<p>O Mundo do Marketing este ano, al&eacute;m de noticiar as principais e maiores estrat&eacute;gias e a&ccedil;&otilde;es de Markerting no Brasil como de costume, inovou ao hospedar o blog Erros de Marketing. Como nem tudo s&atilde;o flores, o espa&ccedil;o apresentou erros de estrat&eacute;gia, planejamento e execu&ccedil;&atilde;o de projetos que poderiam dar certo, mas que por algum motivo explicitaram os equ&iacute;vocos em departamentos de Marketing.</p> <p>A lista de erros &eacute; extensa e conta com nomes de peso do mercado internacional. Nestl&eacute;, P&atilde;o de A&ccedil;&uacute;car, Procter &amp; Gamble, Toyota e Hyundai s&atilde;o os destaques. Como toda a hist&oacute;ria tem sempre um lado bom, os erros cometidos em 2010 podem ser um aprendizado para o ano que chega e, com ele, os desafios e decis&otilde;es tomadas pelos profissionais de Marketing.</p> <p>Uma das li&ccedil;&otilde;es que fica &eacute; o poder que o boca a boca negativo tem para destruir a reputa&ccedil;&atilde;o, seja da marca que for. Outro erro recorrente este ano foi a falta de planejamento em a&ccedil;&otilde;es como a chuva de Twix, que decepcionou grande parte dos consumidores do produto. Sem contar o desastre da P&amp;G quando deixou cariocas em p&acirc;nico com uma a&ccedil;&atilde;o promocional durante um per&iacute;odo de conflitos entre traficantes e policiais.</p> <p><strong>Como n&atilde;o fazer Marketing</strong><br /> De acordo o autor do blog Erros de Marketing, esse foi um ano cheio de aprendizados e tamb&eacute;m de afirma&ccedil;&atilde;o de que o consumidor que se sente enganado pode espalhar sua insatisfa&ccedil;&atilde;o para milhares de pessoas. &ldquo;O an&uacute;ncio que <a target="_blank" href="https://www.mundodomarketing.com.br/14786,115,blogs,pao-de-acucar-elimina-o-brasil-da-copa-.html">&quot;eliminou&quot; o Brasil da Copa 2010</a> publicado pelo supermercado Extra na Folha de S&atilde;o Paulo nos ensinou tamb&eacute;m sobre a import&acirc;ncia do cuidado com detalhes e revis&otilde;es&rdquo;, diz o autor, que tem sua identidade preservada porque &eacute; um profissional de Marketing de uma multinacional, em entrevista ao Mundo do Marketing.</p> <p>Uma <a target="_blank" href="https://www.mundodomarketing.com.br/5,16671,promocao-da-p-g-aumenta-panico-no-rio.htm">promo&ccedil;&atilde;o da P&amp;G colocou ainda mais medo na popula&ccedil;&atilde;o do Rio de Janeiro</a> no m&ecirc;s de novembro. No projeto &quot;Caixas Misteriosas&quot;, relacionada &agrave; promo&ccedil;&atilde;o Avi&atilde;o do Faust&atilde;o, a empresa decidiu fazer uma a&ccedil;&atilde;o de guerrilha espalhando caixas pela cidade, o que fez com que o esquadr&atilde;o antibomba fosse acionado. &ldquo;O resultado foi, literalmente, bomb&aacute;stico e saiu como algo negativo em quase todos os meios de comunica&ccedil;&atilde;o&rdquo;, escreveu o autor no blog.</p> <p>Falando nos piores erros do ano, a propaganda do <a target="_blank" href="https://www.mundodomarketing.com.br/115,10537,blogs">&quot;tch&oacute; tch&oacute;&quot; da Hyundai</a> mostrou como n&atilde;o se deve usar eventos para &ldquo;impor&rdquo; novos h&aacute;bitos. Patrocinadora oficial da Copa 2010, a montadora decidiu criar um &quot;novo jeito de torcer&quot; que n&atilde;o teve sucesso. Para piorar, a marca n&atilde;o mostra e nem cita nenhum de seus produtos ou benef&iacute;cios durante o filme.