<p><strong>Os Novos Desafios de Marketing</strong></p><p>Por Andr&eacute; Veloso* </p><p>Os Diretores e Vice-presidentes de marketing nas grandes corpora&ccedil;&otilde;es convivem hoje com alguns grandes desafios, independendo da ind&uacute;stria ou do mercado em que atuam: </p><p>1. Crescimento org&acirc;nico – manter uma taxa m&iacute;nima de crescimento, coerente com o crescimento de seus mercados alvo, mesmo com aumento da concorr&ecirc;ncia;<br />2. Intera&ccedil;&atilde;o com Clientes &ndash; lidar com clientes cada vez mais conscientes e exigentes, aumentando o n&iacute;vel de servi&ccedil;o oferecido e, consequentemente, seu custo para a organiza&ccedil;&atilde;o; <br />3. Responsabilidade Corporativa &ndash; desenvolver indicadores mais objetivos e mensur&aacute;veis para as atividades de marketing, quebrando o estigma de que &ldquo;comunica&ccedil;&atilde;o n&atilde;o se mede&rdquo;;<br />4. Intelig&ecirc;ncia de Neg&oacute;cios &ndash; encontrar o ponto certo entre falta e excesso de informa&ccedil;&otilde;es, aquele ponto em que a companhia toma todas as suas decis&otilde;es baseadas em conhecimento, mas sem ser sufocada por informa&ccedil;&otilde;es inintelig&iacute;veis ou detalhadas em excesso.</p><p>Estes desafios, que s&atilde;o caracter&iacute;sticos da sociedade de informa&ccedil;&atilde;o em que estamos inseridos, s&atilde;o uma boa evid&ecirc;ncia do tipo de mercado que espera os profissionais d e marketing nos pr&oacute;ximos anos. Estes desafios, que ultrapassam as fronteiras do marketing tradicional, exigem uma vis&atilde;o mais ampla da atividade de marketing, englobando n&atilde;o apenas atividades de comunica&ccedil;&atilde;o e promo&ccedil;&atilde;o de produtos, mas considerando tamb&eacute;m a capacidade da empresa de gerenciar e utilizar informa&ccedil;&otilde;es de clientes em seu dia-a-dia.</p><p>Este novo processo, chamado de &ldquo;Enterprise Marketing Manager&rdquo; (EMM), ou Gest&atilde;o corporativa de marketing, pelos especialistas, aponta a necessidade de desenvolver, dentro das &aacute;reas de marketing e neg&oacute;cios, algumas capacidades corporativas fundamentais. As empresas que n&atilde;o conseguirem desenvolver estas capacidades correm o risco de ter resultados muito inferiores &agrave;s outras e, consequentemente, perderem neg&oacute;cios e se desvalorizarem como empresas. Ao conhec&ecirc;-las, &eacute; f&aacute;cil entender porque s&atilde;o t&atilde;o importantes:</p><p><span class="texto_laranja_bold">Capacidade 1: Segmentar e atuar sobre cada segmento individualmente</span><br />Com o aumento da complexidade dos mercados, e a conseq&uuml;ente diversidade de clientes e competidores, &eacute; cada vez mais necess&aacute;ria a exist&ecirc;ncia de uma segmenta&ccedil;&atilde;o formal, na qual sejam definidos o valor e o grupo de necessidades a que pertence cada cliente da companhia. As estrat&eacute;gias de marketing e comunica&ccedil;&atilde;o, neste ponto, s&atilde;o definidas n&atilde;o mais a partir da perspectiva do gerente de produtos, mas de necessidades e caracter&iacute;sticas identificadas em cada grupo espec&iacute;fico resultante da segmenta&ccedil;&atilde;o.