A mudança de comportamento do consumidor durante a pandemia terá reflexos nas estratégias de empresas, principalmente em ações no ambiente digital, no último trimestre do ano. De acordo com o estudo global O Caminho para a Retomada: os Picos de Venda para 2020 Repensados, feita pela Rakuten Advertising, os períodos de maior vendas do varejo, a Black Friday e o Natal, não serão abalados pela pandemia.
Durante os meses de outubro a dezembro o investimento das empresas será direcionado principalmente para ações online em sites de cupons e programas de cashback. Isto porque a pesquisa mostra que 50% dos brasileiros são influenciados por estes dois modelos. Além disso, 56% dos consumidores pesquisados afirmam estarem abertos a publicidades durante os três últimos meses do ano.
A pesquisa também mostra que 86% dos participantes continuarão comprando online na Black Friday e no Natal e 31% usará um dispositivo móvel. A intenção de compras dos brasileiros neste período é tão importante que 69% deles dizem que não mudariam os gastos que já estão planejados. Os maiores motivadores para as compras pela internet são frete grátis (43%).
Segundo a pesquisa, 43% dos consumidores são motivados pelo frete grátis em compras online e 50% são influenciados a comprar a partir de cupons e sistemas de cashback. Segundo o estudo, o site especializado em cupons e cashback, Cuponomia, registrou crescimento 359% nas vendas de celular e smartphone desde março deste ano. Já as vendas de cursos e aulas online aumentou 224%, seguido por informática (126%), farmácias (118%), utilidades domésticas (118%), animais e pet (89%) e alimentos e bebidas (78%).
A pesquisa online feita pela Rakuten Advertising aconteceu entre junho e julho de 2020, com 8.673 pessoas maiores de 18 anos. Os países envolvidos no estudo foram: Reino Unido, França, Alemanha, Austrália, Canadá, China, Hong Kong, Nova Zelândia, Singapura, Coreia do Sul, Estados Unidos além do Brasil.