<p>Por Sandra Turchi*</p> <p>Enquanto observamos uma queda nos investimentos publicit&aacute;rios on-line em 2009 nos EUA, no Brasil o que temos visto &eacute; exatamente o contr&aacute;rio: uma expans&atilde;o r&aacute;pida e aparentemente irrevers&iacute;vel, com perspectivas de crescimento no volume total em torno de 30%. Dentre os setores da economia que mais t&ecirc;m ampliado esses investimentos, podemos destacar o automobil&iacute;stico, da constru&ccedil;&atilde;o civil, de eletro-eletr&ocirc;nicos, entre outros.</p> <p>H&aacute; tamb&eacute;m um crescimento observado nos investimentos para implanta&ccedil;&atilde;o ou expans&atilde;o de neg&oacute;cios on-line, em que se destaca a participa&ccedil;&atilde;o das micro e pequenas empresas. Esse fen&ocirc;meno tem sido observado ao longo de 2009, o que tem ocasionado uma redu&ccedil;&atilde;o na enorme concentra&ccedil;&atilde;o de faturamento que ainda persiste em poucos e grandes players.</p> <p>Um dos setores com grandes perspectivas de expans&atilde;o no e-commerce est&aacute; o de conveni&ecirc;ncia, como farm&aacute;cias e produtos para presentes. Um segmento que ainda &eacute; muito incipiente e pode vir a crescer no futuro &eacute; o de vestu&aacute;rio e acess&oacute;rios, pois apresenta baixa ades&atilde;o no Brasil, em compara&ccedil;&atilde;o aos outros pa&iacute;ses, em que a resist&ecirc;ncia a essa modalidade de compra &eacute; menor.</p> <p>O crescimento no volume de investimentos ser&aacute; visto tamb&eacute;m na aquisi&ccedil;&atilde;o de ferramentas de suporte ou &ldquo;retaguarda&rdquo;. Esses investimentos se referem &agrave; necessidade de monitoramento de redes sociais, com a contrata&ccedil;&atilde;o de equipes dedicadas ou empresas terceirizadas para acompanhar a situa&ccedil;&atilde;o das marcas na web, bem como estruturar a melhor forma de intera&ccedil;&atilde;o. Esse tipo de servi&ccedil;o &eacute; fundamental para as empresas que desejam entender e aprimorar o relacionamento com seus diversos p&uacute;blicos na web.</p> <p>Outro servi&ccedil;o de retaguarda que tamb&eacute;m crescer&aacute; est&aacute; relacionado &agrave;s ferramentas de mensura&ccedil;&atilde;o de resultados. Afinal, as empresas v&ecirc;m percebendo cada vez mais a import&acirc;ncia de avaliar os investimentos realizados e aperfei&ccedil;oar continuamente suas a&ccedil;&otilde;es por meio de um trabalho emp&iacute;rico, pois os resultados s&atilde;o absolutamente diferentes de empresa para empresa, de segmento para segmento e essa varia&ccedil;&atilde;o faz com que seja necess&aacute;rio desenvolver ferramentas pr&oacute;prias.</p> <p>Outra tend&ecirc;ncia &eacute; a busca por mais conhecimento, por parte das empresas, sobre o funcionamento das ferramentas de busca. O que se observa ainda &eacute; que muitos investimentos s&atilde;o feitos no desenvolvimento de sites corporativos, mas sem grande preocupa&ccedil;&atilde;o com uma efetiva &ldquo;presen&ccedil;a digital&rdquo;, que &eacute; o fator primordial para contribuir com a localiza&ccedil;&atilde;o, ou &ldquo;encontrabilidade&rdquo;, da empresa na web. Afinal, como se sabe, cada vez mais esse &eacute; um fator de sucesso ou fracasso para as institui&ccedil;&otilde;es, dado o h&aacute;bito de uso dos buscadores de todos os tipos, por palavras-chave, como Bing, Google e Yahoo!, de v&iacute;deos, de pre&ccedil;os, entre outros.</p> <p>Esse movimento de migra&ccedil;&atilde;o das verbas para o marketing digital tamb&eacute;m est&aacute; relacionado ao fato de se poder chegar mais pr&oacute;ximo do marketing one-to-one, idealizado pelos profissionais de marketing direto h&aacute; 20 anos e que agora se torna realidade por meio do uso inteligente dos dados, sobre os consumidores. Esse uso inteligente dos dados pode ser observado no exemplo da Amazon, que aprimora continuamente sua opera&ccedil;&atilde;o.</p> <p>A busca de conhecimento, que vem ocorrendo nas empresas, impacta tamb&eacute;m os profissionais de marketing, publicidade, imprensa, enfim de todas as &aacute;reas, de forma t&atilde;o fren&eacute;tica como nunca foi visto antes. Isso porque a internet imprime uma velocidade alucinante, que faz com as pessoas se sintam completamente alienadas em quest&atilde;o de pouco tempo. <br /> &nbsp; <br /> * Sandra Turchi &eacute; Superintendente de Marketing da ACSP – Associa&ccedil;&atilde;o Comercial de S&atilde;o Paulo &ndash; e professora e palestrantes sobre Estrat&eacute;gias de Marketing Digital &ndash; ESPM.&nbsp;Blog: <a target="_blank" href="http://www.sandraturchi.com.br">www.sandraturchi.com.br</a> Twitter: <a target="_blank" href="http://www.twitter.com/sandraturchi">www.twitter.com/sandraturchi</a></p>
Perspectivas para o Marketing Digital em 2010
19 de novembro de 2009