aacute;bitos de consumo e recomendando atrav&eacute;s de tabl&oacute;ides os mercados com os menores pre&ccedil;os.</p> <p>Al&eacute;m disso, a casa onde trabalham servem como um &ldquo;laborat&oacute;rio&rdquo;, onde a empregada dom&eacute;stica pode testar produtos que poder&aacute; passar a comprar para sua pr&oacute;pria casa. Segundo a ag&ecirc;ncia, elas n&atilde;o se espelham no h&aacute;bito de consumo de sua patroa, mas adota um ou outro produto. Os produtos de beleza e higiene s&atilde;o a categoria mais influenciadora entre as empregadas dom&eacute;sticas, enquanto que h&aacute;bito de consumo de alimentos b&aacute;sicos e limpeza da dom&eacute;stica muitas vezes refletem-se entre a patroa.</p> <p>Muitas vezes, s&atilde;o elas as respons&aacute;veis pelo gerenciamento do or&ccedil;amento destinado &agrave; compra em supermercados e decidem que produtos ser&atilde;o levados para a casa da patroa. Quando compra para si mesma, a empregada dom&eacute;stica se divide entre comprar as marcas mais caras e um or&ccedil;amento apertado, sempre com o receio de n&atilde;o adquirir um produto de qualidade inferior por apenas por conta do menor pre&ccedil;o.</p>
Pesquisa aponta domésticas como importantes influenciadoras de compras
8 de maio de 2008