Pandemia não influencia intenção de compras dos brasileiros no final do ano, diz pesquisa Bruno Mello 18 de setembro de 2020

Pandemia não influencia intenção de compras dos brasileiros no final do ano, diz pesquisa

         

Estudo feito pela Rakuten Advertising mostra que 86% dos consumidores em todo o mundo continuarão com planos de compras online durante Black Friday e Natal

Pandemia não influencia intenção de compras dos brasileiros no final do ano diz pesquisa
Publicidade

A mudança de comportamento do consumidor durante a pandemia terá reflexos nas estratégias de empresas, principalmente em ações no ambiente digital, no último trimestre do ano. De acordo com o estudo  global O Caminho para a Retomada: os Picos de Venda para 2020 Repensados, feita pela Rakuten Advertising, os períodos de maior vendas do varejo, a Black Friday e o Natal, não serão abalados pela pandemia.

Durante os meses de outubro a dezembro o investimento das empresas será direcionado principalmente para ações online em sites de cupons e programas de cashback. Isto porque a pesquisa mostra que 50% dos brasileiros são influenciados por estes dois modelos. Além disso, 56% dos consumidores pesquisados afirmam estarem abertos a publicidades durante os três últimos meses do ano.

A pesquisa também mostra que 86% dos participantes continuarão comprando online na Black Friday e no Natal e 31% usará um dispositivo móvel. A intenção de compras dos brasileiros neste período é tão importante que 69% deles dizem que não mudariam os gastos que já estão planejados. Os maiores motivadores para as compras pela internet são  frete grátis (43%).

Segundo a pesquisa, 43% dos consumidores são motivados pelo frete grátis em compras online e 50% são influenciados a comprar a partir de cupons e sistemas de cashback. Segundo o estudo, o site especializado em cupons e cashback, Cuponomia, registrou crescimento 359% nas vendas de celular e smartphone desde março deste ano. Já as vendas de cursos e aulas online aumentou 224%, seguido por informática (126%), farmácias (118%), utilidades domésticas (118%), animais e pet (89%) e alimentos e bebidas (78%).

A pesquisa online feita pela Rakuten Advertising aconteceu entre junho e julho de 2020, com 8.673 pessoas maiores de 18 anos. Os países envolvidos no estudo foram: Reino Unido, França, Alemanha, Austrália, Canadá, China, Hong Kong, Nova Zelândia, Singapura, Coreia do Sul, Estados Unidos além do Brasil.

Publicidade


Publicidade