Pesquisa aponta domésticas como importantes influenciadoras de compras 8 de maio de 2008

Pesquisa aponta domésticas como importantes influenciadoras de compras

<p><strong>Pesquisa aponta domésticas como importantes influenciadoras de compras no Brasil</strong></p> <p>As empregas domésticas cumprem importante papel de decisão de compra nos lares brasileiros. Esse é o resultado apontado em pesquisa realizada pelo IBGE após encomendação da agência Avenida Brasil, especializada nas classes de baixa renda. Segundo o estudo, as domésticas trocam dicas de produtos com suas patroas, partilhando ainda hábitos de consumo e recomendando através de tablóides os mercados com os menores preços.</p> <p>Além disso, a casa onde trabalham servem como um “laboratório”, onde a empregada doméstica pode testar produtos que poderá passar a comprar para sua própria casa. Segundo a agência, elas não se espelham no hábito de consumo de sua patroa, mas adota um ou outro produto. Os produtos de beleza e higiene são a categoria mais influenciadora entre as empregadas domésticas, enquanto que hábito de consumo de alimentos básicos e limpeza da doméstica muitas vezes refletem-se entre a patroa.</p> <p>Muitas vezes, são elas as responsáveis pelo gerenciamento do orçamento destinado à compra em supermercados e decidem que produtos serão levados para a casa da patroa. Quando compra para si mesma, a empregada doméstica se divide entre comprar as marcas mais caras e um orçamento apertado, sempre com o receio de não adquirir um produto de qualidade inferior por apenas por conta do menor preço.</p>