<p><strong>Os 9 Planos Topogr&aacute;ficos do Mercado</strong></p><p>Por Lu&iacute;s S&eacute;rgio Lico*</p><p>De uns dez anos para c&aacute;, pudemos notar que com mais empenho, as for&ccedil;as produtivas do mercado se organizam em fun&ccedil;&atilde;o de analisar suas pr&oacute;prias rela&ccedil;&otilde;es. Este movimento de olhar a si mesmo, que em epistemologia se chama &ldquo;dobra&rdquo;, ganhou velocidade com as importantes contribui&ccedil;&otilde;es de pensadores j&aacute; &ldquo;cl&aacute;ssicos&rdquo;, como Porter, Drucker e muitos outros. No entanto, n&atilde;o somente podemos viver a falar de for&ccedil;as, nem de rela&ccedil;&otilde;es ou modelos de clusters. O dinamismo e a velocidade das transforma&ccedil;&otilde;es imp&otilde;em um ritmo alucinante e, logo mais – isto que, para a maioria ainda &eacute; novidade – receber&aacute; outro poderoso influxo de moldes topogr&aacute;ficos, dial&oacute;gicos e topol&oacute;gicos. A an&aacute;lise diagn&oacute;stica entrar&aacute; com for&ccedil;a total em nossas vidas.</p><p>Sendo assim, tentarei detalhar o que se pode esperar para estes movimentos, que, apesar de serem mais conhecidos em filosofia e matem&aacute;tica, come&ccedil;am a ganhar espa&ccedil;o de reflex&atilde;o nas &aacute;reas corporativas. Convencionalmente, espa&ccedil;os topol&oacute;gicos s&atilde;o estruturas que permitem a formaliza&ccedil;&atilde;o de conceitos tais como converg&ecirc;ncia, conexidade e continuidade, atuando como no&ccedil;&atilde;o unificadora central. Dial&oacute;gico significa plural. Topogr&aacute;fico, os desn&iacute;veis e panoramas. Diagnosticar &eacute; apontar.</p><p>Para tentar desvendar este novo &ldquo;segredo&rdquo;, resumi o conte&uacute;do em planos de intersec&ccedil;&atilde;o, com as perguntas e objetivos principais. Claro que &eacute; um resumo, pois este assunto n&atilde;o se esgota num artigo. A no&ccedil;&atilde;o de planos que se entrecruzam dever&aacute; nortear o que entendemos por rela&ccedil;&otilde;es com o mercado e com as estrat&eacute;gias empresariais. Do varejista ao conglomerado que domina toda a cadeia produtiva, ningu&eacute;m estar&aacute; isento de participar de uma revolu&ccedil;&atilde;o das simula&ccedil;&otilde;es e mapeamentos. Por enquanto, devemos nos preparar para a aplica&ccedil;&atilde;o em nove planos convergentes. S&atilde;o eles:</p><p><span class="texto_laranja_bold">1- Geo Marketing</span><br />Pergunta: Onde est&atilde;o?<br />A&ccedil;&atilde;o: Infiltrar, Reconhecer e Combater<br />Objetivo: Identificar a Topografia e Acidentes (Concorrentes/P&uacute;blico/BI)</p><p><span class="texto_laranja_bold">2- Psico Marketing</span><br />Pergunta: O que faz? (Voc&ecirc; seguro? Voc&ecirc; feliz?)<br />A&ccedil;&atilde;o: Criar campo transcedental neutro e apraz&iacute;vel (Compra e Comunica&ccedil;&atilde;o)<br />Objetivo: Eliminar resist&ecirc;ncias internas + Formar Experi&ecirc;ncias para compra futura</p><p><span class="texto_laranja_bold">3- Fisio Marketing</span><br />Pergunta: O que tem l&aacute;? (que valha a pena ir para conhecer?)