Patrocínio esportivo movimenta R$ 665 milhões no Brasil 2 de janeiro de 2014

Patrocínio esportivo movimenta R$ 665 milhões no Brasil

         

Análise foi feita a partir do levantamento de 89 equipes que disputam as quatro principais ligas de esportes coletivos do país: Futebol, Futsal, Voleibol e Basquetebol

Publicidade

O mercado de patrocínio esportivo brasileiro encerrou 2013 movimentando R$ 665 milhões. Um estudo da Brunoro Sport and Business (BSB), analisou 89 equipes que disputam as quatro principais ligas de esportes coletivos do país: futebol, futsal, voleibol e basquetebol. O resultado indica que o mercado nacional segue uma tendência mundial onde o esporte desponta como principal segmento a atrair investimentos em patrocínio. Estima-se que aproximadamente US$ 115 bilhões sejam gastos anualmente com esta ferramenta e 70% deste valor é direcionado aos esportes.

No Brasil, o futebol é a principal modalidade, recebendo 68% do orçamento. Em seguida aparecem o vôlei, com 16%, basquete com 9%, e Futsal com 7%. Entre os anunciantes com os maiores valores investidos no esporte, o setor público aparece em primeiro, seguido por empresas de comunicação e de saúde. Companhias de construção civil e entidades bancárias ocupam a quarta e a quinta posição, respectivamente. Em modalidades como futsal, basquete e vôlei, a pesquisa também aponta um maior aporte das prefeituras e governos estudais em equipes locais.

esporte,patrocínio,pesquisa

Aproveite e leia também: Marketing esportivo ainda trilha caminho para a maturidade no Brasil. Conteúdo exclusivo para assinantes + Mundo do Marketing. Acesse aqui.

https://www.mundodomarketing.com.br/mais-mundo-do-marketing/estudos/11/marketing-esportivo-ainda-trilha-caminho-para-maturidade-no-brasil.html


Publicidade