A velocidade das inovações faz com que o profissional de Marketing precise se atualizar constantemente. De olho nas ferramentas, tendências e atualizações, são eles que acabam por apresentar e testar toda novidade que possa impactar o resultado nos negócios. Por isso, é essencial saber o que eles observam a respeito dos próximos investimentos em Marketing e o que deve impactar o mercado.

Foi questionando sua base no LinkedIn que o perfil do Mundo do Marketing teve acesso ao que é mais relevante aos profissionais de Marketing. Ao serem inquiridos sobre o que terá mais impacto no Marketing no curto prazo, a maioria dos mais de 1.100 participantes afirmou que é a Inteligência Artificial. Em tempos de Chat GPT e novas tecnologias que estão auxiliando tanto consumidores quanto profissionais, não é estranho que 64% apontem a IA como o que mais impactará a área.

Na sequência, e empatados com 12%, surgem Metaverso, 5G e Internet das Coisas. Os dados estão em sintonia com pesquisas globais. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, 98% dos entrevistados concordem que, em 2023 e além, softwares autônomos e colaborativos com inteligência artificial e robôs móveis automatizarão processos e tarefas, incluindo análise de dados, permitindo que os humanos sejam mais eficientes e eficazes. 

Participe da página do Mundo do Marketing no LinkedIn.

Leia também: “Adotar tecnologia é possível, mas ainda temos medo”, diz CEO da Cake ERP