</p> <p><strong>Errar para aprender</strong><br /> Apesar de parecer, erros como esses n&atilde;o ocorrem apenas com profissionais incompetentes ou despreparados. &ldquo;Imagino que os supostos erros que postamos s&atilde;o exemplos de resultados obtidos por profissionais bem intencionados, que genuinamente queriam fazer algo de bom para as suas marcas. No m&iacute;nimo eles nos ensinam que &eacute; preciso muito mais que boa inten&ccedil;&atilde;o para gerar resultados positivos&rdquo;, aponta o autor de Erros de Marketing.</p> <p>Assim como a <a target="_blank" href="https://www.mundodomarketing.com.br/5,14402,chuva-de-twix-repercute-de-forma-negativa-na-internet.htm">Mars ensinou como n&atilde;o fazer uma chuva de Twix</a>. A primeira falha desta a&ccedil;&atilde;o foi limitar o acesso para duas mil pessoas e deixar outras duas mil de fora, sem considerar nem mesmo os que haviam chegado ao local no hor&aacute;rio recomendado. Outro erro foi que a empresa garatiu distribuir 16 mil unidades do chocolate durante dois minutos. Nos v&iacute;deos postados na internet percebe-se, por&eacute;m, que a &ldquo;chuva&rdquo; tamb&eacute;m foi feita com papel picado junto ao produto.</p> <p>Resta saber o que origina tais erros e o que os profissionais de marketing podem fazer para evitar isso. &ldquo;Alguns erram por incompet&ecirc;ncia, outros por pressa e outros por pura falta de sorte. Em geral, essas parecem ser as principais causas do deslizes, mas n&atilde;o d&aacute; para negar que alguns desses erros v&ecirc;m do risco que algum gestor decidiu tomar no passado ao querer inovar demais&quot;, acredita.</p> <p><strong>Dicas para evitar erros</strong><br /> O autor apresenta algumas dicas que podem ajudar os profissionais de Markerting a evitarem os erros. Primeiro &eacute; planejar bem. &ldquo;Querer lan&ccedil;ar as coisas sem dedicar um tempo de qualidade ao pensamento estrat&eacute;gico e ao planejamento aumenta as chances de fracasso. Depois, contrate profissionais experientes e qualificados, n&atilde;o o seu sobrinho s&oacute; porque ele gosta de desenhar. Por fim, aprenda r&aacute;pido com os erros para n&atilde;o repet&iacute;-los e aprenda com os erros dos outros&rdquo;, ensina.</p> <p>O prop&oacute;sito do blog <a target="_blank" href="https://www.mundodomarketing.com.br/115,blogs,erros-de-marketing">Erros de Marketing</a> n&atilde;o &eacute; apenas apontar os equ&iacute;vocos e nem diminuir o trabalho feito nas empresas. &ldquo;O objetivo principal do blog n&atilde;o &eacute; o de atirar pedras nas campanhas, mas gerar ricas discuss&otilde;es sobre a efetividade de tudo o que fazemos. O Marketing n&atilde;o &eacute; uma ci&ecirc;ncia exata e n&atilde;o h&aacute; apenas uma forma de faz&ecirc;-lo bem&rdquo;, explica.</p> <p>Desta forma, ele acredita que n&atilde;o h&aacute; como estabalecer o que &eacute; certo e o que &eacute; errado, mas, quanto mais questionamentos forem feitos quanto a a&ccedil;&otilde;es criadas para o dia a dia, mais o profissional de Marketing desenvolver&aacute; o mercado. &ldquo;Isto &eacute; o que nos ajudar&aacute; a sermos mais criteriosos em nossas pr&oacute;prias id&eacute;ias e execu&ccedil;&otilde;es no futuro, o que pode aumentar nossas chances de sucesso&rdquo;, completa.</p>
Os maiores erros de Marketing de 2010
17 de dezembro de 2010
![](https://z7p855.p3cdn1.secureserver.net/wp-content/uploads/2022/10/erros_mkt_foto1.jpg?time=1722042549)