<p class="titulomateria">Pequenas e m&eacute;dias empresas, como alcan&ccedil;ar resultados melhores</p> <p>Por Alessandro Basile*</p> <p>Empresas s&atilde;o entidades em movimento. Vendem produtos e servi&ccedil;os em mercados que mudam a todo o momento. Como planejar em meio a esse cen&aacute;rio mutante? Francisco Varela, Doutor em Biologia pela Universidade de Harvard, desenvolveu uma s&eacute;rie de teorias sobre o funcionamento do c&eacute;rebro humano que se tornaram importantes no meio empresarial. Ele assinala que a imagem que fazemos do mundo tem uma estreita rela&ccedil;&atilde;o com n&oacute;s mesmos. Ou seja: olhamos o mundo &agrave; nossa maneira. Embora isso seja um importante fator de criatividade, pode tamb&eacute;m nos conduzir a erros e confus&otilde;es, pois &eacute; fato que n&oacute;s n&atilde;o temos todas as respostas.</p> <p>Um meio de minimizar erros no dia-a-dia da empresa e de encontrar algumas respostas &eacute; analisando os resultados obtidos at&eacute; o momento, desenvolver um planejamento e, acima de tudo, criar meios que garantam implementa&ccedil;&atilde;o das a&ccedil;&otilde;es. <br />Agora que estamos entrando no segundo semestre, &eacute; importante realizar uma auto-avalia&ccedil;&atilde;o empresarial. Mas o que avaliar? H&aacute; quatro &aacute;reas em sua empresa que precisam ser examinadas de perto: MARKETING, VENDAS, FINAN&Ccedil;AS e PESSOAS.</p> <p>Olhar para o MARKETING vai permitir que sua empresa avalie se o seu produto &eacute; realmente diferente, se a linha de produtos &eacute; competitiva em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; concorr&ecirc;ncia, qual a imagem dos produtos e da empresa para os consumidores, o grau de conhecimento do mercado onde voc&ecirc; atua e se o seu produto ou servi&ccedil;o responde de fato aos anseios dos consumidores.</p> <p>Analisando as VENDAS, voc&ecirc; poder&aacute; compreender como &eacute; feita a distribui&ccedil;&atilde;o de seu produto ou servi&ccedil;o, ou seja, se ele est&aacute; atingindo os consumidores; se a sua estrutura de vendas &eacute; capaz de atender a demanda potencial; se a sua equipe est&aacute; treinada e motivada e conhece o mercado e, o mais importante, se sua empresa conhece os clientes.</p> <p>E as FINAN&Ccedil;AS? Avaliando esta &aacute;rea, voc&ecirc; saber&aacute; o quanto seus produtos s&atilde;o rent&aacute;veis, quais deles t&ecirc;m mais rentabilidade do que os demais e o que fazer para tornar produtos deficit&aacute;rios em vacas leiteiras. Mais do que isso: a an&aacute;lise financeira vai permitir que voc&ecirc; saiba se tem caixa suficiente para bancar o crescimento, o que vai exigir um planejamento financeiro que viabilize uma integra&ccedil;&atilde;o positiva entre marketing, vendas e finan&ccedil;as.</p> <p>E, por fim, mas n&atilde;o menos importante, as PESSOAS. Sua equipe est&aacute; motivada e treinada? O pessoal conhece os objetivos da empresa? S&atilde;o profissionais certos nos lugares certos? Seus vendedores ou representantes acreditam no produto que vendem?</p> <p>Como voc&ecirc; v&ecirc;, o autodiagn&oacute;stico &eacute; o in&iacute;cio de um planejamento empresarial realmente eficaz, que vai mudar o patamar de desempenho de sua empresa. No entanto, este planejamento re&uacute;ne atividades diferentes, que exigem expertises e habilidades que n&atilde;o s&atilde;o encontradas em uma s&oacute; pessoa. Para que esta auto-an&aacute;lise empresarial n&atilde;o tenha uma &uacute;nica vis&atilde;o realize-a em conjunto com sua equipe. Vis&otilde;es diferentes, desde que sejam organizadas e direcionadas para um objetivo comum podem levar sua empresa a alcan&ccedil;ar resultados cada vez melhores.</p> <p><a href="http://www.canalpme.com.br/diagnostico.asp" target="_blank">Para come&ccedil;ar, voc&ecirc; pode fazer o auto-diagn&oacute;stico da AGMKT que voc&ecirc; encontra aqui.</a></p> <p>* Alessandro Basile &eacute; s&oacute;cio da <a href="http://www.agmkt.com.br" target="_blank">AGMKT</a>, publicit&aacute;rio, p&oacute;s-graduado em Comunica&ccedil;&atilde;o com Mercado pela ESPM, com especializa&ccedil;&atilde;o pela FGV e Especialista de Marketing para Pequenas e M&eacute;dias Empresas. E-mail: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p>
Pequenas e médias empresas, como alcançar resultados melhores
18 de julho de 2008