<p><strong>Patroc&iacute;nio esportivo: cuide de sua marca</strong></p><p>Por Rafael Niro*</p><p>No in&iacute;cio de agosto, os assinantes de TV a cabo acompanharam mais uma etapa do X-Games, realizado em Los Angeles, Estados Unidos. Considerada as olimp&iacute;adas dos esportes radicais, a competi&ccedil;&atilde;o tornou-se uma oportunidade &uacute;nica para se compreender como a rela&ccedil;&atilde;o atleta-patrocinador &eacute; tratada nos Estados Unidos, Canad&aacute; e Europa.</p><p>Num primeiro momento, alguns minutos em frente &agrave; TV foram suficientes para notar como as marcas dos patrocinadores eram expostas nos uniformes e equipamentos dos atletas. Parecia uma coreografia. Tra&ccedil;ando um comparativo com o que ocorre no Brasil, o espectador tem que se esfor&ccedil;ar muito para tentar descobrir quem ap&oacute;ia seu atleta predileto. O comprometimento com a marca do patrocinador costuma ser &iacute;nfimo, quase nulo. </p><p>A exemplo de atletas norte-americanos e europeus &eacute; evidente que atitudes previamente estabelecidas, adotadas por ambas as partes, fazem do esporte um segmento muito mais atrativo e rent&aacute;vel. A proximidade entre marca patrocinadora e atleta-modalidade &eacute; de extrema import&acirc;ncia para que as oportunidades sejam trabalhadas de maneira otimizada.</p><p>Esta pr&aacute;tica permite, inclusive, que os ve&iacute;culos de comunica&ccedil;&atilde;o assegurem maior visibilidade &agrave; marca patrocinadora. Equipes e atletas dependem do apoio financeiro de empresas privadas para obter as m&iacute;nimas condi&ccedil;&otilde;es de treinamento e a certeza de que ir&atilde;o participar das principais provas de suas categorias. Diante deste cen&aacute;rio, &eacute; fundamental que o patrocinado tenha a consci&ecirc;ncia de que estar&aacute; representando uma marca, e at&eacute; mesmo o grupo de pessoas que trabalham naquela empresa que o est&aacute; apoiando. </p><p>Por outro lado, as empresas que buscam obter algum retorno atrav&eacute;s do esporte, precisam levar a s&eacute;rio o patroc&iacute;nio esportivo. Conhe&ccedil;o casos de empresas que enxergam o patroc&iacute;nio como uma esp&eacute;cie de favor por apre&ccedil;o por determinado atleta ou modalidade. &Eacute; preciso planejamento, pois s&atilde;o in&uacute;meras as possibilidades que podem ajudar a empresa a atingir um &iacute;ndice consider&aacute;vel de exposi&ccedil;&atilde;o de marca. Entre as mais comuns, podemos citar a utiliza&ccedil;&atilde;o dos produtos da marca – pelo atleta – em coletivas de imprensa, premia&ccedil;&otilde;es e eventos sociais. O patrocinador tamb&eacute;m pode e deve cobrar atitudes do esportista apoiado, mas para isso h&aacute; que se garantir condi&ccedil;&otilde;es para a utiliza&ccedil;&atilde;o de seus produtos.</p><p>Outro fator important&iacute;ssimo &eacute; a presen&ccedil;a dos respons&aacute;veis de marketing no dia-a-dia da equipe, uma vez que somente ao presenciar a competi&ccedil;&atilde;o pode-se desenhar a melhor estrat&eacute;gia de divulga&ccedil;&atilde;o da marca. N&atilde;o importa que modalidade ou atleta esteja sendo apoiado, n&atilde;o &eacute; aceit&aacute;vel que os atletas d&ecirc;em entrevistas sem que a marca do patrocinador seja exposta ou mesmo flagr&aacute;-los com produtos de marcas diferentes das de seus investidores.</p><p>Se alguns cuidados forem tomados, a cobertura da m&iacute;dia ser&aacute; bem maior e o mercado esportivo passar&aacute; a ser mais atrativo para todos. A evolu&ccedil;&atilde;o do profissionalismo trar&aacute; benef&iacute;cios n&atilde;o s&oacute; aos esportistas e patrocinadores, mas a todos aqueles que se relacionam com o esporte de alguma forma. A m&iacute;dia cumprir&aacute; seu papel de divulgadora e os espectadores de f&atilde;s. Para isso, cada um deve vestir sua camisa e honrar o papel que desempenha. </p><p>* Rafael Niro &eacute; diretor da ag&ecirc;ncia Atena Marketing Esportivo. E-mail: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.atenamktesportivo.com.br" target="_blank">www.atenamktesportivo.com.br</a></p>
Patrocínio esportivo: cuide de sua marca
3 de outubro de 2007