<p>Por Felipe Morais*<br /> <br /> A comunica&ccedil;&atilde;o digital, por mais que trabalhemos h&aacute; alguns anos com ela, ainda &eacute; nova no Brasil. Tem muito para expandir, tem muito que se aprender e claro, muito ainda a fazer. Me causa estranheza ainda algumas empresas quererem inovar na comunica&ccedil;&atilde;o e no marketing digital se ainda n&atilde;o fazem o b&aacute;sico que &eacute; a constru&ccedil;&atilde;o de um site que represente o DNA da marca e que seja relevante aos usu&aacute;rios. O usu&aacute;rio de internet &eacute; mais exigente, quer conte&uacute;do, quer falar com as marcas e n&atilde;o est&aacute; mais no site da marca A, B ou C. O digital est&aacute; cada vez mais fragmentado e &eacute; preciso entender isso.<br /> <br /> O que quero passar nesse artigo &eacute; um resumo do que penso como os 4 pilares da comunica&ccedil;&atilde;o digital.&nbsp; Vejo que quanto mais as marcas olharem para essa matriz, mais ter&atilde;o sucesso no mundo digital. N&atilde;o quero aqui dizer que essa matriz &eacute; de minha autoria e que se seguir qualquer marca vai ganhar milh&otilde;es na web, mas pretendo passar apenas uma vis&atilde;o do que tenho visto no mercado, principalmente de cases de sucesso no mundo digital que se n&atilde;o seguem esses 4 pilares, pelo menos um deles &eacute; o que faz a diferen&ccedil;a na a&ccedil;&atilde;o.<br /> <br /> Como profissional de planejamento estrat&eacute;gico digital, afirmo que &eacute; obriga&ccedil;&atilde;o nossa &ndash; e incluo todos que trabalham com planejamento &ndash; conduzir as marcas ao sucesso. Somos n&oacute;s que pensamos estrategicamente a marca e como o nosso consumidor ou p&uacute;blico-alvo interage com ela, como as pessoas se relacionam com uma marca ou produto e esse comportamento &eacute; repassado na web. Em resumo, n&oacute;s pensamos como uma a&ccedil;&atilde;o na web pode gerar mais vendas no ponto de venda.<br /> &nbsp;<br /> <strong>Engajamento</strong><br /> &Eacute; a palavra do momento na Internet. H&aacute; anos que estudamos propaganda e sabemos que a melhor de todas as propagandas &eacute; o boca-a-boca. Uma marca de carros pode gastar milh&otilde;es de reais nos principais ve&iacute;culos de comunica&ccedil;&atilde;o, mas se o pai, vizinho ou amigo disser que o carro concorrente &eacute; melhor, &eacute; enorme a tend&ecirc;ncia de compra do concorrente. Esse comportamento &eacute; o que as marcas buscam no engajamento digital, onde sua comunica&ccedil;&atilde;o desperte o desejo do consumidor a indic&aacute;-la aos amigos, redes de contato ou incluir um post positivo em seu Blog. N&atilde;o &eacute; uma tarefa f&aacute;cil, afinal, o consumidor est&aacute; cada vez mais exigente e, com isso, est&aacute; mais dif&iacute;cil de convenc&ecirc;-lo de que uma marca ou produto &eacute; realmente o melhor para ele.<br /> <br /> <strong>Relacionamento</strong><br /> Um jeito de fazer com que o consumidor se engaje com a marca &eacute; se relacionar com ele. Pessoas que amam, n&atilde;o traem. Essa frase pode ser manjada, batida, mas n&atilde;o deixa de ser verdadeira. Planners usam o cotidiano das pessoas para pensar em a&ccedil;&otilde;es para elas, entendemos o que se passa na cabe&ccedil;a do consumidor e como isso pode nos ajudar estrat&eacute;gicamente. Quando se ama, se est&aacute; apaixonado(a), n&atilde;o tra&iacute;mos. Isso vale para marcas tamb&eacute;m. Se relacionar com o consumidor &eacute; fundamental! J&aacute; foi o tempo em que enviar um e-mail marketing era se relacionar com o consumidor na web. As Redes Sociais est&atilde;o ai. Pessoas seguem marcas porque querem falar e ser ouvidas por elas, querem conversar, querem conselhos sobre produtos, querem saber o que h&aacute; de novo, querem ler not&iacute;cias sobre a marca e sobre o cen&aacute;rio que essa marca est&aacute; inserida. <br /> <br /> <strong>Conte&uacute;do</strong><br /> Ningu&eacute;m segue Twitter parado, ningu&eacute;m entra em comunidade do Orkut &ldquo;as moscas&rdquo; e ningu&eacute;m volta a site desatualizado. N&atilde;o se compra Smartphone porque &eacute; um celular mais bonito, n&atilde;o se abre o browser esperando que algo aconte&ccedil;a, n&atilde;o se busca um termo no Google por divers&atilde;o. As pessoas v&atilde;o atr&aacute;s de conte&uacute;do. Quando se entra no Google e digita &ldquo;celular com MP3&rdquo; as pessoas querem not&iacute;cias sobre o aparelho, saber as melhores op&ccedil;&otilde;es, ver onde est&aacute; vendendo, comparar pre&ccedil;os, ver o que se fala dos modelos nas redes. Enfim, as pessoas buscam conte&uacute;do para se relacionar com a marca e bons conte&uacute;dos geram engajamento.<br /> <br /> <strong>Presen&ccedil;a Digital</strong><br /> Com a m&iacute;dia digital cada dia mais fragmentada, as marcas tem que impactar seus p&uacute;blicos em diversas ferramentas. As pessoas n&atilde;o est&atilde;o mais no sites das marcas e nem apenas no Google. Os usu&aacute;rios de internet est&atilde;o nas Redes Sociais interagindo com pessoas por um interesse comum &ndash; e se engajado com a marca vai indicar nas redes aos amigos &ndash; pessoas est&atilde;o no Twitter atr&aacute;s de not&iacute;cias &ndash; mais um canal de engajamento onde o conte&uacute;do &eacute; essencial &ndash; est&atilde;o jogando um game online, est&atilde;o no celular em aplicativos da marca, est&atilde;o acessando o site A, B e C pelo mobile de dentro do &ocirc;nibus indo para o trabalho, est&atilde;o visitando sites segmentados &ndash; e n&atilde;o apenas nos grandes portais &ndash; est&atilde;o come&ccedil;ando a usar Tablets (que ser&aacute; a febre de 2011), est&atilde;o pedindo para receber e-mail marketing e newsletter das empresas, est&atilde;o comprando pela web e pelo celular. Enfim, est&atilde;o em todas as ferramentas da web atr&aacute;s de conte&uacute;do relevante, onde as pessoas atrav&eacute;s de um Twitter, por exemplo, podem se relacionar com a marca e indicar.<br /> <br /> Percebe-se o quanto esses pilares tem liga&ccedil;&atilde;o um com os outros? &Eacute; assim que o consumidor se comporta nas redes, &eacute; assim que ele interage com outras pessoas. E a sua marca, vai ficar fora dessa?&nbsp; <br /> <br /> * Felipe Morais &eacute; publicit&aacute;rio, professor, palestrante e escritor. Especialista em Planejamento Estrat&eacute;gico Digital, autor do livro de mesmo nome.</p>
Os 4 pilares da comunicação digital
7 de fevereiro de 2011