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Capacidade 2 : Gerenciar campanhas multicanais </span><br />Uma nova gera&ccedil;&atilde;o de consumidores est&aacute; chegando a maturidade de consumo: uma gera&ccedil;&atilde;o que, ao contr&aacute;rio das anteriores, &eacute; multimulticanal, multiconte&uacute;do, multitarefa. Imprevis&iacute;veis, estes consumidores n&atilde;o seguem padr&otilde;es e se movem de um canal de intera&ccedil;&atilde;o a outro quando mais lhe conv&eacute;m. Assim, para ter sucesso no futuro, as empresas precisam ter a capacidade de gerenciar esta migra&ccedil;&atilde;o constante, acompanhando clientes e a&ccedil;&otilde;es promocionais em diversos canais ao mesmo tempo</p><p><span class="texto_laranja_bold">Capacidade 3: Gerenciar oportunidades </span><br />Mais concorrentes, um mesmo universo de consumidores: neste cen&aacute;rio em que estamos, a gest&atilde;o de oportunidades, ou leads, &eacute; fundamental. Uma vez identificados, clientes de qualidade n&atilde;o podem ser perdidos ou se tornam clientes da concorr&ecirc;ncia, e as barreiras para proteg&ecirc;-los come&ccedil;am a ser erguidas. Muitas empresas, hoje, investem fortemente em atrair a aten&ccedil;&atilde;o do cliente, mas n&atilde;o tem processos organizados para captar este potencial cliente interessado e transform&aacute;-lo em um cliente real. Criar este processo, e desenvolver formas de analisar convers&atilde;o, perfis e resultados &eacute; um desafio ainda por superar na maior parte das empresas.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Capacidade 4 : Gerenciar marketing corporativamente</span><br />Para poder entregar produtos e servi&ccedil;os mais personalizados, as fun&ccedil;&otilde;es de marketing precisam estar mais integradas ao restante da organiza&ccedil;&atilde;o, desde o processo de pesquisa e desenvolvimento, que recebe os inputs de mercado atrav&eacute;s deste grupo, at&eacute; a cadeia de distribui&ccedil;&atilde;o, desenhada e estimulada em combina&ccedil;&atilde;o com os perfis identificados de cientes que procuram cada tipo de ponto de venda ou de servi&ccedil;o. </p><p>A combina&ccedil;&atilde;o destas quatro capacidades e sua gest&atilde;o atrav&eacute;s de uma &aacute;rea de marketing com um papel central na defini&ccedil;&atilde;o das estrat&eacute;gias e t&aacute;ticas de toda corpora&ccedil;&atilde;o, &eacute; a base sobre a qual o EMM se estabelece. Atrav&eacute;s dos processos internos redesenhados com foco no cliente, suas experi&ecirc;ncias s&atilde;o compartilhadas em toda organiza&ccedil;&atilde;o, e se tornam o ponto de partida da tomada de decis&atilde;o nos diferentes n&iacute;veis da companhia.</p><p>Mais do que desenvolver produtos e servi&ccedil;os, a fun&ccedil;&atilde;o de marketing assume seu papel de l&iacute;der na &aacute;rea de gest&atilde;o de informa&ccedil;&otilde;es de mercado e clientes, e, ao combinar estes dados com resultados e an&aacute;lises financeiras, traz informa&ccedil;&otilde;es de alto valor para acionistas e gestores, ampliando a capacidade da empresa em avaliar seus investimentos e otimizar os recursos, aprendendo com as experi&ecirc;ncias anteriores como desenvolver produtos, servi&ccedil;os e campanhas cada vez mais efetivas.</p><p>* Andr&eacute; Veloso &eacute; Gerente de processos de CRM na Roche Farmac&ecirc;utica e trabalha na &aacute;rea de relacionamento com clientes desde 1997. Formado pela ESPM em Comunica&ccedil;&atilde;o Social, j&aacute; atuou com empresas como Volkswagen, VIVO, BASF e outras em seus projetos de marketing de relacionamento. E-mail: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a>&nbsp; </p>
Os Novos Desafios de Marketing
1 de novembro de 2007