<p><strong>Pare de reagir e comece a planejar</strong></p><p>Por Alessandro Basile*<br />&nbsp; <br />Planejamento anual &eacute; uma importante ferramenta para o sucesso dos neg&oacute;cios, mas perde seu impacto se n&atilde;o sair do papel. Fa&ccedil;a um autodiagn&oacute;stico da sua empresa. Se estiver envolvida em uma guerra de pre&ccedil;o sem fim, se os seus produtos ou servi&ccedil;os s&atilde;o praticamente iguais aos da concorr&ecirc;ncia ou se a sua equipe de vendas est&aacute; desmotivada e desnorteada, est&aacute; na hora de parar de reagir &agrave;s a&ccedil;&otilde;es do mercado e come&ccedil;ar a agir. O alinhamento de estrat&eacute;gias e objetivos a partir de um planejamento &eacute; um excelente come&ccedil;o. </p><p>Alguns passos s&atilde;o importantes para constru&ccedil;&atilde;o de um plano. Antes de tudo forme um grupo heterog&ecirc;neo – com os principais membros de cada &aacute;rea da empresa – que ser&aacute; respons&aacute;vel pela elabora&ccedil;&atilde;o do plano, divulga&ccedil;&atilde;o interna e implanta&ccedil;&atilde;o das a&ccedil;&otilde;es. Com o grupo formado, comece pela revis&atilde;o ou defini&ccedil;&atilde;o do prop&oacute;sito do seu neg&oacute;cio, mesmo que voc&ecirc; j&aacute; tenha um definido. Proponha para que os membros repensem os objetivos da sua empresa e juntos, pelo consenso, definam um prop&oacute;sito que represente o motivo pelo qual sua empresa existe. </p><p>Aproveite tamb&eacute;m para reavaliar ou definir os valores &eacute;ticos e morais do seu neg&oacute;cio. Defina o que a sua empresa respeita e preza, levando em conta seu passado cultural, seu ambiente e principalmente suas cren&ccedil;as. Com este conjunto de valores claramente definidos ser&aacute; poss&iacute;vel, por exemplo, contratar pessoas mais adequadas aos valores de sua empresa. </p><p>Fa&ccedil;a uma an&aacute;lise interna de pontos fortes e fracos e, olhando ao mercado, defina oportunidades e amea&ccedil;as para o seu neg&oacute;cio, o que permitir&aacute; que todos os envolvidos tenham uma no&ccedil;&atilde;o clara da situa&ccedil;&atilde;o da empresa, que pode estar em crescimento, em fase de inova&ccedil;&atilde;o, estagna&ccedil;&atilde;o ou extin&ccedil;&atilde;o. </p><p>Com este conjunto definido, elabore seus objetivos. Eles precisam ser ambiciosos, por&eacute;m, realistas, mensur&aacute;veis e com prazos pr&eacute;-determinados. Lembre-se que o planejamento n&atilde;o deve ser est&aacute;tico. Deve ser usado como um instrumento de gest&atilde;o e nunca colocado na gaveta. N&atilde;o se esque&ccedil;a ainda de avaliar continuamente porque sempre ser&atilde;o necess&aacute;rias mudan&ccedil;as. </p><p>Realizado esse processo, chegou &agrave; hora de definir as a&ccedil;&otilde;es para cada objetivo definido. Seja bastante criterioso e realista, defina a&ccedil;&otilde;es que estejam de acordo com a realidade financeira de sua empresa e, principalmente, que sejam implement&aacute;veis, ou seja, que os membros de sua equipe tenham tempo e caracter&iacute;sticas necess&aacute;rias para viabiliz&aacute;-las. Para todas as a&ccedil;&otilde;es defina prazos, tanto para in&iacute;cio quanto para t&eacute;rmino e respons&aacute;veis. </p><p>Planejar &eacute; fundamental, por&eacute;m fazer as a&ccedil;&otilde;es sa&iacute;rem do papel &eacute; o grande desafio. Pela experi&ecirc;ncia na condu&ccedil;&atilde;o de mais de tr&ecirc;s dezenas de projetos envolvendo pequenas e m&eacute;dias empresas, n&atilde;o tenho d&uacute;vidas de que sai muito mais barato contratar, por um tempo pr&eacute;-determinado, a experi&ecirc;ncia de profissionais que, al&eacute;m de proporcionarem uma vis&atilde;o externa, ajudar&aacute; a sua empresa a planejar e implantar o que foi sugerido. Ent&atilde;o, aproveite o in&iacute;cio do ano e comece a planejar.</p><p>* Alessandro Basile &eacute; s&oacute;cio da AGMKT &ndash; Estrat&eacute;gia Empresarial, publicit&aacute;rio, p&oacute;s-graduado em Comunica&ccedil;&atilde;o com Mercado pela ESPM, com especializa&ccedil;&atilde;o pela FGV e Consultor de Marketing para Pequenas e M&eacute;dias Empresas. Contato: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.agmkt.com.br/">www.agmkt.com.br</a></p>
Pare de reagir e comece a planejar
30 de janeiro de 2008