Os 9 Planos Topográficos do Mercado 28 de novembro de 2007

Os 9 Planos Topográficos do Mercado

         

Os 9 Planos Topográficos do Mercado

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<p><strong>Os 9 Planos Topográficos do Mercado</strong></p><p>Por Luís Sérgio Lico*</p><p>De uns dez anos para cá, pudemos notar que com mais empenho, as forças produtivas do mercado se organizam em função de analisar suas próprias relações. Este movimento de olhar a si mesmo, que em epistemologia se chama “dobra”, ganhou velocidade com as importantes contribuições de pensadores já “clássicos”, como Porter, Drucker e muitos outros. No entanto, não somente podemos viver a falar de forças, nem de relações ou modelos de clusters. O dinamismo e a velocidade das transformações impõem um ritmo alucinante e, logo mais – isto que, para a maioria ainda é novidade – receberá outro poderoso influxo de moldes topográficos, dialógicos e topológicos. A análise diagnóstica entrará com força total em nossas vidas.</p><p>Sendo assim, tentarei detalhar o que se pode esperar para estes movimentos, que, apesar de serem mais conhecidos em filosofia e matemática, começam a ganhar espaço de reflexão nas áreas corporativas. Convencionalmente, espaços topológicos são estruturas que permitem a formalização de conceitos tais como convergência, conexidade e continuidade, atuando como noção unificadora central. Dialógico significa plural. Topográfico, os desníveis e panoramas. Diagnosticar é apontar.</p><p>Para tentar desvendar este novo “segredo”, resumi o conteúdo em planos de intersecção, com as perguntas e objetivos principais. Claro que é um resumo, pois este assunto não se esgota num artigo. A noção de planos que se entrecruzam deverá nortear o que entendemos por relações com o mercado e com as estratégias empresariais. Do varejista ao conglomerado que domina toda a cadeia produtiva, ninguém estará isento de participar de uma revolução das simulações e mapeamentos. Por enquanto, devemos nos preparar para a aplicação em nove planos convergentes. São eles:</p><p><span class="texto_laranja_bold">1- Geo Marketing</span><br />Pergunta: Onde estão?<br />Ação: Infiltrar, Reconhecer e Combater<br />Objetivo: Identificar a Topografia e Acidentes (Concorrentes/Público/BI)</p><p><span class="texto_laranja_bold">2- Psico Marketing</span><br />Pergunta: O que faz? (Você seguro? Você feliz?)<br />Ação: Criar campo transcedental neutro e aprazível (Compra e Comunicação)<br />Objetivo: Eliminar resistências internas + Formar Experiências para compra futura</p><p><span class="texto_laranja_bold">3- Fisio Marketing</span><br />Pergunta: O que tem lá? (que valha a pena ir para conhecer?)<br />Ação: Vencer a inércia do consumidor e eliminar zonas de conforto (ampliar raio de ação)<br />Objetivo: Formar zonas intermediárias e/ou clusters variados (novos “pólos”)</p><p><span class="texto_laranja_bold">4- Cultural Marketing</span><br />Pergunta: Como se fazem as coisas por lá? (o que querem realmente e como são?)<br />Ação: Formar a aceitação e métodos para reconhecê-la<br />Objetivo: Produção de novas demandas e maior share</p><p><span class="texto_laranja_bold">5- Lobby Marketing<br /></span>Pergunta: Qual o caminho mais curto? (existem outros acessos?)<br />Ação: Evidência, pressão e antecipação<br />Objetivo: Influenciar escolhas, decisões, espaços e ganhar concorrências</p><p><span class="texto_laranja_bold">6- Trade Marketing</span><br />Pergunta: O quanto podemos participar? (que ações funcionam no PDV?)<br />Ação: Promoção Inteligente, Ostensiva e Estratégica<br />Objetivo: Controle do PDV e do melhor espaço no mercado (impacto + venda + imagem)</p><p><span class="texto_laranja_bold">7- Endo Marketing</span><br />Pergunta: Como somos compreendidos? (Isto ocorre? Quando ocorre? Em que nível?)<br />Ação: Alinhamento Organizacional para um perfeito comando de tropa<br />Objetivo: Contar com toda a cooperação dos colaboradores (compreensão da Missão)</p><p><span class="texto_laranja_bold">8- RSE Marketing</span><br />Pergunta: O que é Nossa Responsabilidade? (Social, Trabalhista e Ecológica?)<br />Ação: Neutralização de impactos e sustentabilidade (não só ecológica, mas todos os setores)<br />Objetivo: Amortecer e sanear quaisquer aspectos negativos na organização</p><p><span class="texto_laranja_bold">9- Philo Marketing</span><br />Pergunta: Quais objetivos são legítimos e sustentáveis?<br />Ação: Ética reformuladora e processos sustentáveis<br />Objetivo: Comando racional do processo e conscientização a longo prazo.</p><p>Como vêem, existem algumas novidades em relação à visão de mercado, que não se esgotam num simples planilhamento de vendas ou previsões de retorno. Estas simulações pressupõe ter-se em mente um horizonte de realização de progresso. Mas, um progresso que seja seguro e, à cada ação implementada esteja, automaticamente, banindo os desequilíbrios. </p><p>* Luís Sérgio Lico é Filósofo e Conferencista. Especialista em Treinamentos, Palestras & Workshops de Alto Impacto Motivacional. Professor, Articulista e Autor do Livro: O Profissional Invisível. E-mail: <a href="mailto:ola@consultivelabs.com.br">ola@consultivelabs.com.br</a></p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://palestras.consultivelabs.com.br" target="_blank">http://palestras.consultivelabs.com.br</a> </p>


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