<br />A&ccedil;&atilde;o: Vencer a in&eacute;rcia do consumidor e eliminar zonas de conforto (ampliar raio de a&ccedil;&atilde;o)<br />Objetivo: Formar zonas intermedi&aacute;rias e/ou clusters variados (novos &ldquo;p&oacute;los&rdquo;)</p><p><span class="texto_laranja_bold">4- Cultural Marketing</span><br />Pergunta: Como se fazem as coisas por l&aacute;? (o que querem realmente e como s&atilde;o?)<br />A&ccedil;&atilde;o: Formar a aceita&ccedil;&atilde;o e m&eacute;todos para reconhec&ecirc;-la<br />Objetivo: Produ&ccedil;&atilde;o de novas demandas e maior share</p><p><span class="texto_laranja_bold">5- Lobby Marketing<br /></span>Pergunta: Qual o caminho mais curto? (existem outros acessos?)<br />A&ccedil;&atilde;o: Evid&ecirc;ncia, press&atilde;o e antecipa&ccedil;&atilde;o<br />Objetivo: Influenciar escolhas, decis&otilde;es, espa&ccedil;os e ganhar concorr&ecirc;ncias</p><p><span class="texto_laranja_bold">6- Trade Marketing</span><br />Pergunta: O quanto podemos participar? (que a&ccedil;&otilde;es funcionam no PDV?)<br />A&ccedil;&atilde;o: Promo&ccedil;&atilde;o Inteligente, Ostensiva e Estrat&eacute;gica<br />Objetivo: Controle do PDV e do melhor espa&ccedil;o no mercado (impacto + venda + imagem)</p><p><span class="texto_laranja_bold">7- Endo Marketing</span><br />Pergunta: Como somos compreendidos? (Isto ocorre? Quando ocorre? Em que n&iacute;vel?)<br />A&ccedil;&atilde;o: Alinhamento Organizacional para um perfeito comando de tropa<br />Objetivo: Contar com toda a coopera&ccedil;&atilde;o dos colaboradores (compreens&atilde;o da Miss&atilde;o)</p><p><span class="texto_laranja_bold">8- RSE Marketing</span><br />Pergunta: O que &eacute; Nossa Responsabilidade? (Social, Trabalhista e Ecol&oacute;gica?)<br />A&ccedil;&atilde;o: Neutraliza&ccedil;&atilde;o de impactos e sustentabilidade (n&atilde;o s&oacute; ecol&oacute;gica, mas todos os setores)<br />Objetivo: Amortecer e sanear quaisquer aspectos negativos na organiza&ccedil;&atilde;o</p><p><span class="texto_laranja_bold">9- Philo Marketing</span><br />Pergunta: Quais objetivos s&atilde;o leg&iacute;timos e sustent&aacute;veis?<br />A&ccedil;&atilde;o: &Eacute;tica reformuladora e processos sustent&aacute;veis<br />Objetivo: Comando racional do processo e conscientiza&ccedil;&atilde;o a longo prazo.</p><p>Como v&ecirc;em, existem algumas novidades em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; vis&atilde;o de mercado, que n&atilde;o se esgotam num simples planilhamento de vendas ou previs&otilde;es de retorno. Estas simula&ccedil;&otilde;es pressup&otilde;e ter-se em mente um horizonte de realiza&ccedil;&atilde;o de progresso. Mas, um progresso que seja seguro e, &agrave; cada a&ccedil;&atilde;o implementada esteja, automaticamente, banindo os desequil&iacute;brios. </p><p>* Lu&iacute;s S&eacute;rgio Lico &eacute; Fil&oacute;sofo e Conferencista. Especialista em Treinamentos, Palestras &amp; Workshops de Alto Impacto Motivacional. Professor, Articulista e Autor do Livro: O Profissional Invis&iacute;vel. E-mail: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a></p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://palestras.consultivelabs.com.br" target="_blank">http://palestras.consultivelabs.com.br</a> </p>
Os 9 Planos Topográficos do Mercado
28 de novembro de 2007